Como abrir um mini mercado [Guia Completo]
Quem vê de fora pode acreditar que abrir um mini mercado é uma tarefa bem difícil, afinal você precisa investir em gôndolas, armazenamento, mão de obra, entre outros tantos detalhes idênticos aos supermercados tradicionais.
Em parte, sim, abrir um mercado de bairro não chega a ser fácil, porém o empreendimento está longe de ser impossível, principalmente quando você conta com um espaço próprio para colocar o comércio em atividade.
Geralmente, a principal dificuldade está na análise de mercado, na precificação dos produtos e, acima de tudo, na contabilidade de todos os produtos que entram e saem diariamente.
Felizmente, com este guia completo de como abrir um mini mercado preparado pela Foodcont você consegue abrir o seu próprio negócio sem dificuldade e garantir o sucesso tão merecido. Então, caso queira saber mais, leia este artigo até o fim!
Guia completo de como abrir um mini mercado
Abrir um mini mercado requer bastante atenção. Ao contrário de outros comércios, o mercado conta com um volume alto de entrada e saída de produtos. Portanto, a gestão precisa estar atenta e evitar ao máximo a possibilidade de falhas.
Seja na hora de entregar o troco, fechar com fornecedores ou emitir notas fiscais ao fim de cada compra, você precisa ter todas as informações de prontidão, porque elas são as responsáveis por informar o status do seu negócio.
Tendo isso em mente, o guia completo a seguir define um passo a passo para você criar um negócio do zero e reduzir ao máximo os desencontros entre expectativa e realidade, buscando um comércio lucrativo e descomplicado logo nos primeiros.
Dito isso, vamos ao guia completo de como abrir um mini mercado!
1. Elabore o Plano de Negócios
O primeiro passo antes de abrir um mini mercado é criar o Plano de Negócios, documento que funciona como guia para todas as futuras decisões do seu negócio. Nele, você precisa criar e padronizar todas as informações que se mostrem indispensáveis para o mercadinho.
No Plano de Negócios, você precisa garantir que haja algumas informações. Entre elas estão:
- Descrição dos produtos e gôndolas disponíveis;
- Concorrentes diretos e indiretos;
- Taxa de lucro em cada produto;
- Planejamento tributário;
- Planos de entrada no mercado.
Por mais que pareça difícil, ao longo deste guia você aprende como realizar análises e estruturar todo o planejamento para tirar o máximo de proveito do seu futuro empreendimento.
Porém, antes de seguir nos próximos tópicos, lembre-se de voltar e colocar todas as informações aprendidas a seguir no Plano de Negócios!
2. Realize uma análise de SWOT
A análise de concorrência é indispensável para qualquer futuro negócio e a melhor forma de fazê-la está no método SWOT, que pontua sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do atual ou futuro negócio.
Para isso, você precisa criar quatro quadrantes: um para Forças (Strenghts); um para Fraquezas (Weaknesses); outro para Oportunidades (Opportunities); e o último para as Ameaças (Threats).
Em Forças, você precisa classificar os pontos fortes do seu negócio, seja a baixa concorrência nas proximidades, o preço mais competitivo ou um produto exclusivo. Já as Fraquezas, como o próprio nome sugere, você deve adicionar pontos fracos.
Em Oportunidades, você deve escrever no quadrante todas as possibilidades que podem ser exploradas. Já as Ameaças são os desafios que impedem o bom desempenho do seu negócio.
3. Encontre fornecedores
Uma das etapas mais difíceis na hora de abrir um mini mercado é encontrar fornecedores com preços mais acessíveis. Infelizmente, poucos fornecedores optam por abastecer pequenos comércios ao invés de grandes franquias de mercado.
Com isso, o fornecedor acaba refém do comércio em atacado que, embora o preço seja acessível, torna o produto mais caro em comparação com grandes redes de mercado. Isso reduz o ticket médio gasto nos mercados de bairro e precisa ser levado à ponta do lápis.
Portanto, leve o tempo necessário, mas encontre fornecedores com preços competitivos e acessíveis. Em casos mais extremos, esteja disposto a reduzir o lucro em prol do preço mais atrativo ou próximo dos grandes mercados.
4. Defina o público alvo ideal
Ao contrário de outros negócios, o público alvo do mini mercado depende bastante da praça do negócio, isto é, não adianta oferecer produtos Premium se estiver em um bairro onde não há muito poder aquisitivo.
Sendo assim, ao definir o público alvo mais interessante para o seu futuro comércio, considere a sua localização. Com isso, você tem mais chances de acertar na hora de precificar e, acima de tudo, quando for escolher os produtos a serem ofertados.
5. Estruture o planejamento tributário adequado
O planejamento tributário é indispensável na hora de abrir um mini mercado. Na prática, você precisa definir o porte do seu negócio e o regime tributário mais interessante.
Indo além disso, há ainda a necessidade de ter alvarás de funcionamento do município e do corpo de bombeiros.
Vale destacar que o caixa também precisa ter um sistema que emita notas fiscais e seja integrado com alguma solução contábil. Deste modo, você evita multas ou futuros surpresas em momentos inoportunos.
Essa estruturação dificilmente pode ser feita sozinha. Felizmente, é possível contar com apoio especializado para tirar o seu mini mercado do papel!
6. Considere a taxa de lucro
Sem dúvida alguma, a precificação é a parte mais difícil na hora de abrir um mercado de bairro. Isso porque os preços precisam ser competitivos e ao mesmo tempo devem gerar lucro ao negócio.
A escolha da taxa de lucro depende dos seus gastos e dos valores encontrados entre os seus fornecedores. Tente manter um preço competitivo, mas mantenha uma taxa mínima de lucro, para não prejudicar a rentabilidade do negócio.
7. Adote formas de divulgar o mini mercado
O marketing é essencial para qualquer negócio, inclusive os populares mercados de bairro. Por isso, você precisa manter uma estratégia clara e objetiva com os potenciais clientes do seu empreendimento.
Entre todas as possibilidades, sem dúvida alguma o Google Meu Negócio e o WhatsApp são os melhores canais disponíveis.
Com o Google Meu Negócio, você cria uma ficha que aparece preferencialmente aos moradores próximos. Já o WhatsApp permite a criação de linhas de transmissões, assim você envia ofertas pontuais para centenas de pessoas com esforço mínimo.
Conheça a Foodcont e conte com ajuda especializada
A Foodcont é uma empresa especializada em contabilidade de mini mercados, hamburguerias, padarias, bares e restaurantes na cidade de São Paulo. Aqui você encontra profissionais qualificados para te ajudar na gestão do seu negócio.
O foco é cuidar de todas as obrigações fiscais do seu comércio, enquanto você foca no crescimento da sua empresa.
Além de dar consultoria focada na evolução, o atendimento especial conta com a elaboração de um plano de ação personalizado para seu objetivo, como abrir um mini mercado de sucesso!
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