Estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante
Você sabe como aproveitar e colocar em prática as melhores estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante?
Em meio a um mercado altamente competitivo, os restaurantes que desejam crescer e obter bons resultados precisam investir em uma variedade de estratégias e ações para conquistar visibilidade e valorizar a sua marca.
Partindo deste princípio, a FoodCont, sua contabilidade, sua contabilidade especializada em restaurantes e estabelecimentos congêneres, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui você vai conhecer as melhores estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante e, com base nelas, poderá aumentar sua clientela e faturamento.
Para conferir e não perder nenhuma dica, você já sabe, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
1.Construa uma presença online forte
- Crie um site atraente e responsivo: As pessoas passam cada vez mais tempo navegando e fazendo buscas na internet. Diante disso, o seu restaurante precisa ter um site atraente com informações como horário de funcionamento, endereço, diferenciais e cardápio.
- Esteja presente nas redes sociais: Além do site, o seu restaurante também precisa marcar presença nas principais redes sociais da atualidade, como Facebook, Instagram e TikTok, por sinal, essa é uma das melhores estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante.
- Compartilhe fotos e vídeos: Aproveite o alcance das redes sociais para publicar fotos e vídeos de pratos deliciosos, bastidores da cozinha e eventos especiais para atrair a atenção dos clientes.
2.Otimize sua presença nos mecanismos de busca
Utilize técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO) para que seu restaurante seja encontrado facilmente nos resultados de pesquisa.
Inclua palavras-chave relevantes no conteúdo do seu site, como o nome do restaurante, culinária servida e a sua localização.
Um site bem otimizado com técnicas de SEO será um dos primeiros a aparecer como opção para pessoas da sua região que estão à procura de um restaurante.
3.Ofereça promoções e descontos especiais
Crie ofertas especiais para atrair novos clientes, como happy hours, descontos em determinados dias da semana ou promoções especiais para grupos.
Promova essas ofertas nas redes sociais, site e através de materiais impressos. Não tenha dúvidas, as promoções estão entre as principais estratégias de marketing para atrair clientes para o seu restaurante.
4.Realize eventos temáticos
Organize noites temáticas, como jantares de dia dos namorados, reveillon, festivais gastronômicos ou noites de música ao vivo.
Esses eventos podem atrair um público diversificado e criar experiências únicas que farão os clientes voltar em outras oportunidades.
Na prática, além de contar com um cardápio formidável e atrativo, é muito importante que os restaurantes invistam em eventos para atrair o público e criar momentos inesquecíveis.
5.Invista em parcerias com influenciadores digitais
Identifique influenciadores digitais locais que tenham interesse na sua culinária e estilo de restaurante.
Logo em seguida, convide-os para visitar e experimentar os seus pratos em troca de publicações e avaliações positivas em suas redes sociais.
A depender da visibilidade do influenciador, você precisará negociar um cachê, mas o retorno financeiro desse tipo de publicidade se mostra muito interessante.
6.Crie um programa de fidelidade
Crie e divulgue um programa de fidelidade para recompensar clientes fiéis, ou seja, que estão sempre visitando o seu restaurante.
Ofereça benefícios, como descontos exclusivos, brindes especiais ou pontos acumulativos para resgatar em futuras visitas.
Leve em consideração que uma das estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante, é investir na aproximação do estabelecimento com os clientes.
7.Participe de eventos e feiras locais
Esteja presente em eventos gastronômicos locais, feiras de alimentos ou festivais.
Monte um estande atraente e ofereça degustações de seus pratos mais populares para atrair a atenção do público.
Normalmente, esses eventos contam com um grande fluxo de pessoas e podem ajudar a tornar o seu restaurante mais conhecido na região.
Com um bom cardápio e itens saborosos, é muito provável que parte das pessoas que conheceram o seu estabelecimento no evento gastronômico, façam uma ou mais visitas depois.
8.Colabore com empresas ou organizações locais
Uma das estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante consiste em estabelecer parcerias com empresas ou organizações locais para promover o seu negócio.
Oferecer descontos exclusivos para funcionários de empresas próximas, por exemplo, é uma forma de atrair clientes e manter o seu restaurante bem movimentado, principalmente se as empresas parceiras contam com quadros expressivos de funcionários.
9.Invista em avaliações online e depoimentos de clientes
Incentive seus clientes a deixarem avaliações positivas em sites de avaliação, como TripAdvisor e no Google Meu Negócio.
Compartilhe essas avaliações em suas redes sociais e no site para aumentar a confiança e atrair novos clientes.
É muito comum que as pessoas busquem por avaliações antes de visitar um restaurante e os comentários positivos na internet podem ajudar bastante no crescimento do seu negócio.
10.Proporcione um excelente serviço ao cliente
Por fim, apesar de não ser necessariamente uma estratégia de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante, proporcionar um excelente serviço ao cliente pode fazer toda diferença para o sucesso do seu estabelecimento.
Isso acontece, pois além de retornar mais vezes, os clientes que se sentem bem, acabam indicando o seu estabelecimento para amigos e familiares, o que vai contribuir de forma direta para acelerar o crescimento do seu restaurante.
Sabendo disso, tome os seguintes cuidados:
- Treine sua equipe para oferecer um bom atendimento;
- Verifique se os funcionários estão bem informados sobre o cardápio e possam fornecer recomendações aos clientes;
- Garanta que o tempo de espera até que os pedidos cheguem na mesa seja o menor possível;
- Tenha absoluto rigor com a qualidade dos pratos servidos.
Lembre-se de que essas estratégias devem ser adaptadas às características únicas do seu restaurante e ao público-alvo que você deseja atrair. Experimente diferentes abordagens e monitore os resultados para ajustar suas estratégias de marketing conforme necessário.
Gostou das nossas dicas em estratégias de marketing para atrair mais clientes para o seu restaurante?
Então, continue acompanhando o blog da FoodCont, sua contabilidade especializada em restaurantes.