RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Em quanto tempo começo ter retorno do investimento no restaurante?

Em quanto tempo começo ter retorno do investimento no restaurante?

Qual o tempo necessário para obter o retorno do investimento no restaurante? Essa é uma pergunta comum de quem está pensando em abrir um negócio.

Definir o tempo de retorno de um investimento é quase sempre um processo complexo, e que depende de muitos fatores. Dentre eles, o tipo de negócio em que se está investindo, a situação em que o mercado se encontra e qual foi o investimento inicial.

Raramente, o retorno ocorre de forma imediata. Afinal de contas, no início de qualquer negócio, é preciso conquistar uma base de clientes, se consolidar fazendo um bom trabalho, e aplicar uma boa estratégia de marketing para construir sua reputação.

Além disso, para alguns empreendimentos, pode levar meses ou anos, para que se alcance um ponto de equilíbrio entre os gastos e ganhos do mês.

Os empreendimentos da área alimentícia, como restaurantes, geralmente possuem um retorno rápido comparado com outros ramos, isto devido à alta demanda, a boa margem de lucro desse tipo de negócio, maior estabilidade em momentos de crise, facilidade para encontrar bons fornecedores, dentre outros fatores.

Dessa forma, apesar das vantagens, abrir um restaurante requer muito planejamento e organização.

Por isso, é imprescindível estruturar um plano de negócios de qualidade, estimar os lucros, conhecer bem o seu público e os concorrentes, ficar atento com as tendências do mercado, enfim, cuidar para que o retorno do investimento no restaurante venha o quanto antes.

Sendo assim, trouxemos para você um conteúdo sobre retorno do investimento e como estimá-lo para o seu restaurante.

O que significa o retorno do investimento?

O retorno do investimento é um indicador, e pode ser definido de três formas distintas: por meio do VPL (Valor Presente Líquido) e a TIR (Taxa Interna de Retorno), que indicam o valor (em unidades monetárias) que a empresa deve ganhar para que supere os investimentos iniciais e gastos mensais, e comece a lucrar.

Outra alternativa é o método Payback, que indica em unidade de tempo, o prazo (em dias, meses ou anos) que um negócio precisa para que a empresa retorne o valor investido inicialmente.

As três estratégias são utilizadas por especialistas da área de finanças e gestão, para calcular o retorno do investimento. Contudo, a mais comum e mais simples é o Payback que, mesmo sendo considerado simples, é capaz de estimar o retorno do investimento em termos de tempo.

Enfim, vamos conhecer um pouco mais sobre o Payback, e como aplicá-lo para saber o retorno do investimento no seu restaurante.

O que é o Payback e como funciona?

O Payback funciona como um indicador que esclarece em quanto tempo algum investimento retornará ao investidor, ou a uma empresa. Com ele, além do tempo de retorno do investimento, dá para saber se o investimento irá se pagar, o fôlego financeiro que o investidor precisa ter, assim como se aquele investimento é a melhor alternativa no momento.

Aliás, o método é de fácil aplicação, e a fórmula é simples e direta, o que permite realizar avaliações rápidas para grandes, médias e pequenas empresas. Para calcular o Payback, deve-se avaliar o fluxo de caixa da empresa, definindo a média mensal por um determinado período. Bem como todos os custos do investimento, como:

  • Despesas diárias;
  • Insumo;
  • Equipamentos;
  • Recursos humanos,
  • Dentre outros.

Então, usa-se a seguinte equação:

PB (Payback) = Investimento inicial / Resultado médio do fluxo de caixa

Enfim, compreendeu o que é Payback e quais as vantagens? Vamos conhecer um exemplo de como definir o tempo de retorno do investimento no restaurante.

Quanto tempo levarei para ter retorno do investimento no restaurante?

Imaginemos que você realizou um investimento de R$ 100 mil, e que o seu fluxo médio de caixa seja de R$ 5 mil. Para calcular o Payback, bastaria aplicar a equação:

1 – PB (Payback) = Investimento inicial / Resultado médio do fluxo de caixa

2 – PB (Payback) = 100.000,00 / 5.000,00

3 – PB (Payback) = 20

Isso significa que seriam necessários 20 meses (ou 1 ano e 8 meses), para que o seu restaurante comece a dar lucro, ao invés de apenas cobrir os gastos.

Entendeu como funciona o cálculo? Agora é só colocar em prática.

Porém, é importante lembrar que sempre é possível otimizar seus resultados. Para isso, um bom planejamento e algumas estratégias são importantes.

O que fazer para que o retorno do investimento no restaurante seja mais rápido

Se você quer que o retorno do investimento no restaurante seja mais rápido, pode utilizar algumas estratégias, como focar em ações de marketing, cuidar muito bem da gestão, e ser paciente.

Foque em ações de marketing

Para potencializar seus lucros, e reduzir o tempo de retorno do investimento no restaurante, não se concentre apenas nas operações internas. Lembre-se de oferecer produtos acessíveis e divulgar seu negócio.

Foque em ações de marketing e relacionamento com os clientes. Para isso, algumas dicas são:

  • Analise o mercado e a concorrência;
  • Promova seu restaurante nas redes sociais;
  • Capriche nas fotos e no cardápio;
  • Produza conteúdos relevantes;
  • Esteja presente nas redes de avaliação e localização;
  • Invista em um programa de fidelidade;
  • Tenha serviço de delivery;
  • Ofereça cupons de descontos para seus clientes;
  • Promova eventos,
  • Faça anúncios.

Com uma base sólida com seu público, você potencializará a lucratividade do restaurante. Deixe a gestão sempre em dia!

Lembre-se que é imprescindível realizar uma gestão financeira adequada, para que o retorno do investimento no restaurante ocorra no tempo previsto.

Afinal de contas, gerindo com atenção o seu negócio, você passará pelos episódios de escassez, ou perda, de forma mais tranquila.

Pois identificará com antecedência os problemas, e tomará atitudes no tempo certo para manter o equilíbrio. Com a gestão financeira, você perceberá até onde pode ir com seu restaurante e focará na rentabilidade.

Seja paciente

Para saber o tempo de retorno do investimento no seu restaurante, uma pesquisa rápida nos estabelecimentos da concorrência pode ajudar.

Contudo, lembre-se que é importante ter paciência. Afinal de contas, dependendo da situação do mercado, você pode alcançar os resultados esperados depois, ou até mesmo antes do que tinha previsto.

Ademais, tenha sempre em mente que há fatores externos que podem influenciar no retorno do seu investimento. Contudo, com resiliência e paciência, sempre é possível alcançar os objetivos.

Pensando em montar o seu próprio restaurante? Entre em contato conosco, nós podemos ajudar!

FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços para o seu negócio.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891
contato@foodcont.com.br