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7 dicas de gestão para bares e restaurantes

7 dicas de gestão para bares e restaurantes

Que tal conhecer algumas dicas de gestão para bares e restaurantes que podem ajudar o seu negócio a decolar, hein?

Através de pequenos ajustes feitos na rotina administrativa de um estabelecimento, muitas mudanças podem ser percebidas.

Entretanto, caso esses detalhes não sejam ajustados de maneira adequada, as alterações podem não ser tão positivas, resultando em grandes prejuízos!

Por isso, é preciso ter conhecimento, estudar e saber exatamente como cada ação pode impactar o empreendimento.

Então, se você quer entender como isso pode ser feito de forma segura, confira as dicas deste post!

1. Controle o fluxo de caixa

A primeira grande orientação para um gestor de bar, restaurante ou qualquer outro tipo de empresa é ter controle absoluto sobre a movimentação do caixa. Afinal, se isso não for feito, os outros setores estarão igualmente bagunçados.

Portanto, é fundamental analisar com atenção todas as entradas e saídas financeiras do negócio. O objetivo, claro, é que o total de entradas seja superior ao total de saídas, a fim de manter o saldo final positivo.

Se não quiser se perder nesse controle, defina quais são as contas fixas e variáveis da empresa e tome nota de cada centavo que é pago e que é recebido.

Além disso, verifique quais são os gastos supérfluos e quais recursos podem ser melhor distribuídos ou, de repente, cortados, se for o caso.

2. Não faça tudo sozinho

Dentre as principais dicas de gestão para bares e restaurantes, não podia faltar o cuidado que um gestor deve ter com a famosa — e prejudicial! — atitude de “abraçar o mundo”.

Sendo assim, aqui, a recomendação é aprender a delegar responsabilidades, prezando pela confiança nos colaboradores e eficiência de todas as atividades.

Até porque, são muitos os assuntos e que devem ser, ao mesmo tempo, administrados e ninguém tem o superpoder de resolver, com excelência, tudo o que deve ser resolvido se não tiver ajuda.

Então, faça boas contratações e deixe cada profissional cuidando do seu setor!

3. Esteja sempre atualizado

Diante das constantes mudanças que ocorrem no mercado, principalmente no que diz respeito à tecnologia, é impossível ser um bom gestor ignorando as novidades.

Logo, para que seja possível traçar estratégias eficazes e coerentes com aquilo que seu público-alvo espera, é necessário conhecer as novas ferramentas que surgem.

Existem, por exemplo, muitos estabelecimentos que ainda não adotaram o uso do cartão de crédito ou do PIX. Pense em quantas vendas essas empresas estão perdendo apenas por estarem “paradas no tempo”…

Atualmente, alguns softwares e aplicativos bastante simples, que não exigem nenhuma expertise em tecnologia, ajudam na administração do negócio.

Através desses recursos, muitas atividades podem ser, inclusive, automatizadas, agilizando processos e reduzindo as chances de falhas.

Porém, a atenção às novidades não se limita à tecnologia, pois é essencial ficar de olho em tudo o que está em alta no momento. Isso porque, os clientes tendem a procurar por aquilo que faz sucesso.

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4. Tenha estratégia de Marketing

Infelizmente, é muito comum encontrarmos bares e restaurantes que não contam com uma estratégia adequada de Marketing.

Muitos gestores sequer sabem a relevância do assunto ou até sabem, mas não têm o conhecimento necessário para elaborar esse plano.

Dessa maneira, é primordial que um profissional com experiência no tema seja contratado.

Caso contrário, o estabelecimento estará preso a velhos padrões de divulgação que não têm mais o mesmo impacto, como a distribuição de flyers, anúncios na televisão, no rádio ou em listas telefônicas.

Enquanto gestor, portanto, garanta que sua marca esteja presente na internet e tome iniciativas imediatas, como:

  • Criar perfis nas redes sociais;
  • Investir em identidade visual;
  • Elaborar conteúdo de valor recorrente;
  • Investir em propaganda paga.

Também tenha em mente que o atendimento através do WhatsApp deve ser o foco do seu negócio, sendo o aplicativo uma excelente ferramenta para fazer propaganda.

5. Foque no atendimento

Uma das mais importantes dicas de gestão para bares e restaurantes acaba passando despercebido para muitos profissionais.

Isso porque, alguns administradores acabam focando apenas nos “bastidores” do negócio e esquecendo da “linha de frente” e oferecendo um atendimento pouco (ou nada) humanizado ao cliente.

Para evitar que isso aconteça com a sua marca, é preciso priorizar o feedback do seu público, entender quais são as suas expectativas e como ele prefere ser abordado.

Busque sempre entender o que seu cliente achou da experiência proporcionada pelo seu empreendimento, tente colher informações e saiba o que ele considera que deve ser melhorado.

Uma boa ideia é fazer pesquisas de satisfação recorrentes!

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6. Renove o cardápio

Embora esta dica pudesse estar contida dentro do terceiro tópico (esteja sempre atualizado), pois tem relação com a necessidade de renovação, achamos importante dar uma atenção especial ao assunto.

Afinal de contas, seu cardápio deve estar tão atualizado quanto você!

Isto é, ao inovar, trazer novos pratos para o menu do estabelecimento, com opções criativas, mais clientes novos podem ser alcançados. Além disso, os clientes já fidelizados também acabam surpreendidos e ficam ainda mais satisfeitos!

Vale ressaltar, porém, que o cardápio deve continuar fazendo sentido e tendo coerência com a proposta da marca.

Até porque, ficar mudando os pratos todos os dias, sem nenhum padrão e de forma desordenada, também não é positivo.

7. Use a tecnologia como aliada

Para fechar a lista de dicas de gestão para bares e restaurantes, merece destaque o tema já comentado brevemente também no tópico 3 (esteja sempre atualizado) que diz respeito ao uso da tecnologia.

Adotar um sistema de gerenciamento no seu estabelecimento é indispensável se você deseja ter sucesso como administrador.

Além de poupar muito tempo dos clientes e atendentes, um bom software ajuda a controlar o estoque, as finanças, a contabilidade e todos os outros setores do negócio, integrando informações em tempo real.

Algumas das principais vantagens dessas ferramentas são:

  • Facilidade para cadastrar clientes;
  • Capacidade de identificar os pratos mais pedidos;
  • Redução de perdas com a centralização de todas despesas;
  • Mobilidade no atendimento com a possibilidade de usar o sistema no celular;
  • Gestão online que pode ser feita a qualquer momento;
  • Compatibilidade com os principais equipamentos de automação.

Contudo, se você ainda está em dúvida sobre qual software utilizar ou como implementar as dicas que demos neste post, entre em contato com a FoodCont.

Especializado em Contabilidade para bares e restaurantes, o escritório conta com profissionais experientes e qualificados para orientar suas decisões!

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