RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Como montar um sistema take away

como-montar-um-sistema-take-away

Você sabe como montar um sistema take away? O termo tem origem na língua inglesa e pode ser traduzido para o português como “compre e retire” ou “compre e leve”.

Com as medidas recentes de restrição do comércio em razão da pandemia, o take away é uma das alternativas encontradas por proprietários de restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos do ramo alimentício para manter seus negócios em funcionamento.

Novidade para muitos, o take away pode deixar algumas dúvidas, pensando nisso, a FoodCont preparou esse artigo explicando em detalhes tudo o que você precisa saber para montar um sistema take away. Não deixe de conferir!

Como funciona um take away?

O sistema de funcionamento de um restaurante ou lanchonete take away pode ser comparado ao tradicional delivery, com uma única e importante diferença:

O cliente é quem retira o pedido no local, ou seja, não é necessário enviar o pedido por um motoboy até o endereço do cliente.

Sendo assim, podemos dividir o modo de funcionamento do take away em três passos básicos, são eles:

1º Passo – Recebimento dos Pedidos

O estabelecimento disponibiliza meios de contato e um cardápio virtual para que os clientes escolham os produtos desejados e registrem os pedidos.

Dentre as formas de contato para visualização do cardápio e escolha dos pedidos, podemos destacar:

  • WhatsApp;
  • Telefone;
  • Aplicativos;
  • Site

2º Passo – Pagamento

Após escolher os itens desejados e registrar o pedido, o cliente deverá efetuar o pagamento, preferencialmente online, para reduzir o contato físico na retirada do produto e evitar prejuízos com pedidos preparados, mas não retirados pelos clientes.

Vale destacar, que fica a critério do restaurante ou lanchonete determinar se o pagamento deverá ser realizado no ato do pedido, através da internet e por meios digitais como cartão de crédito e PIX ou então presencialmente no momento da retirada do pedido.

3º Passo – Retirada do Pedido

Por fim, logo após receber o pedido o estabelecimento deve informar ao cliente o tempo estimado de preparo, combinando um horário para retirada do pedido.

No horário combinado, o cliente vai até o local, retira o seu pedido e o leva para consumir em outro local.

Como montar um sistema take away?

Pensando em investir em um restaurante ou lanchonete no sistema take away? Confira tudo o que você precisa para montar ou adaptar um negócio para esse formato.

Estabeleça meios para o recebimento de pedidos

Em um sistema take away, os clientes realizam o pedido por telefone ou pela internet, seja através de sites ou aplicativos.

Sendo assim, o primeiro passo para montar um take away consiste na definição e divulgação dos meios de contato do seu estabelecimento para o recebimento de pedidos.

No momento de escolher os meios de contato a disponibilizar para os clientes, priorize aqueles que oferecem maior comodidade, facilidade e agilidade no atendimento, como por exemplo, um app próprio para recebimento de pedidos ou WhatsApp.

Monte uma equipe de cozinha e atendimento

Se você já possui um restaurante, lanchonete ou outro estabelecimento do ramo alimentício, certamente já conta com uma equipe destinada ao preparo dos alimentos.

No entanto, para aqueles que estão iniciando um novo negócio, será necessário investir na contratação de cozinheiros, auxiliares de cozinha e chapeiros.

Vale destacar ainda, a necessidade de contar com um funcionário especialmente destinado para atendimento ao público, ou seja, para receber, anotar pedidos e entregar os pedidos aos clientes no momento da retirada.

Invista em equipamentos e utensílios de cozinha

Assim como qualquer outro estabelecimento do ramo alimentício você precisará investir também em itens e utensílios de cozinha, como fogão, chapa, freezer, panelas e talheres para preparo dos alimentos.

Também será necessário investir em embalagens apropriadas para que os clientes possam transportar em segurança alimentos e bebidas.

Por outro lado, estabelecimentos que funcionam exclusivamente em take away, não precisam investir em mesas, cadeiras e sistema de ar-condicionado.

Como podemos observar, para aqueles que já atuavam no ramo alimentício, basta apenas algumas adaptações simples, como a disponibilização de meios digitais para o recebimento de pedidos e o fornecimento de embalagens apropriadas para o transporte.

Para mais dicas e novidades relacionadas ao seu negócio, continue acompanhando o nosso blog!

A FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 9.9184-7891

[email protected]

 

plugins premium WordPress

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies diversos para publicidade, isso ajuda a melhorar sua experiencia.
Iniciar Conversa
Vamos Conversar?