Como montar um delivery de massas?
Você já pensou em montar um delivery de massas? Se a resposta for sim, você sabe que é necessário se atentar a vários detalhes importantes para obter sucesso.
Por outro lado, motivos não faltam para apostar nesse modelo de negócio, já que cada vez mais as pessoas estão optando por pedir comida, ao invés de irem até os restaurantes.
Pensando nisso, hoje resolvemos escrever sobre como iniciar um empreendimento no ramo de delivery de massas, tudo de mais importante que você tem que saber.
Planejamento é fundamental
Para montar um delivery de massas, a primeira coisa mais importante que qualquer empreendedor deve fazer, é criar um bom planejamento.
Considere os custos envolvidos com:
- Aquisição de insumos;
- Criação e manutenção da infraestrutura para preparar e entregar a comida
- Taxas para serviços diversos terceirizados;
- Esforços de marketing.
Saber bem qual é o seu público-alvo, por sua vez, também irá ajudar bastante na hora de começar a investir o seu dinheiro nesse empreendimento.
Algo que pode ser bastante útil na fase do planejamento é um plano de negócios, onde todos os detalhes mais importantes sobre o negócio estão elencados.
Aposte em embalagens de qualidade
Um dos principais detalhes que precisam ser considerados na hora de montar um delivery de massas, é sobre a embalagem que vai ser utilizada para entrega.
A pior coisa que pode acontecer com um pedido é ele chegar ao cliente frio ou revirado, ainda mais se estamos falando de massa, que é sempre melhor servida quentinha.
Por isso, não economize em boas embalagens, que não só mantenham a integridade física do prato, mas também não permitam vazamentos.
Inclusive, pode ser uma ótima oportunidade para também investir em embalagens personalizadas com a marca do seu delivery.
Divulgue nas redes sociais
Qualquer negócio necessita de divulgação. Para montar um delivery de massas não é diferente. Por sorte, hoje em dia nós temos as redes sociais.
As redes sociais são um ótimo lugar para divulgar o seu delivery de massas, pois é lá onde está praticamente o mundo inteiro, inclusive os seus futuros clientes.
Ter perfis em redes sociais como o Instagram e o Facebook é essencial. Com essas ferramentas você pode exibir os seus pratos de forma chamativa e investir em campanhas.
Também pode ser bem interessante apostar em soluções como o Whatsapp e o Telegram, pois dessa forma é possível conversar diretamente com os clientes.
Crie um site simples e funcional
Ainda na parte de divulgação, para montar um delivery de massas eficiente, invista em um site no qual seja possível pelo menos ver o menu com as opções do seu delivery.
Também é possível apostar em sites mais complexos, os quais o cliente consegue fazer um pedido diretamente por ele. No entanto, essas soluções são mais caras.
Um site simples apenas para reforçar a marca do seu delivery já se configura como uma boa solução. Deixe os pedidos, a princípio, para os apps de marketplace, como o Ifood.
Entretanto, lembre-se que o site precisa ser:
- Ser otimizado para aparelhos celulares;
- Ter um design intuitivo seguindo as melhores tendências de mercado;
- Ter uma aparência agradável.
Invista em uma boa logística de entrega
Uma das fundações de qualquer negócio de delivery é a sua logística de entrega. Não dá para montar um delivery de massas sem uma boa equipe de entregadores.
Nesse caso, é possível apostar tanto em uma frota particular de entregadores, como também contar com o serviço de terceirizados.
Em ambos os casos há vantagens e desvantagens, o ideal é ter uma operação bem planejada, para entender qual das duas soluções oferece menores custos.
Ouça o feedback dos clientes
Muitos empreendedores pensam que o feedback dos clientes, ainda mais se este for online, tende a prejudicar a imagem da sua empresa, mas isso está errado.
Salvo os casos de má fé, que são minoria, a maioria das pessoas expressa a sua real opinião. Por isso, montar um delivery de massas também está relacionado ao feedback.
Quando você ouve o que as pessoas têm a dizer do seu negócio, torna-se muito mais fácil saber onde investir para melhorar a qualidade da operação.
Use um sistema de gestão e controle
Se você quiser montar um delivery de massas eficiente, não deixe de investir em um sistema de gestão e controle de estoque e caixa.
O fato é que temos soluções tecnológicas muito boas e econômicas hoje em dia, tudo graças à internet. Então, é natural fazer uso delas no seu negócio.
Um sistema de gestão e controle será capaz de trazer muito mais eficiência a sua operação financeira, o que permitirá tomadas de decisão mais rápidas e assertivas.
Entre as principais vantagens de um bom sistema de gestão, estão:
- Maior controle sobre as vendas pedidos;
- Dados financeiros em forma de gráficos e estatísticas;
- Poder acompanhar o nível do estoque com mais facilidade.
Use incentivos que gerem fidelização
Uma estratégia muito importante, que não obstante acaba sendo deixada de lado na hora de montar um delivery de massas, são os incentivos oferecidos para fidelizar o cliente.
Muitos empresários subestimam o poder de um programa de fidelização que recompensa o cliente por sua lealdade e quantidade de compras.
Na realidade, no Brasil existe uma cultura muito fraca em relação a iniciativas de fidelização. A maioria das empresas, ainda mais as pequenas, não aposta nessa estratégia.
No caso do delivery, uma ideia bem comum e com alto nível de sucesso, é condicionar um pedido gratuito a uma certa quantidade de pedidos feitos durante um período de tempo.
Formalize a empresa
Por fim, para montar um delivery de massas eficiente, é necessário lembrar que se trata de um negócio como outro qualquer e que, por isso, é necessário ser regularizado.
Um empreendimento que possui um CNPJ tem inúmeras vantagens em relação aos que atuam de forma irregular. Entre elas, podemos mencionar:
- Poder emitir notas fiscais;
- Conseguir linhas de crédito diferenciadas;
- Passar uma imagem mais profissional.
Portanto, se você tem um restaurante ou um bar, ou pretende começar a investir em delivery, entre em contato com a FoodCont, somos especialistas em abertura de empresas para esses segmentos.