Como criar o plano de negócio de uma padaria?
Você já sabe que padarias são estabelecimentos que podem ser muito diferentes entre si. Agora, chegou o momento de descobrir como criar um plano de negócio de uma padaria!
Faça uma análise do mercado
Comece o seu plano de negócio com uma análise profunda no mercado externo à sua padaria. Para isso, comece com os seus concorrentes, entendendo quem são eles, onde estão localizados e quais são os diferenciais que eles oferecem aos clientes.
Também é importante entender quem são os seus clientes e as principais demandas e necessidades de cada um deles. Vá além e trace um perfil completo dos consumidores, incluindo ocupação, idade, interesses, padrões de comportamento, e outros elementos.
Defina sua proposta de valor
É importante traçar uma proposta de valor para a sua padaria, ou seja, quais são os produtos e serviços oferecidos e o que eles efetivamente acrescentam aos clientes. Ou seja, você deve ter um valor agregado aos produtos da sua padaria e manter uma coerência entre eles. Tudo isso deve estar descrito na proposta de valor da empresa.
Entenda quem são seus fornecedores e parceiros
Uma padaria depende de uma série de fornecedores diferentes. São empresas que vendem farinha, fermento, produtos industrializadas, misturas, entre outros produtos. Dessa forma, é essencial que você inclua no plano de negócio uma lista com cada um dos fornecedores em todos os seguimentos.
Calcule o custo do negócio
Outro elemento muito importante para a criação do plano de negócio da sua padaria é um planejamento de custos. Esse momento é crucial para garantir o futuro e a lucratividade do negócio e, portanto, deve ser bem detalhado.
Liste todos os gastos de sua padaria, atribuindo valor a cada um deles. Devem ser incluídos os salários dos colaboradores, as contas de luz e água, o aluguel, entre outros. Também se deve calcular o custo de cada um dos produtos e mercadorias de acordo com o valor da matéria-prima e os custos de manutenção básica da empresa.
Entenda quais os recursos necessários
Você também depende de uma série de equipamentos e outros recursos para manter a sua padaria em funcionamento. Por exemplo, fornos, câmaras frias, geladeiras, estufas de fermentação, sistemas de automação, entre outros recursos. Além disso, também precisa de um número mínimo de funcionários para atender aos clientes e fabricar os produtos.
Tudo isso deve ser incluído no seu plano de negócio para que você tenha consciência de quais são os recursos necessários para o funcionamento da sua padaria.
Defina um canal de comunicação com seu público
Você precisa divulgar o seu negócio e se comunicar com os clientes, tanto para atraí-los para a loja quanto para coletar reclamações e sugestões. Portanto, esse é outro elemento que deve ser incluído no plano de negócio da sua padaria.
Para isso, entenda quais são os canais de comunicação utilizados na atualidade e descubra qual o nível de eficiência de cada um deles. Dessa forma, você é capaz de entender se pode manter o que já existe ou eliminar e acrescentar outros canais para a sua padaria.
Agora você já sabe o que deve ser incluído no seu plano de negócio.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.