RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Contabilidade para restaurante e a importância da gestão

Contabilidade para restaurante e a importância da gestão

A contabilidade para restaurante é fundamental para o bom funcionamento do negócio.

É através dela que você saberá o valor dos seus ativos, passivos, todos os custos e despesas, as receitas, além de toda a rentabilidade e lucratividade que a empresa gera.

Como se não bastasse, a contabilidade também te orienta quanto ao pagamento dos impostos, visando maior lucratividade, além do pagamento em dia dos tributos.

Enfim, a saúde financeira do negócio depende da sua gestão. Por isso, no post de hoje, vamos entender melhor o que é a contabilidade para restaurante, e qual é a importância da gestão para o sucesso do seu negócio!

Como é a contabilidade para restaurantes?

Segundo estudos realizados pelos especialistas no Instituto Food Service Brasil, o setor de restaurantes e bares faturou mais de R$170 bilhões em 2019.

Porém, muitos dos empresários acabam negligenciando e subestimando a importância da contabilidade, especialmente no primeiro ano de funcionamento. Por isso, cerca de 60% dos estabelecimentos fechem com 5 anos ou menos de existência.

Muitas pessoas, ao abrirem um restaurante, focam mais em oferecerem a melhor comida possível, e garantir um bom atendimento ao cliente, e acabam se esquecendo da contabilidade.

No entanto, o futuro do seu negócio depende diretamente da contabilidade. Por isso, confira abaixo como deve ser a gestão, para caminhar da forma mais correta possível!

Fluxo de caixa: como fazer?

A gestão do fluxo de caixa requer a observação de alguns fatores importantes. E os custos, com toda a certeza, são os mais importantes.

Custos Básicos: todo restaurante tem custos básicos. Afinal, eles são essenciais para o andamento do negócio.

Por isso, os custos com comida e salário dos funcionários devem estar sempre equilibrados, para que você tenha condições de garantir um bom fluxo de caixa. Portanto, o ideal é fiquem entre 60 e 65%.

Custos Fixos: os custos fixos referem-se aos gastos que se repetem todo mês: água, luz, internet, telefone, entre outros. E, como você bem sabe, eles podem variar de valor, porém, não podem deixar de ser pagos.

Entram também no custo fixo o aluguel do prédio ou reparo de algo que, porventura quebrou ou parou de funcionar.

Assim como os salários do pessoal também. Aliás, não só o pagamento, mas também os benefícios: vale alimentação, transporte, planos médicos, etc.

Portanto, é importante sempre ter esses gastos na ponta do lápis, para que não haja nenhuma surpresa ao fim do mês.

Quais os benefícios de contar com especialistas em contabilidade para restaurante?

Contar com especialistas em contabilidade para restaurante traz diversos benefícios. Confira abaixo alguns dos principais deles:

Experiência

A primeira delas é a experiência que o profissional tem. Afinal de contas, quem trabalha com contabilidade para restaurante domina a área.

Essa experiência faz com que a gestão seja mais eficiente, e diminui as chances de erro. Além disso, também ajuda a tomada de decisão.

Menos custos com a contabilidade para restaurante

A redução de custos é outro benefício ao contar com a contabilidade para restaurante.

Há a redução de passivos e encargos trabalhistas. Afinal de contas, o empreendedor pagará apenas o valor estipulado com a mão de obra que foi contratada para a realização do serviço.

Ademais, a automatização dos processos também fez com que a cadeia de produção se tornasse bem mais econômica.

Melhor adequação às exigências legais

É essencial sempre ficar atento à legislação, normas, leis e regras contábeis, que passam por atualização constantemente.

E esse é outro benefício ao buscar contabilidade para restaurante.

Afinal de contas, poder contar com uma equipe profissional, e que se dedica é, com certeza, uma grande vantagem diante da concorrência.

Foco nas demais atividades do negócio

Por último, mas não menos importante, você poderá focar em outras áreas tão importantes do restaurante quanto às contas.

Afinal de contas, como você já tem profissionais experientes e competentes tomando conta da contabilidade do seu negócio, poderá dedicar mais tempo às demais atividades do restaurante, que demandam a sua atenção e cuidado.

Enfim, a contabilidade para restaurante é simplesmente essencial para a sobrevivência e sucesso do seu negócio.

Além de ajudar na redução de custos, também te ajuda a andar em dia com as obrigações legais do negócio. Com isso, a gestão será bem mais eficiente e prática!

Procurando uma assessoria contábil especializada em restaurantes e demais estabelecimentos do gênero alimentício? Conte com a FoodCont.

Entre em contato conosco, converse com nossos especialistas e conheça mais sobre os nossos serviços.

Telefone: (11) 3349-3383
WhatsApp: (11) 9.9184-7891
E-mail: contato@foodcont.com.br