Como aumentar os lucros de um restaurante
Como aumentar os lucros de um restaurante? Se você também possui esse tipo de dúvida, chegou ao lugar certo!
Nesse conteúdo, a FoodCont apresenta 10 dicas que podem aumentar significativamente suas margens de lucro e potencializar o crescimento do seu restaurante.
Para saber mais e conferir detalhes sobre as dicas que separamos para você, continue conosco e acompanhe esse conteúdo até o final!
1.Cuidado com o desperdício de alimentos
Se você pesquisar “como aumentar os lucros de um restaurante”, uma das principais sugestões sempre será: reduzir o desperdício de alimentos.
Sem dúvida alguma, a redução de custos com alimentos é um importante ponto de partida para aumentar os lucros de um restaurante.
Por sua vez, uma boa alternativa para reduzir o desperdício de alimentos é investir em softwares de gestão de estoque.
Ao monitorar de perto seu estoque, você pode medir custos, elaborar fichas técnicas, controlar perdas e reduzir consideravelmente o desperdício de alimentos.
Também é importante trabalhar com sua equipe para criar maneiras de reduzir os erros, pois eles podem apresentar algumas das ideias mais inteligentes para reduzir desperdícios.
2.Aproveite a engenharia de menus
A engenharia de cardápio pode ser apontada como uma das melhores alternativas para aumentar os lucros de um restaurante.
Esse tipo de engenharia vai ajudar você a entender como precificar os itens do menu para aumentar suas margens de lucro e reduzir o desperdício de alimentos.
Ao mesmo tempo, oferece informações sobre como projetar seu menu para incentivar os clientes a pedir os itens mais lucrativos.
3.Conheça a estrutura atual do seu restaurante
Um dos primeiros passos para impulsionar as vendas e aumentar os lucros de um restaurante, consiste em entender tudo sobre o seu negócio.
Isso significa avaliar desde seus custos com insumos até os custos operacionais para atender bem o seu público-alvo.
Sem saber o que você está fazendo de errado, você nunca poderá tomar as medidas necessárias para corrigir seus erros.
4.Trabalhar ativamente na redução dos custos dos alimentos
Para um restaurante, os custos com alimentos e insumos são a maior despesa do negócio.
Sendo assim, procure fornecedores que possam lhe dar cotações competitivas ou negocie com seu fornecedor atual para obter melhores preços.
Tenha pelo menos 2 a 3 fornecedores diferentes para seus produtos e insumos, e tenha preferência por aquele que oferece os menores custos e as melhores condições de pagamento.
No entanto, vale lembrar que você não deve apenas considerar a redução de custos com fornecedores como uma forma de aumentar os lucros de um restaurante para que a qualidade das matérias-primas que você recebe não seja comprometida.
5.Faça uso de ferramentas de gestão
Nos dias de hoje, as empresas de restaurantes devem digitalizar e automatizar processos para reduzir custos e erros manuais.
Experimente uma boa solução tecnológica para gerenciar estoques, otimizar custos e aumentar os lucros de um restaurante.
Um bom sistema de gestão, não apenas simplificará todas as operações do restaurante, mas também oferecerá insights analíticos para reduzir os custos.
6.Ofereça serviços de take-away e delivery
Uma ótima maneira de impulsionar as vendas é expandir seus serviços. Ao oferecer serviços de entrega e de retirada na modalidade take-away, você aumentará as suas possibilidades de receita.
Porque atender apenas os clientes que visitam o seu restaurante presencialmente, se você também pode atender aqueles que estão nas proximidades, mas não podem ou não desejam se deslocar até o seu estabelecimento?
7.Invista na presença do seu restaurante nas mídias sociais
Fora da vista, fora da mente – todo dono de restaurante deve se lembrar disso quando sentir que o marketing de seu restaurante é uma despesa desnecessária.
Antes de pensar em aumentar os lucros de um restaurante, reduzindo o seu orçamento de marketing, é importante ter em mente a concorrência acirrada no setor de restaurantes.
Divulgue seu restaurante em plataformas de mídia social para construir relacionamentos genuínos com os clientes, aumentar a visibilidade do seu restaurante e não permitir que ele seja esquecido pelo público.
8. Organize eventos ao vivo
Se você está se perguntando sobre como aumentar os lucros de um restaurante, saiba que organizar eventos é uma ótima fonte de receita adicional.
Eventos ao vivo permitem que novos clientes descubram seu restaurante, o que aumenta sua base de clientes e vendas. Além disso, quanto mais tempo eles ficam sentados para participar de um evento, mais eles pedem.
Tire os clientes do tédio realizando shows de música ao vivo e shows de comédia stand-up, por exemplo.
9.Envie notificações para ofertas promocionais
Oferecer ofertas é uma maneira fácil de atrair clientes, impulsionar as vendas e aumentar os lucros de um restaurante. Mas se você está fazendo descontos ou vendendo algo interessante e não faz barulho sobre isso, é tão inútil quanto o G na lasanha.
Faça questão de coletar dados de clientes e enviar e-mails/mensagens informando-os sobre quaisquer ofertas que você esteja realizando no restaurante.
Para compensar a baixa movimentação durante a semana, você pode oferecer descontos durante os dias úteis e Happy Hours.
Também é uma boa ideia fazer ofertas em datas especiais, pois muitos clientes preferem jantar fora com seus amigos e familiares nessas ocasiões.
10. Ofereça itens de cortesia
Nobu Matsuhisa, um famoso chef e dono de restaurante japonês, disse:
“Aprendi com meu primeiro restaurante: faça os clientes felizes, certifique-se de que o cliente volte novamente. E automaticamente, o sucesso me seguiu.”
Oferecer itens de cortesia aos clientes é uma ótima maneira de encantá-los e aumentar a alegria de visitar o seu restaurante.
Você pode oferecer itens de cortesia quando os clientes estão comemorando uma ocasião especial, ou até mesmo porque são clientes fiéis.
Não tenha dúvidas, os custos relacionados à oferta de cortesias tornem os clientes fiéis, nem se compara com as suas chances de aumentar os lucros de um restaurante significativamente ao utilizar essa estratégia.
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