RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Como começar a emitir nota fiscal em seu restaurante?

Como começar a emitir nota fiscal em seu restaurante?

Está começando a empreender agora e tem algumas dúvidas sobre como proceder para emitir nota fiscal? Você não está sozinho, pois essa dúvida é muito comum entre os empreendedores.

O processo de emissão de notas fiscais pode ser, de fato, um pouco burocrático mesmo, principalmente para quem está montando um restaurante ou outro negócio, e ainda não tem prática com essa atividade.

Você sabe para que serve a nota fiscal? Gostaria de saber se ela é obrigatória para quem atua em empresas do ramo alimentício?

Enfim, se você está abrindo um restaurante e precisa saber mais sobre emissão de notas, continue lendo este artigo!

Aqui neste artigo, vamos explicar por qual motivo você deve emitir nota fiscal em seu restaurante. Além disso, você também entenderá mais sobre os tipos de notas fiscais, e um passo a passo para emitir nota fiscal em seu restaurante.

Para que serve a nota fiscal?

Todas as empresas que trabalham com prestação de serviço, precisam fazer a emissão de nota fiscal. Contudo, as regras para cada estado são específicas. No caso de São Paulo, por exemplo, não basta emitir a nota, também é necessário realizar a impressão de NF-e.  Para isso, usa-se um equipamento chamado SAT.

Mas muitas pessoas têm dúvida sobre o que de fato é a nota fiscal. Ela é uma prova de que uma transação foi realizada. A nota fiscal é muito mais do que um simples papel, pois é ela que garante vários direitos para o consumidor.

Além disso, ela também é muito importante para ajudar a organizar as transações que são feitas no seu negócio, e são a fonte dos impostos da transação realizada.

Existem, no Brasil, treze tipos diferentes de notas fiscais. Sendo assim, se você deseja emitir nota fiscal em seu restaurante, precisa conhecer pelo menos três desses treze tipos de notas:

  • NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor)
  • NF-e  (Nota Fiscal Eletrônica de Produtos e Mercadorias);
  • NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviços).

A emissão de nota fiscal é obrigatória?

Sim, a emissão de nota fiscal é obrigatória, para toda e qualquer atividade, seja ela relacionada a venda de mercadorias ou a prestação de serviços.

Sendo assim, você terá obrigação de emitir nota fiscal em seu restaurante também. Porém, isso não é motivo para pânico! Afinal de contas, hoje em dia, existem algumas ferramentas que podem te ajudar em todo esse processo.

Também vale destacar, que além da obrigatoriedade, a emissão de nota fiscal também é muito importante para o seu negócio.

Deixar de emitir nota fiscal quando ela é obrigatória pode incorrer em sonegação dos impostos. Afinal de contas, se você não emite a nota, impossibilita que os órgãos públicos tenham acesso aos dados da transação.

Com isso, você pode causar muitos problemas para o seu negócio. pois, se você não declara as transações ao fisco, está incorrendo em crime fiscal, o que pode gerar multas ou até punições mais rígidas como a prisão. Portanto, é preciso ficar atento para evitar problemas com a Receita Federal.

Nesse sentido, o melhor a se fazer é ter um sistema para emitir suas notas fiscais e evitar problemas futuros. Enfim, agora que você já sabe a importância de emitir nota fiscal em seu restaurante, acompanhe abaixo o passo a passo de como proceder com a emissão de notas fiscais.

Passo a passo de como emitir nota fiscal

Não é tão difícil começar a emitir nota fiscal em seu restaurante. Porém, antes de iniciar, você deve providenciar alguns equipamentos e documentos.

A primeira coisa que você vai precisar é de um computador com acesso à internet, para utilizar o sistema de emissão de notas. Se você tem o restaurante no estado de São Paulo, também precisará de um equipamento SAT.

Além disso, também será necessário a liberação do Modelo 55 junto à SEFAZ e ao seu contador. Do mesmo modo em que será necessário o Certificado Digital modelo A1, que é um documento emitido pelas empresas especialistas.

Em seguida, você deve seguir os três passos que vamos apresentar a seguir, para configurar o sistema de emissão de nota fiscal em seu restaurante conforme as regras de São Paulo.

1.Escolha um sistema para emissão de nota fiscal

O primeiro passo é adquirir um sistema que se integre à frente de caixa, para emitir a nota fiscal de maneira automática.

Escolha um sistema que permita a emissão ilimitada de notas fiscais e que ofereça ferramentas de gestão para restaurantes.

Em geral, as empresas provedoras de softwares para emissão de notas fiscais, oferecem treinamento e suporte para instalação e utilização dos sistemas.

2.Cadastre e preencha os dados fiscais dos produtos

Após instalar o sistema para emissão de notas fiscais, você precisará cadastrar os produtos comercializados no seu restaurante e preencher os dados fiscais referentes a cada um deles.

Para preencher corretamente a tributação dos produtos, você precisará do auxílio de uma contabilidade especializada em restaurantes e estabelecimentos do ramo alimentício.

Mas, não se preocupe,  a FoodCont conta com um time especializado para ajudar o seu restaurante nessa tarefa.

3.Comece a emitir NF-e e DANFE

O último passo é a emissão, na prática, da NF-e e DANFE. Para isso, é necessário cadastrar ou selecionar o cliente, e adicionar cada produto que ele adquiriu.

Logo em seguida, para finalizar o pedido no caixa e emitir a nota fiscal, será necessário seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar a forma de pagamento;
  2. Finalizar o pedido;
  3. Emitir a nota fiscal.

Não fique sem emitir notas fiscais no seu restaurante. Evite problemas com o fisco, incluindo multas, sanções e até mesmo a suspensão do alvará de funcionamento.

Precisando de auxílio para começar a emitir notas fiscais no seu restaurante? Conte com a FoodCont!

FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços para o seu negócio.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891
contato@foodcont.com.br