Como administrar uma padaria de sucesso?
Neste artigo vamos ver algumas dicas para você administrar uma padaria de sucesso.
Aposte em embalagens diferenciadas
O primeiro contato do cliente com a sua marca é visual. Assim, ter embalagens diferenciadas, que representem sua padaria e os valores da empresa, é muito importante.
Segundo estudo realizado pela Nielsen, o tamanho e o tipo da embalagem são responsáveis por 24% das decisões de compra. Por isso, para gerenciar uma padaria de sucesso, não basta investir em um produto de qualidade. É preciso se preocupar também em como ele vai ser entregue ao consumidor.
O primeiro ponto a ser observado na embalagem é: ela é fácil de ser transportada? Lembre-se que o consumidor, muitas vezes, não vai consumir seus produtos na própria padaria.
Sendo assim, é importante que o embrulho preserve as características do item e seja fácil de ser levado. Um visual alinhado com a identidade da sua padaria também é importante, assim como a conveniência. Embalagens que possam ir direto para o freezer ou micro-ondas costumam encantar o público.
Conheça bem seu público-alvo
Um dos passos mais importantes no caminho para se tornar uma padaria de sucesso é conhecer bem seu público-alvo. Saber quem são as pessoas que mais compram no estabelecimento, além de seus gostos, desejos e necessidades, permite que você faça adaptações essenciais para seu negócio vender mais e muito melhor.
Há algumas formas de fazer isso: por meio de pesquisa com os consumidores mais fiéis e, até mesmo, pela observação dos hábitos de sua clientela. Analise os produtos com mais saída e aqueles que ficam muito tempo parado em seu estoque.
Descubra os hábitos de consumo dos clientes e veja quais serviços poderiam deixar a vida deles mais fácil e agradável.
Caso a sua padaria se localize em um bairro com alta concentração de idosos, por exemplo, por que não implantar um serviço de entrega em domicílio para que eles não precisem se deslocar para consumir os seus produtos?
Diversifique seu mix de produtos e de serviços
Foi-se o tempo em que o consumidor ia a alguma padaria apenas para comprar um pãozinho. Ter sempre uma fornada do produto saindo continua importante, mas, para se destacar em um mercado cada vez mais complexo, é importante ir além e oferecer mais opções para seus clientes.
Tendo em mente quem é seu público-alvo, busque diversificar o mix de produtos oferecido para, que assim, consiga não só atender às necessidades do seu cliente, como também surpreendê-lo.
Ficar atento às mais importantes tendências para padarias é um ponto fundamental para o crescimento do seu negócio. A alimentação saudável, por exemplo, é uma preocupação cada vez mais presente na vida das pessoas.
Segundo a consultoria Euromonitor, nos últimos cinco anos, as vendas dos produtos tradicionais tiveram crescimento de 67%. Já o consumo de itens considerados saudáveis cresceu 98% no mesmo período.
Por que não investir em uma linha de pães integrais e outros acompanhamentos mais leves? Ao acompanhar as tendências, você não só agrada seus clientes, como também aumenta suas chances de conquistar novos consumidores.
Agora você já sabe algumas dicas para administrar uma padaria de sucesso.
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