Curva ABC de estoque: O que é e como utilizar
A curva ABC de estoque ou curva de Pareto é uma ferramenta de grande importância para gestão empresarial. Você já ouviu falar sobre ela, sabe como funciona e reconhece os seus benefícios?
Se a sua empresa ainda não utiliza a curva ABC como ferramenta para gestão e controle de estoque, você pode estar perdendo dinheiro!
Para saber mais sobre o tema e otimizar a gestão de estoques da sua empresa, continue conosco e veja o que o time de especialistas da FoodCont preparou para você.
O que é curva ABC de estoque?
A curva ABC de estoque é uma metodologia de gestão baseada na Análise de Pareto e sua regra dos 80/20. De acordo com a regra em questão, 20% dos produtos estocados representam 80% do valor total do estoque de uma empresa.
Em outras palavras, isso quer dizer que existe um grupo de produtos que é capaz de oferecer maior retorno financeiro para o negócio.
Partindo deste princípio, desenvolveu-se a classificação ABC, que dividiu os produtos em três categorias e está pautada nas seguintes premissas:
- Classificação A: 20% dos produtos referem-se a 80% do valor do estoque;
- Classificação B: 30% dos produtos referem-se a 15% do valor do estoque;
- Classificação C: 50% dos produtos referem-se a 5% do valor do estoque.
Com base nesta regra, temos que os produtos com classificação A, são aqueles que merecem maior atenção na gestão de inventário, uma vez que possuem maior relevância para os negócios da empresa.
Benefícios da Curva ABC de estoque
Podemos listar uma série de benefícios relacionados a aplicação da análise ABC na gestão de estoques, incluindo:
Maior otimização de estoque: A análise identifica os produtos que estão com maior demanda.
Uma empresa pode então usar seu precioso espaço de depósito para estocar adequadamente essas mercadorias e manter níveis de estoque mais baixos para itens das classes B ou C.
Previsão de estoque aprimorada: O monitoramento e a coleta de dados sobre produtos com alta demanda do cliente podem aumentar a precisão da previsão de vendas.
Os gerentes podem usar essas informações para definir níveis de estoque e preços para aumentar a receita geral da empresa.
Melhor preço: Um aumento nas vendas de um item específico implica que a demanda está aumentando e um reajuste de preços pode ser razoável, o que melhora a lucratividade.
Negociações informadas com fornecedores: Como as empresas ganham de 70% a 80% de sua receita em itens classe A, faz sentido negociar melhores condições com fornecedores para esses itens.
Se o fornecedor não concordar em reduzir custos, tente negociar serviços pós-compra, reduções de adiantamento, frete grátis ou outras economias de custo.
Alocação Estratégica de Recursos: A análise ABC é uma forma de avaliar continuamente a alocação de recursos para garantir que os itens classe A estejam alinhados com a demanda do cliente.
Melhor gerenciamento do ciclo de vida do produto: Insights sobre onde um produto está em seu ciclo de vida (lançamento, crescimento, maturidade ou declínio) são essenciais para prever a demanda e estocar os níveis de estoque adequadamente.
Controle sobre itens de alto custo: O estoque de itens classe A está intimamente ligado ao sucesso de uma empresa.
Priorize o monitoramento da demanda e a manutenção de níveis de estoque saudáveis, para que haja sempre o suficiente dos principais produtos disponíveis.
Despesas de armazenamento reduzidas: Ao transportar a proporção correta de estoque com base nas classes A, B ou C, você pode reduzir os custos de manutenção de estoque que acompanham o excesso de estoque.
Mantenha a taxa de giro de estoque em níveis apropriados por meio de controle de estoque metódico e captura de dados.
Gerenciamento simplificado da cadeia de suprimentos: Utilize uma análise ABC dos dados de estoque para determinar se é hora de consolidar fornecedores ou mudar para uma única fonte para reduzir os custos de transporte e simplificar as operações.
Como realizar a análise ABC de estoque?
Uma análise da curva ABC de estoque completa começa com a identificação do objetivo que você está tentando alcançar.
Depois de ter isso em mente, colete as informações necessárias para categorizar os itens, coloque a metodologia em prática e com base nos dados resultantes, tome decisões mais assertivas.
Após compreender o seu conceito, você pode utilizar um software de gestão de estoque para gerar a análise da curva ABC de estoque da sua empresa.
Não tente realizar esse tipo de cálculo e análise manualmente, pois além de demandar muito tempo, você estará sujeito a erros.
Softwares voltados para gestão empresarial podem fazer esse tipo de cálculo em poucos minutos, uma vez que já possuem em sua base de dados, o nível de estoque de cada item, seus preços de custo e venda, e também o volume de vendas registrado para cada item.
Como implementar a análise ABC?
Antes de implantar a análise ABC de estoque na sua empresa, procure responder as perguntas do questionário abaixo:
- As informações de demanda e custo por item que minha empresa possui são confiáveis e acessíveis?
- Existem processos e sistemas implementados para a operação eficaz do método de análise ABC?
- Os benefícios da implementação e operação foram quantificados usando metas e objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes?
- Você estabeleceu um cronograma de implementação realista?
Responder essas perguntas é um passo muito importante, pois nos fazem refletir e levar em consideração que a análise da curva ABC de estoque só trará resultados efetivos, caso a empresa possua uma boa organização e controle de estoque.
Em outras palavras, antes de implantar essa importante ferramenta na sua empresa, você precisa investir em controles precisos de estoque e além disso, definir as metas que precisam ser alcançadas.
Buscando alternativas para otimizar a gestão e aumentar os lucros da sua empresa? Conheça os nossos serviços em:
- Consultoria Financeira;
- Contagem de Estoque;
- Formação de Preços;
- Planejamento Tributário;
- Revisão Tributária.
Não perca mais tempo! Entre em contato conosco, agora mesmo!
Por fim, para mais conteúdos e dicas de gestão que possam contribuir de maneira efetiva para o crescimento e sucesso dos seus negócios, continue acompanhando o nosso blog.