Como montar uma padaria: passo a passo completo
Buscando informações sobre como montar uma padaria? Preparamos um passo a passo completo para ajudar você, confira!
Existem muitos modelos de negócio que são tradicionais e, mesmo em meio a bastante concorrência, conseguem retornar bons lucros, um desses modelos de negócio é a padaria.
A padaria vende produtos básicos e essenciais para qualquer pessoa, seja de produção própria como os pães e doces, ou até mesmo por meio da revenda.
Devido a crise, no entanto, o setor retraiu, mas com a abertura gradual do comércio, a recuperação é iminente. Por isso, detalhamos um passo a passo de como montar uma padaria. Vamos começar?
1º Passo: Investimento financeiro e administrativo
A primeira coisa que o empreendedor deve fazer para montar uma padaria, são contas. Iniciar um investimento sem saber exatamente o quanto este irá custar, não dá certo.
É claro que, como se trata de uma padaria, existem muitos dados que precisam ser levados em conta durante a precificação do investimento.
Algumas estimativas estipulam que uma padaria de 50 metros quadrados pode custar até 250 mil reais de investimento total, levando em consideração a compra do imóvel.
Por outro lado, se o investidor quiser alugar um espaço para o empreendimento, esse investimento inicial pode reduzir consideravelmente, para algo em torno de 5 a 10 mil reais.
Mas seja como for, é necessário ter um planejamento financeiro e um plano de negócios antes de começar qualquer empreendimento.
Inclusive, buscar conhecimento a respeito de empreendedorismo e administração em cursos do SEBRAE, é algo que pode fazer toda a diferença na hora de montar uma padaria.
2º Passo: A localização da padaria
Depois que o empresário já se certificou de garantir os fundos para começar a montar uma padaria, ele precisa agora definir o local desta.
O local onde a padaria vai ser situada deve ser pensado com antecedência, visando o potencial de clientes diários, concorrência e custos.
Essa definição poderia também fazer parte do plano de negócios, visto que na hora de montar a padaria, a sua localização acabe influenciando em duas coisas importantes:
- O público-alvo que vai ser atendido;
- Os produtos que serão comercializados.
Vale um breve relato sobre esses dois pontos.
A localização para montar uma padaria é o que vai definir qual vai ser o público-alvo. Caso o bairro seja nobre, a clientela terá mais poder aquisitivo, por exemplo.
Com um público que possui uma renda mais alta, os produtos e serviços oferecidos pela padaria precisarão saciar essa demanda por maior qualidade.
Pode valer o investimento em doces, confeitaria e pães gourmet, que podem ser vendidos por um valor maior, mas que também custam mais para serem confeccionados.
Entretanto, se a padaria estiver em um bairro mais simples, o seu público-alvo provavelmente vai preferir produtos mais baratos e básicos, como médias e snacks.
Já se a padaria estiver em um bairro industrial, é necessário focar em alimentação e almoços, para saciar a demanda dos trabalhadores locais.
3º Passo: Atendimento ao cliente
Não importa qual seja o ramo de negócios, possuir uma estrutura robusta de atendimento ao cliente, com diretrizes bem definidas e processos elaborados, faz toda a diferença.
Quando se pensa em montar uma padaria, muitos empresários podem não levar isso muito em consideração, visto que esse é um negócio que quase se vende sozinho.
No entanto, quando a concorrência é acirrada, muitas vezes na mesma quadra ou rua, é necessário apostar em alguns diferenciais que não sejam só preço.
Atender os seus clientes bem, de forma educada e resolver qualquer reclamação que eles venham a ter com clareza e presteza, pode fazer toda a diferença.
Sem contar que, o contrário disso, ou seja, um atendimento ruim, pode ser a condenação do negócio, visto que o poder do boca-a-boca é gigantesco.
É claro que o atendimento ao cliente também está relacionado a aspectos logísticos da organização da padaria e as possibilidades que essa oferece, o que envolve tecnologia.
4º Passo: Aposte em tecnologia
Muitas padarias pecam pela forma rudimentar com que tratam os negócios. Alguns dos erros cometidos ao se montar uma padaria:
- Não possuir uma maquininha de cartão;
- Estipular um valor mínimo para passar o cartão;
- Não aceitar vale refeição ou alimentação;
- Não ter um sistema de comanda moderno;
- Deixar de investir em sistemas de gestão e etc.
E o fato é que cada vez mais todos os tipos de negócio se tornam dependentes da tecnologia, tendo esta praticamente como um requisito básico para o sucesso.
Perder tempo com processos manuais, por sua vez, só acarreta na perda de dinheiro, oportunidade e clientes. E as pessoas querem comodidades.
É claro que a tecnologia não dispensa a contribuição de funcionários alinhados com o negócio, mas mesmo colaboradores medianos serão mais eficientes com a tecnologia.
Sem contar que a tecnologia é capaz não só de trazer economia, mas também de agilizar os processos e torná-los muito mais confiáveis.
Investir em tecnologia, para gerir o negócio de dentro para fora, ou para facilitar a vida de quem entra no seu empreendimento, é o que definirá o sucesso ao montar uma padaria.
5º Passo: Fique de olho nos números
Por fim, o último passo e talvez o mais importante para montar uma padaria: preste atenção nos números, ou seja, fique de olho no balanço e nas questões contábeis.
É claro que na maioria das vezes o empresário não vai ter tempo para cuidar dessas questões administrativas, ainda mais se ele mesmo trabalhar no empreendimento.
Nessa horas, portanto, é muito importante que ele possa contar com o auxílio de um contador ou de uma contabilidade de confiança.
Apenas com o controle do faturamento e dos gastos é que o empresário pode saber onde a sua padaria está dando lucro e de onde está havendo prejuízo.
Com essa informação o empresário pode escolher investir mais em determinados produtos em detrimento de outros, ou mesmo se arriscar em investir em novos.
Também é importante ficar de olho na questão tributária, para se certificar de que os impostos estão sendo pagos corretamente.
De qualquer forma, não se pode deixar a questão financeira, administrativa e tributária para segundo plano ao se montar uma padaria, ainda mais quando a concorrência é grande.
Deseja saber mais sobre como regularizar e montar uma padaria? Conte com a Food Cont, entre em contato conosco, aguardamos por você!
Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891