RSP Contabilidade e Consultoria Eireli

Como montar um cardápio de pastelaria

como-montar-um-cardápio-para-pastelaria

Precisa montar um cardápio de pastelaria? A Food Cont separou algumas dicas e um passo a passo completo que podem ajudar você a montar um cardápio completo e profissional, e o melhor, você não precisa ser um design gráfico para isso.

Vamos ajudar você a montar um cardápio de pastelaria imperdível! Deseja saber como? Continue conosco e confira o passo a passo que separamos para você.

1.Montando um cardápio de pastelaria com o Canva

Você já ouviu falar no Canva? Um programa gratuito no estilo Photoshop, fácil de usar, com uma série de recursos profissionais?

O Canva é a ferramenta ideal para criar um menu de pastelaria com aparência profissional. 

Com a ajuda da ferramenta, você pode carregar suas próprias imagens, organizar o layout e escolher entre uma enorme variedade de templates para menu.

Depois de construir um modelo de menu no Canva, você pode facilmente atualizar os produtos e preços do menu, conforme necessário. 

Você pode acessar o Canva gratuitamente, clicando aqui.

No entanto, se preferir, o Canva oferece uma assinatura paga que oferece mais recursos como fotos e gráficos de qualidade profissional com alguns dias de teste grátis.

2.Escreva todo o seu texto

Há algumas etapas importantes que você deve realizar antes de criar seu menu Canva, dentre elas, escrever os textos que vão fazer parte do seu cardápio.

A  descrição do menu  deve ser atraente o suficiente para deixar os clientes com água na boca. Também é importante ser claro com os clientes, portanto, detalhe quais são os principais ingredientes de cada pastel.

Por fim, uma boa regra ao escrever as descrições dos itens do menu é mantê-las curtas e simples.

3.Tire fotos do seu cardápio

Após escrever os textos para o cardápio, contrate um fotógrafo profissional para tirar fotos dos itens da sua pastelaria que você deseja incluir no menu.

Mesmo que você não planeje usar fotos em seu menu, é uma boa ideia ter algumas à mão para publicar nas redes sociais. 

Vale destacar que essa etapa é opcional, mas pode ajudar os clientes a ficarem com água na boca. 

4.Crie o design do seu menu

Com os textos e imagens em mãos, é hora de começar a fazer o menu do seu restaurante. Para isso, acesse o Canva e clique na opção “Criar um design”.

Logo em seguida, escolha a opção “Cardápio” com medidas de 21cm x 29,7cm. Cada página será salva como uma imagem ou PDF, para que você possa ajustar o tamanho conforme necessário quando terminar. 

5.Selecione um plano de fundo

Adicione um plano de fundo atrativo para montar um cardápio de pastelaria que chame a atenção do público.

Existem vários designs de fundo gratuitos para escolher, todos os quais podem ser personalizados em cores.

O design e o layout do menu de uma pastelaria devem ser compatíveis com o próprio estabelecimento. Eles podem ser formais, casuais ou divertidos, o importante é combinar com o conceito , local ou tema da sua pastelaria.

Portanto, escolha um plano de fundo que combine com as cores do seu negócio.

Logo em seguida, copie e cole os textos que você escreveu para o Canva, escolha uma fonte legal e organize os textos no menu.

Existem muitas fontes, portanto, utilize com moderação, pois elas fazem a página parecer ocupada e podem ser mais difíceis de ler. 

Opcionalmente, você pode importar e adicionar imagens dos produtos da sua pastelaria ao cardápio, no entanto, esse não é um item obrigatório.

Sendo assim, você acaba de montar um cardápio de pastelaria profissional, agora é só imprimir!

Contratar um designer profissional pode ser uma alternativa

Para aqueles que não possuem tempo disponível para montar um cardápio de pastelaria ou preferem contar com o auxílio de profissionais, contratar um designer gráfico pode ser uma boa opção.

Os designers são profissionais especializados na elaboração de artes gráficas como cardápios, panfletos, logos, imagens para redes sociais, dentre outros materiais.

Gostou das nossas dicas sobre como montar um cardápio de pastelaria? Então, aproveite a visita, navegue pelo nosso blog e confira outras dicas e novidades.

Procurando uma contabilidade especializada em restaurantes, lanchonetes e pastelarias? Conheça a FoodCont.

Entre em contato conosco, converse com nossos analistas e descubra como podemos ajudar a sua pastelaria a crescer!

Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020

(11) 3349-3383

(11) 9.9184-7891

contato@foodcont.com.br