7 Dicas para um restaurante de sucesso
Como montar um restaurante de sucesso? O segmento alimentício é altamente promissor, no entanto, precisamos reconhecer que poucos proprietários sabem como mover seus negócios em direção ao sucesso desejado.
Novos restaurantes surgem o tempo todo e a competição é altíssima. Sendo assim, qualquer negócio que almeje o sucesso deve reconhecer que precisa oferecer diferenciais para ficar à frente da concorrência.
Confira as dicas que preparamos para você e caminhe em direção ao seu restaurante de sucesso.
1.Consistência é o segredo
Se há uma coisa que todo proprietário de restaurante deve levar a sério ao tentar administrar um negócio sólido, é a ideia de consistência.
Dos padrões de qualidade dos alimentos à experiência do cliente, a consistência é um conceito que aparecerá continuamente. Pode ser difícil manter a consistência todos os dias, mas vale a pena.
Se para o seu restaurante, manter a consistência é uma tarefa árdua, pode ser hora de repensar alguns processos para torná-la mais viável.
2.Monte um time qualificado
Pensando nas responsabilidades que recaem sobre os donos de restaurantes, nenhum restaurante é igual. Mas, como proprietário, é sua função manter os negócios em curso e contar com uma equipe com a qual possa confiar.
Prefira terceirizar tudo aquilo que não tem nada a ver com serviços de alimentação a profissionais especializados. São exemplos de rotinas presentes em um restaurante que podem ser terceirizadas:
- Finanças;
- Folha de pagamento;
- Contabilidade.
Muitos proprietários são ex-chefs ou frequentaram uma escola de culinária onde essas noções básicas de pequenos negócios podem não ter sido ensinadas.
É sua responsabilidade assumir essas funções administrativas ou cercar-se de pessoas que irão ajudá-lo.
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3.Estabeleça sua presença online
Todo restaurante precisa estabelecer uma presença online consistente. Isso significa reivindicar todos os perfis de negócios que você puder nas redes sociais.
Se há uma coisa em que muitos restaurantes falham é na falta de presença digital, seja no Google Meu Negócio ou nas redes sociais como Facebook e Instagram.
As redes sociais funcionam como um importante canal para captação de clientes, não estampar sua marca e seus negócios nas redes sociais, é o mesmo que abrir mão de novos clientes.
4.Implemente verificações de qualidade rigorosas
É fácil entrar no ritmo ao administrar um restaurante. Dia após dia, seus convidados podem ficar felizes com a comida e o serviço que recebem, mas sua qualidade pode acabar diminuindo lentamente com o tempo.
Estabeleça horários regulares para que cada item do menu seja degustado e verificado quanto à qualidade geral.
Isso significa ter avaliações periódicas do menu, testes aleatórios de sabor ou até mesmo enviar “agentes secretos” durante os horários de pico para dar feedback sobre suas experiências.
5.Reconheça seus pontos fracos
A autoconsciência é uma das qualidades mais subestimadas que uma pessoa pode possuir.
Ter um verdadeiro entendimento de seus pontos fortes e fracos permite que você se concentre no que faz melhor e aproveite o conjunto de habilidades de outras pessoas para fazer o que você não pode.
Por exemplo, se o seu tempo é mais bem servido concentrando-se na cozinha, então provavelmente você precisa de alguém para administrar os negócios.
Autoconsciência também significa entender do que seu restaurante é capaz e o que o diferencia da concorrência.
Não há sentido em tentar fazer o que um concorrente pode fazer melhor, então concentre-se em um menu que você pode fazer bem e de forma consistente.
6.Trate a equipe como uma família
Sua equipe é a peça mais importante para manter o sucesso do seu restaurante. Embora sejam seus subordinados, se você abusar desses relacionamentos, é provável que eles se esforcem menos ou encontrem trabalho em outro lugar.
Assim como as empresas maiores que oferecem grandes vantagens para a valorização dos funcionários, veja como você pode fazer sua equipe se sentir como uma família, em vez de colegas de trabalho.
Por meio da formação de equipes e eventos sociais externos, você pode promover um relacionamento mais forte com seus funcionários.
7.Cuide dos seus clientes
Seus clientes são a alma do seu restaurante, e fazer com que eles voltem deve ser sua primeira prioridade.
O mais importante é administrar sua empresa da maneira que você gostaria que fosse administrada como cliente. Ser honesto, justo e amigável pode proporcionar um retorno efetivo para seus clientes.
Você pode fortalecer ainda mais esses relacionamentos por meio do uso de programas de fidelidade.
Esse tipo de oportunidade agora está disponível para restaurantes de qualquer porte e oferece uma forma de recompensar seus clientes mais fiéis
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