RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Contabilidade para restaurante e o pagamento de impostos

Contabilidade para restaurante e o pagamento de impostos

Quem deseja entrar no setor ou precisa melhorar sua gestão, precisa estar a par de tudo relacionado à contabilidade para restaurante. E você, sabe como ela funciona e quais suas vantagens?

Para te ajudar, elaboramos esse post, com os pontos essenciais para qualquer empreendimento gerar lucro, e se manter em dia com suas obrigações legais.

Afinal, de posse das informações necessárias, você pode garantir até mesmo maior crescimento nos negócios. Pois as informações sobre tributação e contabilidade são dados vitais para você se tornar referência na área alimentícia.

Enfim, confira abaixo qual a importância da contabilidade para restaurante, e como isso pode mudar o rumo do seu negócio!

Entenda a importância da contabilidade para restaurante

A partir de diversos estudos sobre o empreendedorismo brasileiro, fica certo que o desafio é igual para qualquer pessoa. Afinal, nossos impostos e a burocracia ajudam a dificultar a vida de qualquer um. Por outro lado, ainda temos uma série de oportunidades que demais países não apresentam.

Então, o primeiro passo é focar em aprendizado, e começar a trilhar um caminho de sucesso desde o processo inicial.

Ou seja, ao investir em contabilidade para restaurante, cada detalhe da sua gestão pode sobreviver em um dos meios empresariais mais competitivos que existem.

Aliás, vale lembrar que cerca de metade das novas empresas do segmento, fecham as portas logo nos primeiros anos. Pois boa parte dos donos de restaurantes, lanchonetes e bares não consideram a contabilidade como ferramenta vital para gestão administrativa.

Em outras palavras, o problema está relacionado com questões fiscais e de faturamento frente os dados enviados ao governo.

Na prática, a contabilidade para restaurante é uma ferramenta essencial, para te ajudar a tomar decisões vitais para seu negócio.

É evidente que fluxo de caixa é essencial, mas é a contabilidade quem fará seu negócio se manter em dia com as obrigações legais.

Como é feita a contabilidade para restaurante?

Hoje em dia, as informações do restaurante podem ser transferidas para a Receita Federal por meio eletrônico, a partir do investimento numa assessoria contábil profissional.

Ou seja, se você tem um restaurante, também pode enviar informações a partir de uma integração online e digital com seu contador. Sem perder tempo, em tempo real e sem usar papel.

Enfim, a contabilidade para restaurante é essencial para o crescimento do seu negócio.

Afinal de contas, o objetivo de todo escritório de contabilidade idôneo, é prestar todo e qualquer suporte para que você cresça. Em linhas gerais, ele presta auxílio nas áreas contábil, fiscal, legal e trabalhista.

Nesse sentido, para você montar um restaurante, precisa investir em conhecimento e estratégia.

Por fim, lembramos que, sem gestão e planejamento, seu negócio está condenado ao fracasso. Enfim, confira abaixo os principais impostos que um restaurante deve pagar.

Impostos para restaurante

Com certeza, um dos maiores entraves para o crescimento de empresários são os impostos. Por isso é tão importante contar com um serviço de contabilidade para restaurante.

Afinal de contas, esse serviço também te ajudará a economizar muito. Pois grande parte dos negócios do setor pagam impostos acima do que realmente devem.

Por isso, a falta de um contador que entenda da área alimentícia pode colocar tudo a perder.

O trabalho de uma contabilidade especializada também ajuda você a reduzir custos, e a evitar problemas relacionados à nossa legislação trabalhista.

Enfim, confira abaixo quais são os impostos cobrados de restaurantes:

  • IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados;
  • COFINS, a Contribuição para Financiamento de Seguridade Social;
  • IRPJ, o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica​;
  • CPP, a Contribuição Previdenciária Patronal;
  • CSLL, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido;
  • PIS, o Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços;
  • ISS, o Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza.

Agora que você já sabe qual a importância da contabilidade para restaurante, e como esse serviço pode promover maior economia para o seu negócio, conte com quem realmente entende do assunto.

A FoodCont é a sua contabilidade especializada em restaurantes. Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e conheça mais sobre os nossos serviços.

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891
contato@foodcont.com.br