Vale a pena investir em um aplicativo próprio de delivery?
Quem quer abrir um restaurante sabe que precisará estruturar a sua operação de entregas. Muitos pensam em adotar um aplicativo próprio de delivery. Mas será essa a solução?
O fato é que hoje em dia existem muitos aplicativos famosos que servem para conectar os restaurantes com os seus clientes, oferecendo toda a infraestrutura.
Por outro lado, esses aplicativos famosos possuem suas desvantagens. Por isso a pergunta: vale a pena investir em um aplicativo próprio de delivery ou é melhor optar por aplicativos como o iFood?
Os benefícios de um aplicativo próprio de delivery
Para tentar responder a pergunta que intitula esse texto, vamos falar sobre as principais e mais evidentes vantagens de se investir em um aplicativo próprio de entregas.
De forma geral, as principais vantagens são:
- Maior autonomia;
- Margem de lucro incrementa;
- Pode oferecer outras funcionalidades;
- Controle sobre as promoções;
- Contribui para fidelização de clientes;
- Valoriza a marca.
Vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Maior autonomia
A principal vantagem de ter um aplicativo próprio de delivery é a autonomia que se obtém ao não precisar mais depender das limitações e regras das soluções terceirizadas.
Além do aplicativo poder ter a aparência personalizada com a identidade visual do seu negócio, também é possível embutir outras funcionalidades, como:
- Opções diferenciadas de entrega e agendamento;
- Chat para conversar diretamente com o restaurante;
- Etc.
Isso sem contar que com um aplicativo próprio o restaurante vai ter métricas mais precisas sobre as entregas e sobre o nível de satisfação do cliente.
Margem de lucro incrementa
Um dos principais problemas dos aplicativos de delivery são as taxas cobradas para que o restaurante possa usar o serviço. Na maioria dos casos elas ficam entre 12% e 30%.
Mas isso não significa que não possam ser maiores. Ainda mais quando se leva em consideração que elas podem ser alteradas a qualquer momento.
Essas taxas, por sua vez, ou serão inteiramente absorvidas pelo restaurante, gerando um custo que muitas vezes pode não compensar, ou será repassada aos clientes.
Na maioria dos casos é possível ver a diferença no valor dos pratos listados nos aplicativos e no próprio site do restaurante, ou indo pessoalmente até ele.
Mas há também aqueles que repassam o valor na taxa de entrega, que acaba sendo maior. Enfim, o cliente paga mais caro e o restaurante lucra menos, e ambos perdem.
No entanto, com um aplicativo próprio de delivery, isso deixa de ser um problema, pois o custo é zero.
Controle sobre as promoções
Nos aplicativos de delivery comuns os restaurantes criam suas promoções, no entanto, muitas vezes eles não têm controle sobre os descontos que o app oferece aos clientes.
Esses descontos, por sua vez, são subsidiados pelo próprio restaurante, que acaba tendo que arcar com os custos independente de qualquer coisa.
Por causa dessa conduta, muitos restaurantes já estipulam preços maiores para servir de compensação caso sejam surpreendidos.
Em contrapartida, com um aplicativo próprio de delivery o restaurante pode estipular suas próprias promoções e criar seus próprios cupons tendo total controle sobre os descontos.
Isso permite um fluxo financeiro mais previsível e consequentemente uma maior margem de lucro também.
Contribui para fidelização de clientes
Um restaurante que possui o seu aplicativo próprio de delivery bem estruturado, com funcionalidades exclusivas e vantagens, incentiva seus clientes a usarem ele.
Em resumo, possuir um aplicativo de entrega próprio ajuda muito na fidelização de clientes, que vão ver no seu restaurante uma opção diferenciada dos outros.
Afinal de contas, se a pessoa já gosta do seu restaurante e costuma procurá-lo nos aplicativos famosos, ela tem tudo para gostar do seu aplicativo próprio.
O cliente muito provavelmente vai preferir a facilidade de usar o seu aplicativo próprio de delivery do que ficar procurando pelo seu restaurante nos outros, ou arriscando.
Valoriza a marca
Por fim, talvez um dos pontos mais decisivos e que melhor pode ser explorado por um aplicativo próprio de delivery: valorização da marca do restaurante.
Na realidade, todas as soluções e produtos próprios que contribuem para a construção da identidade visual e da marca do restaurante, valorizam a marca.
Só que um aplicativo de entregas próprio pode ser ainda mais útil, pois além de ele valorizar a marca, ele entrega todas as outras vantagens citadas anteriormente.
Quanto custa criar um aplicativo próprio de delivery?
Por fim, não podemos deixar de falar sobre os custos. A verdade é bem simples: criar um aplicativo não é barato, e trata-se de um investimento que precisa ser muito bem planejado.
A faixa de preço, no entanto, pode variar bastante dependendo da empresa escolhida para o serviço. No entanto, podemos afirmar que dificilmente o valor será menor que 15 mil reais.
Na realidade, um aplicativo que custe esse valor geralmente é bem básico, sem muitas funcionalidades, personalizações ou mesmo compatibilidade.
Na realidade, como um aplicativo próprio de delivery trata-se basicamente de uma solução de e-commerce, o custo pode ser bem maior, pois requer mais tecnologia.
No entanto, ver o custo do aplicativo apenas sem pensar que ele trata-se de um investimento, é um erro. E assim como todo investimento, se bem feito, ele se paga.
Por outro lado, existe outra possibilidade para ter o seu próprio aplicativo de entregas, que são as chamadas “plataformas de serviço”.
Nessas plataformas você paga um valor mensal bastante em conta (muito menor que as taxas cobradas nos apps de entrega), e pode criar o seu próprio aplicativo você mesmo.
No entanto, esse é o problema. Além de você ter que fazer o trabalho, há o fato de que existem limitações na criação, e ele pode não atender às expectativas do empreendedor.
Vale a pena investir em um aplicativo próprio de delivery?
Por fim, vamos responder a pergunta central deste texto. E a resposta é: sim. Se você estiver disposto a investir e ter um planejamento financeiro.
Porque no fim das contas, criar um aplicativo próprio pode ser tão caro quanto abrir um restaurante, então o empreendedor precisa ver isso como um investimento complementar.
Em todo caso, pondo no papel a quantidade de dinheiro gasto com as taxas das soluções famosas, e mais os benefícios à imagem do restaurante, esse investimento parece valer muito a pena.
Para mais dicas relacionadas à gestão de negócios, continue acompanhando o blog da Food Cont, sua contabilidade especializada em bares e restaurantes.