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Como abrir um sushi bar

abrir um sushi bar

Em um cenário onde o empreendedorismo ganha força, as pessoas se sentem cada vez mais encorajadas a seguir os seus sonhos. Por isso, se você tem pensado em abrir um sushi bar, o post de hoje vai mostrar como dar início a esse processo!

Até porque, um dos primeiros e maiores erros de quem pensa em ser dono do próprio negócio é achar que não precisa de passo a passo e método para colocar a ideia em prática.

Então, para não cair nessa armadilha e entender exatamente o que precisa fazer para ter sucesso com o seu restaurante de comida japonesa, confira as próximas linhas deste conteúdo.

O que considerar antes de abrir um restaurante japonês?

Como já alertamos na introdução, aspirantes a empreendedores que se precipitam e querem pular etapas, acabam se frustrando dentro de pouquíssimo tempo com o empreendimento.

Afinal, o negócio não prospera por pura falta de conhecimento de quem está à frente dele.

Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental entender que para abrir um sushi bar será necessário ter um planejamento claro e consolidado.

É preciso ter informações sobre o mercado, o quanto pretende investir, qual será o público-alvo, quantos funcionários deverão ser contratados e muito mais!

Entretanto, todos esses dados não devem sair da sua cabeça e nem ficarem presos dentro dela.

Isso significa que será preciso fazer levantamentos e contar com detalhes concretos e, em seguida, transferir essas informações para o papel.

Quais as dicas para abrir um sushi bar de sucesso?

Tendo uma organização inicial, uma noção clara de qual é a sua realidade e quais são suas expectativas, é hora de colocar a mão na massa!

Neste momento, você deve listar cada ideia que vem à cabeça, por mais óbvia ou absurda que ela possa parecer. Essa é uma maneira de não perder bons insights e de aperfeiçoar aqueles que podem parecer ruins a princípio.

A partir daí, é fundamental ter atenção a três principais aspectos quando se pretende abrir um restaurante de comida japonesa.

Acompanhe a seguir:

1. Produtos de Qualidade

Obviamente, qualquer tipo de empresa deve priorizar produtos de qualidade, principalmente quando se trata de um restaurante onde grande parte dos pratos são servidos com a comida crua.

De tal modo, é imprescindível investir em ingredientes frescos e com procedência confiável.

Sem esquecer, é claro, do armazenamento e de todo cuidado dedicado à higienização envolvendo os mantimentos.

Então, avalie muito bem as suas opções de fornecedores e procure conhecer seus centros de distribuição, a fim de saber exatamente como os peixes e outros alimentos são distribuídos.

2. Profissionais Capacitados

Além de ter controle absoluto sobre os ingredientes presentes nas receitas do seu restaurante, é primordial que o estabelecimento conte com profissionais qualificados e devidamente treinados.

Caso você não tenha experiência como sushiman/sushiwoman, é muito importante começar contratando quem domina o assunto.

Dessa maneira, você não precisará ficar preocupado tentando aprender tudo da noite para o dia ou, pior, colocar o negócio para funcionar servindo produtos de baixa qualidade.

Portanto, tenha bastante rigor quanto às contratações — não só de cozinheiros, mas também de garçons, atendentes, etc — e esteja disposto a pagar um valor justo pelos serviços de profissionais qualificados!

3. Estudo, Pesquisa e Conhecimento

Lembra dos levantamentos e de todo planejamento que recomendamos que fossem feitos antes mesmo de dar início à parte prática? Pois é, isso nunca acaba!

Aqui, o momento é de agir como um consumidor e visitar outros restaurantes de comida japonesa, estudar a concorrência, entender aquilo que agrada e desagrada os clientes e conhecer mais sobre a cultura oriental.

Além disso, é essencial ter uma visão de gestor e começar a buscar mais informações sobre outros pilares de um negócio, como finanças, cronograma, contabilidade, administração e gestão, por exemplo.

 

Leia também:

5 dicas de gestão financeira para restaurantes

7 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante

 

Por que adotar serviços como o rodízio de sushi?

Outro ponto que merece muita atenção de quem deseja abrir um sushi bar é o diferencial do seu estabelecimento.

Em outras palavras, é preciso fazer, no mínimo, aquilo que a concorrência já faz, de forma extraordinária. Porém, se você quiser se destacar, será necessário ir além e procurar estar sempre inovando.

No entanto, isso não quer dizer que aquilo que vem dando certo há anos no mercado deva ser descartado. Muito pelo contrário!

É o caso do bom e velho rodízio!

Um restaurante japonês que se preze deve contar com essa opção, pois muitos clientes são atraídos por esse tipo de atração.

Desse modo, é crucial prever a estrutura necessária, com mão de obra preparada e comida suficiente, para oferecer esse serviço e outras promoções!

Mas como saber quanto cobrar pelos pratos?

Um dos assuntos que mais gera dúvida em quem está pensando em abrir um sushi bar, sem dúvida, é: “quanto cobrar por cada prato?”.

Para evitar prejuízo e superfaturamento, esse cálculo deve ser feito da maneira mais precisa possível. E, para tanto, existem várias estratégias, as quais dependem de diferentes fatores.

No entanto, a fim de simplificar e dar alguma ideia do que pode ser feito, vamos apresentar uma das muitas possibilidades.

O cálculo consiste em somar todas as despesas e os custos envolvidos na produção daquele determinado prato e, em seguida, acrescentar ao resultado o valor do lucro pretendido:

Veja a fórmula:

Custos + Despesas + Lucro Pretendido = Preço de Venda

Vale ressaltar, que os custos são gastos com fornecedores, por exemplo, enquanto as despesas estão relacionadas a insumos, contas fixas e salários dos funcionários.

Invista em Gestão Fiscal e Contábil

Para finalizar, precisamos deixar muito claro que para abrir um sushi bar não basta focar apenas na cozinha, nos pratos, ingredientes e colaboradores.

Fazendo isso, as chances do negócio fracassar são enormes!

Traduzindo nosso raciocínio, queremos dizer que é fundamental investir no “esqueleto” do empreendimento.

Ou seja, os assuntos burocráticos devem estar muito alinhados para que tudo possa funcionar conforme você espera.

No entanto, não se preocupe!

Você não precisa ser expert em impostos, tributos e leis antes de abrir sua empresa, só é preciso ter algum conhecimento e contratar os profissionais que dominam tudo isso: os contadores.

Portanto, consulte o escritório de Contabilidade FoodCont  e conte com o apoio de quem sabe como orientar seu projeto!

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