PIX: o que é e suas vantagens | RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

PIX: o que é e suas vantagens

PIX: o que é e suas vantagens

Neste artigo vamos ver mais a respeito do PIX e suas vantagens.

O que é PIX?

Basicamente, esse é um novo meio de pagamentos que facilitará a transferência de valores entre pessoas, o pagamento de contas e até o recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre muitas outras possibilidades.

Além de poder transferir dinheiro para outras pessoas, será possível também fazer pagamentos a estabelecimentos usando o PIX.

A grande diferença é a rapidez e a disponibilidade deste meio de pagamento: enquanto hoje existem restrições de dias, horários e quantias para enviar quantias através de TED e DOC e realizar pagamentos de contas, o PIX permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e a qualquer hora.

Também não será preciso compartilhar dados como número da conta ou agência bancária. Cada usuário poderá vincular uma chave (como CPF, CNPJ, e-mail ou telefone celular) à sua conta. Basta fornecê-la para que outra pessoa consiga fazer uma transferência. Para transferências entre pessoas físicas, o serviço será gratuito.

Como o PIX vai mudar os meios de pagamento?

Por prever a transferência imediata de valores, o PIX compete inicialmente com o papel moeda, boleto e também cartões de débito. Uma versão agendada do PIX tem potencial de impactar os cartões de crédito mais diretamente. Mas, segundo Bragança, essa versão ainda deve demorar um pouco para decolar.

Um dos motivos é a maior complexidade envolvida no formato, será preciso encontrar uma maneira, por exemplo, de garantir que o consumidor terá saldo na data agendada. Também seria preciso elaborar formas de oferecer compras parceladas, uma opção muito usada hoje em dia pelos brasileiros.

Qual é a proposta do Pix?

O Pix funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana, em todos os dias do ano. Além disso, suas transações serão realizadas em segundos.

Ou seja, as transações serão realizadas em tempo real. Elas acontecerão sem intermediação de terceiro: o dinheiro sai de uma conta e vai diretamente para a conta de quem receberá os valores.

É como acontece hoje, transferências entre contas de um mesmo banco, que são instantâneas, podem ser feitas a qualquer momento e são gratuitas. É possível, por exemplo, fazer uma transferência entre contas do Nubank em qualquer dia da semana e horário, e ela é finalizada em poucos segundos.

Agora você já sabe muito mais sobre o PIX e suas vantagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
WhatsApp chat