Como preparar seu restaurante para o final de ano
Preparar o seu restaurante para o final de ano é uma ótima oportunidade de terminar o ano com o seu negócio regularizado e ainda conseguir faturar com as diversas confraternizações e comemorações que costumam acontecer nesta época.
No entanto, para aproveitar o período, é necessário tomar algumas precauções para que você não tenha preocupações ou problemas difíceis de resolver, algo que pode atrapalhar o desempenho dos seus funcionários e deixar os clientes insatisfeitos.
Se você deseja terminar o ano com seu negócio regularizado, é preciso montar uma estratégia e planejar alguns passos essenciais para não ter preocupações.
Pensando nisso, a Foodcont preparou este artigo com dicas valiosas para preparar o restaurante para o final de ano.
Por que preparar o seu restaurante para o final de ano?
Para um empreendedor, existem algumas datas sazonais que são ótimas para aumentar o faturamento e dar uma alavancada no negócio e um desses períodos acontece em praticamente todo o mês de dezembro.
Quando as pessoas estão mais propícias sair de casa, seja por causa do verão, das férias ou dos preparativos para as festas de natal e réveillon, mas também é uma época onde se deve ter muita atenção com algumas obrigações referente ao restaurante que podem resultar em diversos problemas.
Sendo assim, a organização é fundamental para preparar o seu restaurante para o final de ano e desta forma conseguir atrair vários clientes e ter bons resultados financeiros que serão úteis para os gastos extras que a época demanda. Além de ajudar na hora de entregar balanços financeiros e pagar os impostos.
Como preparar o restaurante para o final de ano?
Preparar o restaurante para o final de ano é uma tarefa fácil, mas que requer atenção é um pouco de tempo, pois quando se trata de assuntos que fazem toda a diferença para a empresa, há necessidade de lidar com todos os trâmites com calma e então evitar erros.
Para que você não fique perdido, a Foodcont separou 5 dicas para agilizar a preparação e terminar o ano tranquilo e sem nenhuma pendência com a justiça.
Faça o planejamento financeiro
A parte financeira de qualquer negócio é uma das partes mais importantes da gestão, que demanda dedicação e atenção, por isso ela não pode ficar em segundo plano, principalmente no final do ano.
A falta de planejamento deixa as coisas mais complicadas para você, prejudicando os planos que já estão em andamento e até mesmo permite a criação de dívidas.
Sendo assim, deixe tudo organizado neste departamento, separe todos os valores correspondentes aos débitos que obrigatoriamente devem ser quitados no final do ano, como impostos, parcelas de empréstimos e financiamentos, obrigações legais com funcionários, entre outros.
Assim, você saberá qual o seu orçamento para as festividades e quanto poderá investir em decoração, menu especial, novas contratações e treinamento do pessoal.
Termine o ano com taxas e impostos em dia
Outro item que também faz parte do planejamento financeiro, as obrigações fiscais, como impostos e taxas de licenciamento, precisam ser levados à ponta do lápis, caso contrário os problemas no futuro são inevitáveis.
Fique atento aos valores que precisam ser reservados para as taxas e impostos referentes ao final do ano e os que devem ser pagos logo nos primeiros meses.
Lembre-se: ficar em dívida com a Receita Federal traz várias restrições, tanto para pessoa jurídica, quanto para pessoa física, afetando negativamente o seu negócio.
Invista em marketing digital
Ter uma boa estratégia de marketing digital hoje em dia é algo fundamental para diversos setores, incluindo restaurantes, que funcionam como uma forma de se comunicar com os clientes já fidelizados, mas também com os clientes potenciais.
Para isso é preciso fazer uma boa divulgação com imagens temáticas e atraentes, que mostre o seu espaço e tudo o que oferece e, claro, sem esquecer de usar uma linguagem que converse com o seu público.
Investir em plataformas de anúncio como a do Google, promover publicação no Instagram e Facebook, são ótimas formas de ter o seu negócio online, uma vez que são meios que se mostram muito eficientes além de ser uma forma econômica de captar clientes.
Na prática, basta pouco mais de 30 reais para que você alcance milhares de pessoas e então as convide até o seu espaço.
Tenha uma verba para emergência
Imprevistos acontecem e algumas situações são quase impossíveis de prever, especialmente em épocas de maior movimento onde não há muito tempo para resolver problemas, sejam eles estruturais, de suprimentos ou qualquer outro evento.
Em muitos casos, essa emergência precisa de uma quantia em dinheiro para ser resolvido. Por isso, em seus afazeres para preparar o restaurante para o final de ano, inclua uma verba emergencial que não gere um impacto surpresa no seu fluxo de caixa.
Esta precaução funciona como uma espécie de reserva para gerenciamento de crise caso algo não saia conforme o planejado e pode ser usado em diferentes ocasiões.
Deixe fornecedores sobreaviso
O fim do ano é uma época de alta procura e isso implica em mais recursos. Especialmente no caso de bares e restaurantes, a falta de ingredientes pode ser um problema real e até impossível de se antecipar.
Tenha em mente que não é somente o seu restaurante que terá aumento de demanda, outros bares, lanchonetes e restaurantes também passarão pelo mesmo, o que por sua vez tem como consequências o aumento de pedidos para os fornecedores que ficam sobrecarregados.
Para não correr o risco de ficar sem suprimentos, faça um inventário do seu estoque, anote quantidades, analise situações passadas de grande movimento e converse com seus fornecedores sobre pedidos de emergência, caso seja necessário repor o estoque de forma rápida, deixe tudo negociado.
Conheça a Foodcont e tenha apoio especializado para o fim de ano
A Foodcont é uma empresa especializada em contabilidade de hamburguerias, padarias, bares e restaurantes na cidade de São Paulo. Aqui você encontra profissionais qualificados para te ajudar na gestão do seu negócio.
O foco é cuidar de todas as obrigações fiscais do restaurante, enquanto você foca no crescimento da sua empresa.
Além de dar consultoria focada na evolução, o atendimento especial conta com a elaboração de um plano de ação personalizado para sua realidade, incluindo final de ano e outras datas especiais que demandam atenção.
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