Como manter a saúde financeira do seu restaurante
Procurando alternativas para manter a saúde financeira do seu restaurante em dia? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo e precisa conferir o que o time da FoodCont preparou para você.
Como especialista na prestação de serviços contábeis e de consultoria para restaurantes, já colaboramos para que estabelecimentos de diferentes portes e partes do país equilibrassem suas contas.
Sendo assim, é hora de ajudar você que ainda não conheceu de perto os nossos serviços e que talvez esteja visitando o nosso site pela primeira vez. Para isso, separamos x dicas que vão ajudar a manter a saúde financeira do seu restaurante.
1.Separe finanças pessoais e empresariais
O primeiro passo para caminhar em direção a completa organização financeira do seu restaurante é a separação das finanças pessoais das finanças do seu negócio.
Por falta de orientação e consultoria especializada em gestão, muitos empreendedores do segmento alimentício acabam misturando as contas pessoais com as do estabelecimento e no final acabam perdidos, sem conseguir medir dentre outras coisas, o resultado mensal do negócio, seja ele, lucro ou prejuízo.
Caso você se identifique com esse tipo de situação, siga os seguintes passos:
- Defina uma retirada (pró-labore mensal realista), compatível com suas necessidades e capacidade de pagamento da sua empresa;
- Tenha uma conta bancária do tipo PJ exclusiva para o seu restaurante;
- Transfira mensalmente o pró-labore da conta PJ da sua empresa para sua conta bancária pessoal;
- A partir deste momento, não misture mais as contas, pague o que é relativo à empresa na conta PJ e o que for relativo a suas finanças pessoais, com o seu pró-labore, através dos recursos depositados na sua conta pessoa física.
Uma vez concluído o processo de separação das finanças pessoais e empresariais, faça disso um hábito e não utilize mais a conta bancária ou o caixa do seu restaurante para o pagamento de despesas pessoais.
2.Utilize um software de gestão empresarial
Para manter a saúde financeira do seu restaurante em dia, você precisa conhecer de perto todas as entradas e saídas de recursos financeiros do caixa da sua empresa.
Partindo deste princípio, a melhor coisa a se fazer é contratar um software de gestão empresarial para restaurantes completo, que permita o registro de todas as vendas (receitas) e pagamentos (despesas).
Após a contratação do software, treine um ou mais membros da sua equipe para ficar responsável pelo processo de registro das vendas e também das despesas, dentre elas, o pagamento de fornecedores, funcionários e despesas como água, luz, aluguel e internet.
3.Realize uma conciliação bancária semanal
Para manter a saúde financeira do seu restaurante em ordem, também é importante que você implemente como rotina, a realização de uma conciliação bancária semanal.
A conciliação, é uma conferência com o extrato da conta bancária da empresa para verificar se todos os lançamentos (receitas e despesas) foram corretamente registrados no sistema de gestão ou se há algum ajuste que precisa ser realizado.
Caso identifique que os saldos não coincidem, verifique se não existem lançamentos a corrigir ou faltando, para manter ambos os saldos idênticos e as informações confiáveis.
4.Acompanhe relatórios e indicadores
Outro passo importante para manter a saúde financeira do seu restaurante, é acompanhar de perto relatórios e indicadores relacionados à gestão financeira do seu estabelecimento.
Por mais que muitos empresários acabam os deixando de lado, os relatórios e indicadores são fundamentais, pois eles são capazes de fornecer um norte para que as tomadas de decisão se tornem mais assertivas e possam ser realizadas no tempo certo.
Confira uma relação com alguns relatórios e indicadores que você pode utilizar para acompanhar o desempenho financeiro dos seus negócios:
- Capital de Giro;
- CMV – Custo de Mercadoria Vendida;
- Liquidez Corrente;
- Margem Bruta;
- Margem Líquida;
- Ponto de Equilíbrio;
- ROI – Retorno Sobre o Investimento;
- Ticket Médio.
5.Saiba como precificar corretamente os itens do cardápio
Por mais que você tenha uma boa organização financeira, manter a saúde financeira do seu restaurante será um verdadeiro desafio, caso você não esteja precificando corretamente os itens do cardápio.
É preciso destacar que a gestão financeira é uma balança de dois lados, e que, portanto, existem dois caminhos para equilibrar as contas: reduzir despesas ou aumentar receitas.
Sendo assim, se você não tem mais de onde contar e reduzir custos, pode ser hora de rever a precificação do seu cardápio ou pensar em estratégias para aumentar as receitas, como ações de marketing ou aceitação de pedidos via delivery (caso já não o faça).
Aqui no blog, você pode encontrar alguns conteúdos interessantes sobre precificação de cardápios para restaurantes.
Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Monte a ficha técnica de cada prato;
- Identifique todos os custos diretos e indiretos do seu restaurante;
- Defina uma margem de lucro.
Existe um público amplo que aceitará pagar um pouco mais por um bom atendimento, cardápio variado e pratos saborosos.
Conheça nossos serviços em consultoria para formação de preços.
6.Construa uma reserva para emergências
Por mais que você invista em uma boa gestão financeira, o seu negócio não estará imune a enfrentar imprevistos, como por exemplo, períodos de queda na demanda ou instabilidade econômica na economia local.
Em função disso, é muito importante construir uma reserva para momentos de emergência. Para isso, você pode adotar como política, a reserva de uma parcela do seu lucro mensal em uma aplicação segura da renda fixa, como títulos CDB com liquidez diária.
Reserve de 5% a 20% do seu lucro mensal em uma aplicação segura e tenha onde obter recursos para expandir os seus ou para equilibrar as finanças em momentos difíceis sem precisar recorrer aos juros elevados de empréstimos e financiamentos.
Conheça a FoodCont
Somos uma empresa de contabilidade e consultoria especializada em restaurantes e empresas do segmento food service em geral.
Conheça os nossos serviços:
- Abertura de Empresas: Assessoria completa e especializada para abertura de distribuidoras e estabelecimentos food service em geral.
- Consultoria Financeira: Apoio e consultoria especializada para manter as finanças da sua empresa em dia.
- Contagem de Estoque: Suporte de especialistas para realização de inventário e contagem de estoque.
- Formação de Preços: Apoio na definição de margens de lucro e formação de preços
- Planejamento e Revisão Tributária: Soluções em planejamento e revisão tributária para que a sua empresa pague menos impostos.
- Contabilidade Completa: Fiscal, contábil e folha de pagamento, serviços completos para que sua distribuidora fique em dia com o fisco.
Procurando uma contabilidade completa, atualizada e que realmente entenda dos negócios da sua empresa?
Não perca mais tempo! Entre em contato conosco, agora mesmo!