RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Para abrir um restaurante é importante ter um sócio?

Para abrir um restaurante é importante ter um sócio?

Uma das primeiras dúvidas que surgem quando alguém decide abrir uma empresa é: ter ou não um sócio? E para abrir um restaurante, essa mesma pergunta se mantém.

Com ou sem crise, as pessoas precisam se alimentar. E muitas pessoas optam por restaurantes. Além disso, devido à pandemia, os deliveries se tornaram ainda mais essenciais. Além de absolutamente indispensável de qualquer estabelecimento que venda comida.

Abrir um restaurante pode ser uma ótima ideia. Afinal de contas, as margens de lucro são ótimas. E esse também é um dos segmentos que se recuperam mais rapidamente de crises.

Porém, uma dúvida que costuma surgir quando se pensa em abrir um restaurante é se vale à pena ter um sócio. Por isso, elaboramos esse post com as principais vantagens e desvantagens de ter um sócio.

Quais são as vantagens e desvantagens de ter um sócio ao abrir um restaurante

Ter um sócio traz muitas vantagens para o seu negócio, porém algumas desvantagens também. Confira as principais delas abaixo, e avalie o que é mais importante para você:

Vantagens

  • A primeira vantagem abrir um restaurante com um sócio é a divisão de todos os gastos. Muitas vezes, ao realizar todos os cálculos de infraestrutura, equipamentos, salário de funcionários, contas e tudo mais que uma empresa necessita, seu dinheiro pode não ser suficiente. Um sócio pode e vai te ajudar nessas questões.
  • Além do dinheiro, em alguns casos ele pode ter mais experiência nesse ramo do que você, e oferecer uma visão diferente para a empresa.
  • O sócio vai diminuir sua sobrecarga de trabalho, que acaba atormentando e estressando muitos empresários. Com ele, você não vai precisar acumular e fazer todas as funções do negócio sozinho.
  • Um sócio te ajudará a tomar decisões importantes para o futuro da empresa, e dividirá também todas as demais responsabilidades.
  • O sócio vestirá a camisa do seu negócio, e trabalhar bastante para que ele cresça o máximo possível, assim como você também deve fazer.
  • Ele não é seu empregado, então não há encargos sobre sua remuneração.
  • Há mais estabilidade e diminuição da tensão e da insegurança que muitas pessoas sentem ao abrir um restaurante, ou qualquer outro negócio. Principalmente se estiverem sozinhas;

Desvantagens

  • O sócio terá o mesmo controle da empresa que você. Portanto, todas as decisões devem ser tomadas em conjunto. Para pessoas que não gostam de trabalhar em conjunto ou para determinados perfis de empresas, isso pode acabar se tornando algo muito complicado.
  • Seus lucros serão reduzidos. Então, leve esse ponto sempre em consideração, ainda mais se seu objetivo for lucrar muito.
  • Infelizmente, existem pessoas desonestas por aí, que se deslumbram com os lucros do negócio, e podem acabar sendo desonestas. Portanto, o risco de fraude e de desvio de dinheiro sempre existe.
  • O perfil do seu sócio pode ser incompatível com o seu, gerando discussões e brigas.
  • Muitas pessoas acreditam que ter um sócio da família ou amigo é mais fácil. Porém, pode ser totalmente o contrário. Afinal, em muitos casos, pode acabar destruindo a relação que foi construída ao longo de anos. Por isso, é preciso saber separar o pessoal do profissional, por mais difícil que isso seja.

Por que ter um sócio ao abrir um restaurante?

Ao avaliar todos as vantagens e desvantagens de ter um sócio que foram descritos acima, você terá mais condições de tomar essa decisão. Afinal de contas, essa é uma decisão muito pessoal. Vale lembrar que irá impactar no futuro do seu negócio.

Ao mesmo tempo em que o sócio te ajuda bastante, ele pode acabar atrapalhando também. Contudo, muitas vezes esse é um risco que vale a pena correr.

Antes de definir se contará ou não com a ajuda de um sócio, converse bastante com a pessoa, sendo o mais transparente possível: exponha todas as suas ideias para o futuro do negócio, fale de seus medos e inseguranças, as ambições, como será trabalhar junto, seu perfil profissional, o capital necessário para abrir um restaurante, entre outros.

O diálogo é fundamental para o bom funcionamento não só do negócio, mas também da relação que você terá com a pessoa, caso defina que realmente precisa de um sócio. Portanto, seja o mais franco e honesto possível, e peça para que ela faça o mesmo.

Pensando em montar o seu próprio restaurante? Entre em contato conosco, nós podemos ajudar!

FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços para o seu negócio.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891
contato@foodcont.com.br