Você quer saber como abrir um restaurante? | RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Você quer saber como abrir um restaurante?

abrir-um-restaurante

Conheça 7 passos que necessitam de atenção antes de abrir seu restaurante!

Se você está lendo este artigo, provavelmente está interessado em saber como abrir um restaurante. É possível que você até já tenha o valor necessário para investir no negócio, mas não sabe como distribuir e nem como começar. Contudo, não se preocupe: estamos aqui para ajudar!

Para começar, é importante chamar a sua atenção para um aspecto primordial nas dicas que vamos dar. É necessário que o seu planejamento seja bastante eficaz para que o desenvolvimento do seu projeto vá bem, caso não possua um plano de negócios elaborado podemos lhe ajudar, conheça nossa consultoria para plano de negócios.

É com relação a um bom planejamento que nós vamos dar as nossas dicas de como abrir um restaurante. Sem saber o que irá servir, o público que quer atrair e o nicho do negócio, todos os seus objetivos não serão nada mais que um grande borrão sem definição alguma.

Antes de qualquer coisa, é necessário definir como planejar o seu restaurante em 7 passos simples

Te daremos um exemplo prático do que fazer na hora de dar forma ao seu objetivo

Para te ajudar a entender como funciona um planejamento básico antes de abrir um restaurante, siga os passos abaixo e adapte para a sua própria realidade. Nós mostraremos como tudo funciona na prática, mas nosso exemplo não necessariamente se encaixa no que você deseja.

Antes de adentrarmos em nosso passo a passo, vamos estabelecer uma persona (cliente ideal). Isso para que você possa entender como seus objetivos são postos em prática no planejamento de um negócio.

Nesse contexto, a nossa persona é uma mulher de 40 anos que ama preparar o café da manhã para sua família.

Para ela, não basta que a refeição esteja gostosa, mas que o ambiente seja tão harmonioso quanto o sabor da comida. Assim, comida e ambiente são indispensáveis.

Uma vez que a atividade lhe dá muito prazer, ela quer estender suas habilidades com o café da manhã para outras famílias. Por esse motivo, decide abrir um pequeno restaurante. A fim de melhorar a narrativa, lhe daremos um nome: Ana.

Assim que Ana decide abrir seu restaurante, ela define os dois critérios principais de que falamos mais acima:

1) Definição do tipo de restaurante:

Um restaurante que serve cafés da manhã.

2) Definição do cliente ideal:

famílias que gostem de um café da manhã completo e harmonioso.

A partir desses dois passos, fica muito mais fácil para Ana fazer todas as outras decisões que envolvem o seu negócio. Isso nos leva ao terceiro passo.

3) Definição de como os clientes serão servidos:

uma vez que Ana quer proporcionar aos seus clientes um ambiente intimista, como se estivessem em casa, ela não tem interesse em servir fast-food, por exemplo.

No entanto, para ampliar o alcance de pessoas do negócio, ela decide adotar o serviço de delivery além de servir seus clientes pessoalmente.

No entanto, para ampliar o alcance de pessoas do negócio, ela decide adotar o serviço de delivery além de servir seus clientes pessoalmente.

Ela pensa ainda em como proporcionar o melhor café da manhã da vida de seus clientes. Para isso, ela julga que eles devem escolher quais serão os pratos separadamente no cardápio ou então oferece opções prontas.

De todo modo, quer que as pessoas sejam servidas na mesa a partir do que escolherem no cardápio, ou seja, à la carte.

4) Definição da decoração:

Uma vez que a Ana já sabe o que quer servir, quem vai servir, e como vai servir, ela decidirá agora onde os clientes serão atendidos.

Para ela, o ambiente deve ser semelhante ao de uma bela casa. Os móveis, portanto, não seguem o estilo de um refeitório de escola. Cada louça, xícara ou talher fazem a diferença. É importante ter arranjos de flores, luminárias, tapetes, e peças artesanais.

Quanto mais parecido com uma casa, melhor. Nesse contexto, um espaço pequeno deixa tudo ainda mais aconchegante.

A partir desse momento, deixamos a Ana de lado e passamos a conversar diretamente com você.

Depois de fazer todas as definições que discutimos até aqui, é hora de tomar as providências abaixo para focar seu planejamento após abrir seu restaurante!

5) Defina o seu budget (orçamento):

Com todos os detalhes acima em mente, já é possível definir quanto você vai precisar para colocar o plano em prática.

No entanto, há situações em que os planos é que devem se encaixar ao seu orçamento. Não o contrário.

Independentemente do caso, ter tudo definido antes de determinar o orçamento é melhor. Mesmo se você precisar enxugar alguma coisa, a essência do seu plano não se perde.

Ah, e não se esqueça: o salário de colaboradores e despesas mais gerais precisam ser contadas. O planejamento financeiro não envolve apenas reformas e decoração. Tudo precisa estar na ponta do lápis antes de abrir seu restaurante.

Caso necessite de apoio para elaboração de seu orçamento, conheça nosso serviço de consultoria financeira.

6) Estabeleça um dia para começar:

Com isso, não estou falando de começar a planejar, mas sim da inauguração do local.

Dentro do período que você tem até esse dia, é que você vai começar a entrevistar funcionários, desenvolver o cardápio, testar os pratos e outras coisas.

Com uma data marcada, é mais fácil de organizar-se para deixar tudo pronto ha tempo. Contudo, propague em seu sócio e equipe a importância dessa data para que dediquem a maior energia possível, prestando atenção em todos os detalhes para que tudo ocorra com o maior grau de excelência possível, pois essa primeira impressão que fará com que os clientes retornem, indiquem e façam boas avaliações de seu estabelecimento.

7) Crie perfis nas redes sociais para o seu estabelecimento:

Agora que tudo já está pronto e preparado para receber os clientes, está na hora de tirar muitas fotos e compartilhar com eles a essência do local.

No caso de Ana, além do café da manhã, ela está vendendo uma experiência de aconchego e harmonia. O ambiente planejado por ela deve fazer até os clientes solitários se sentirem em família.

Assim, pense em qual será a experiência que você vai proporcionar a seus visitantes e busque transmitir isso para o maior número de pessoas possível.

Agora que você já conhece 7 pontos determinantes para abrir um restaurante, dê andamento ao seu planejamento! Lembre-se de definir o que é mais importante primeiro, a fim de ter uma ideia completa do que é necessário e dar ao cliente uma experiência que o faça voltar mais vezes.

Caso necessite de uma consultoria que lhe ajude na elaboração de seu plano de negócios, será um imenso prazer tê-lo como cliente, entre em contato por meio dos canais abaixo, nos ligue (11) 5063-2533 ou envie um e-mail para: contato@foodcont.com.br

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO
WhatsApp chat