RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Fluxo de caixa para restaurante, por onde devo começar?

Fluxo de caixa para restaurante, por onde devo começar?

O fluxo de caixa para restaurante é fundamental para controlar as finanças do seu negócio. Por isso, é importante entender como ele funciona, pois controlar a entrada e a saída de dinheiro é essencial para o seu sucesso de qualquer negócio.

Empresas do ramo alimentício, como restaurantes e bares, lidam com uma grande movimentação de dinheiro diariamente. Por isso, precisam manter o controle integral das finanças para não correrem riscos.

Para isso, é necessário realizar o fluxo de caixa para garantir o conhecimento, e o controle de todas as movimentações financeiras da empresa, ou seja, dos valores que entram e saem do caixa.

Apesar de parecer que esta ação deve se iniciar assim que o negócio começa a funcionar, a verdade é que ela deve ser feita desde antes do início do funcionamento do seu negócio, ou seja, ainda na fase do planejamento.

Então, se você pretende abrir um restaurante, continue lendo este artigo para entender melhor o que é fluxo de caixa para restaurantes, para que serve e como deve ser feito.

O que é o fluxo de caixa para restaurantes?

O fluxo de caixa para restaurante é uma ferramenta utilizada para fazer a gestão financeira do restaurante. Através dessa ferramenta, é possível controlar as movimentações financeiras do negócio.

É o fluxo de caixa do restaurante quem irá permitir entender as despesas do negócio, e manter o capital de giro, que é o valor mínimo necessário para o funcionamento do negócio.

Essa compreensão vai ajudar na administração do restaurante, já que permite o controle de informações financeiras básicas, como:

  • O valor que pode ser gasto;
  • Valor que tem disponível,
  • E o valor que terá disponível em datas específicas.

Manter esse controle ajuda ainda a manter o saldo positivo sempre que possível, evitando gastar o capital de giro, e avaliando os erros nos casos em que o dia fecha com déficit, ou seja, com um valor menor que no início do dia.

Fluxo de caixa para restaurante: para que serve e como fazer?

O fluxo de caixa para restaurantes serve para orientar o planejamento do negócio. Além disso, ajuda a manter o controle financeiro e manter a saúde financeira da empresa.

É possível usar os dados do fluxo de caixa do restaurante, para a adoção de estratégias para o sucesso do negócio. A partir desse planejamento, é possível ainda alcançar diversos objetivos como, por exemplo:

  • Fazer uma reforma na cozinha;
  • Comprar equipamentos novos;
  • Fazer uma nova decoração para os clientes,
  • Ou promover um evento.

Além disso, o fluxo de caixa do restaurante também ajuda a descobrir os meses de maiores rendimentos. Assim, fica mais fácil planejar as datas dos pagamentos que precisa fazer, como fornecedores, salários de colaboradores, entre outros.

Agora que você já sabe o que é o fluxo de caixa para restaurante e para que ele serve, é importante saber como fazer em seu restaurante. Continue lendo e acompanhe essas dicas!

Como fazer?

Como os restaurantes possuem uma movimentação diária de dinheiro grande, o fluxo de caixa deve ser feito todos os dias, ou seja, é necessário analisar a abertura e o fechamento do caixa diariamente.

Para abrir o caixa, você deve anotar o valor com o qual você começa o dia. Isso quer dizer que deve anotar o valor que já está no caixa no início do expediente, disponível para fazer o troco.

Então, no decorrer do dia, não deixe de anotar os valores que entram e que saem do caixa. Anote os valores exatos, incluindo até os centavos, para evitar erros no fechamento do caixa.

No fim do expediente, é necessário fechar o caixa. Para isso, você deve fechar o caixa, somando os valores que entraram e, do total, subtrair as saídas (que são os valores que saíram do caixa, como os trocos, por exemplo). Então, esse cálculo dirá se houve déficit ou superávit no dia.

Além da entrada e saída diária de dinheiro, o fluxo de caixa para restaurante analisa a vida financeira do negócio em períodos maiores, como mensal e anual. Além disso, permite avaliar a disponibilidade financeira em prazos mais longos, como nos casos das compras realizadas com cartão de crédito, por exemplo.

Portanto, o fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda no planejamento financeiro do negócio, evitando erros e ajudando na gestão financeira do negócio.

FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891
contato@foodcont.com.br