Tudo sobre dicas de gestão financeira para restaurantes
Gerir um restaurante não é exatamente a coisa mais fácil do mundo. A gestão financeira para restaurante, por exemplo, é um tema complexo, pois há muito o que conversar.
Quem decide se aventurar no ramo de bares e restaurantes deve lembrar que esse é um mercado bastante competitivo, mas que ao mesmo tempo pode ser altamente lucrativo.
Pensando nisso, resolvemos escrever esse artigo falando Tudo sobre dicas de gestão financeira para restaurantes.
A importância de uma boa gestão financeira
Empreender não é para qualquer um e, justamente por isso que muitos empreendedores pecam quanto a administração dos seus negócios. Ainda mais quanto à gestão financeira.
O que estes empreendedores falham em perceber é que é a gestão financeira que realmente pode alavancar o seus negócios ao sucesso pleno.
Isso significa que ficar fazendo “contas de padeiro” e cultivar hábitos ruins, como misturar as contas pessoais com as da empresa, geram péssimos resultados.
Em resumo: para que uma empresa consiga alcançar bons resultados e crescer de forma sustentável, ela precisa investir em uma boa gestão financeira.
A gestão financeira de um restaurante
A gestão financeira para restaurante precisa ser ainda mais atenta aos detalhes do que o de uma empresa comum de prestação de serviços ou uma loja.
Isso acontece porque um restaurante possui muito mais variáveis que precisam ser consideradas. Desde:
- Fornecedores de alimentos;
- Equipamentos de cozinha;
- Outros equipamentos;
- Decoração do ambiente;
- Funcionários e garçons;
- Satisfação e experiência do cliente;
- Qualidade do cardápio;
- Etc.
O fato é que se o restaurante não for financeiramente gerido de forma correta, ele pode perder muito dinheiro com despesas que poderiam ser evitados.
5 dicas de gestão financeira para restaurante
Se você tem um restaurante e quer entender como fazer uma gestão financeira correta, considere seguir as nossas 5 dicas de gestão financeira para restaurante.
Dica 1: siga um plano de negócios
Para gerir bem um restaurante, a melhor forma é já começar fazendo da forma certa, ou seja, iniciar o empreendimento usando um plano de negócios.
O plano de negócios, por sua vez, é um documento no qual se encontram todos os pontos importantes sobre o empreendimento, desde os seus custos até a estratégia de divulgação.
Seguir um plano de negócios ajuda o restaurante a não passar por imprevistos. Uma gestão financeira para restaurante vai ser altamente beneficiada por um plano de negócios.
Dica 2: Fique de olho no fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o dinheiro que sai e entra da empresa, ou seja, os despesas e receita para manter o restaurante.
O básico que qualquer administrador precisa saber é que o dinheiro que entra precisa ser superior ao dinheiro que sai, para que o empreendimento tenha lucro e possa crescer.
Se o fluxo de caixa estiver no sentido contrário, ou seja, saindo mais do que entrando, será necessário analisar o que está acontecendo. E isso implica em duas coisas:
- Cortar despesas: Reduzir despesas não essenciais, negociar com fornecedores e etc;
- Aumentar o faturamento: reajustar o valor dos pratos, atrair mais clientes e etc.
Dica 3: Use um software de gestão
Muitos donos de restaurante relutam em usar a tecnologia ao seu favor, pois pensam que não precisam disso para ter uma gestão financeira para restaurante eficiente..
No entanto, cada vez mais o uso de ferramentas tecnológicas tem se mostrado imprescindível para um negócio, por sinal, atualmente temos vários softwares de gestão no mercado.
Há muitas soluções de softwares de gestão no mercado, algumas pagas, mas muitas gratuitas e de fácil utilização, inclusive como aplicativos de celular.
Dica 4: Crie um cardápio por QR Code
Uma das melhores formas de economizar dinheiro com um restaurante é trocando todos os cardápios impressos por versões digitais que podem ser acessadas por QR Code.
Essa é uma solução recente que vem se popularizando bastante nos últimos tempos, principalmente depois da crise. E trata-se de uma alternativa inteligente e eficaz.
Além do cliente não precisar esperar um garçom trazer o cardápio, ou mesmo precisar ficar segurando um folheto enorme nas mãos, tudo se resolve com um celular e um código.
Vale ressaltar que na maioria das vezes os códigos de QR code são deixados nas próprias mesas. Com isso é possível economizar com garçons.
Dica 5: Escolha uma boa contabilidade
Por fim, a melhor forma de ter uma gestão financeira para restaurante realmente eficiente é com o auxílio de uma boa contabilidade, que vai atuar como uma parceira do negócio.
Muitos empresários pensam erroneamente que uma contabilidade serve apenas para apurar impostos e enviar guias de pagamento para os seus clientes. Mas isso está errado.
Uma boa contabilidade atua como uma verdadeira parceira do negócio, ajudando em questões como:
- Planejamento financeiro;
- Planejamento tributário.
Inclusive, algo que a contabilidade também pode ajudar é a com a criação de um plano de negócios, que é justamente a nossa dica 1.
Gestão financeira para restaurante: BPO Financeiro
Você já ouviu falar no BPO Financeiro? A verdade é que muitos empresários não sabem do que se trata esse termo, que na realidade é o nome de um serviço.
A sigla BPO significa “Business Process Outsourcing”, que em uma tradução literalmente pode ser entendido como “Terceirização de Processo de Negócios”.
Podemos entender isso como uma outra forma de se referir a terceirização de um processo. No caso, o BPO Financeiro é a terceirização do departamento financeiro.
Toda empresa precisa ter uma área exclusivamente dedicada às questões financeiras. Mas nem todas são capazes de dispor de recursos para isso.
Quando falamos de um restaurante, cujo dia a dia pode ser bastante agitado e corrido, pode ser ainda mais complicado para os seus administradores.
E a verdade é que cuidar dessas questões toma tempo. Um tempo precioso que o dono do restaurante poderia estar empregando para melhorar o serviço de seu restaurante.
Nesse sentido, a melhor solução é o BPO Financeiro. Esse serviço pode terceirizar todas as questões financeiras de uma empresa, incluindo, mas não limitado a:
- Gestão do fluxo de caixa;
- Agendamento ou pagamento de contas;
- Conciliação bancária e de cartão de crédito;
- Entre outras possibilidades.
Já o profissional mais habilitado para oferecer essa solução é o contador, pois ele já lida diariamente com todas as questões fiscais e contábeis da empresa.
Por falar em contador, conheça a Food Cont e os nossos serviços especializados em contabilidade para restaurantes, lanchonetes e côngeneres.
Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891