7 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante
Melhorar o atendimento do seu restaurante é o que pode fazer toda a diferença quando falamos de um negócio lucrativo e com boas taxas de crescimento.
Entretanto, nem todos os empreendedores do ramo alimentício sabem de fato como fazer isso. Ainda mais quando se leva em conta a quantidade de variáveis existentes.
Pensando nessa problemática, a Food Contabilidade decidiu escrever este texto dando 7 dicas para melhorar o atendimento do seu restaurante. Acompanhe!
1. Se ponha no lugar do seu cliente
A primeira dica para melhorar o atendimento do seu restaurante é se pôr no lugar do seu cliente. Tente imaginar como seria se você estivesse entrando no seu estabelecimento.
Esse é um exercício mental muito poderoso, pois parte do princípio de tratar os outros como nós gostaríamos de ser tratados. Claro que, a princípio, não é algo tão simples de se fazer.
Muitas vezes o empreendedor pode querer oferecer uma experiência maravilhosa aos seus clientes, mas lhe faltam condições financeiras e materiais para isso.
A questão é que, a partir do momento que isso é um objetivo, algo que o empreendedor tem em mente sempre, ele sempre dará o seu melhor para atender bem ao seu cliente.
2. Tenha uma equipe bem treinada e preparada
A segunda dica para melhorar o atendimento do seu restaurante é investir para ter uma equipe bem treinada e preparada para lidar com as demandas das pessoas.
Por mais óbvio que isso seja, é muito comum que estabelecimentos falhem no processo de treinamento e de cobrança dos seus colaboradores. O que pode ocasionar problemas.
Uma boa equipe, por sua vez, é aquela que veste a camisa da empresa. São pessoas que de fato gostam do que fazem e estão ali para somar e ajudar a gerar bons resultados.
Entretanto, vale ressaltar que se trata de uma via de mão dupla. Não é apenas o funcionário que deve se esforçar. O restaurante também precisa fazer a sua parte. Isso inclui:
- Oferecer um treinamento bem estruturado;
- Estabelecer metas e fazer cobranças justas e pontuais;
- Dar condições de trabalho que incentivem o funcionário.
Dentro do campo de condições de trabalho, podemos citar mencionar a oferta de bons salários e benefícios e até as ferramentas necessárias para se trabalhar.
3. Invista em vários canais de comunicação
A terceira dica para melhorar o atendimento do seu restaurante é sobre ter vários canais de comunicação. Já passou da época que as pessoas ligavam para reservar mesas.
Claro, as pessoas ainda ligam. Mas hoje, cada vez mais se usa aplicativos de mensagens, redes sociais e sites próprios para se comunicar com as pessoas.
O restaurante que não investir nessas coisas, sofrerá com a concorrência que, cada vez mais, se esforça para ser acessível e simplificar a vida de seus clientes e possíveis clientes.
4. Estabeleça metas de desempenho
A quarta dica para melhorar o atendimento do seu restaurante se foca no estabelecimento de metas de desempenho. Isso pode incluir metas de venda e faturamento.
O fato é que uma empresa que oferece um bom atendimento automaticamente se destaca das demais, e isso faz com que ela seja mais procurada, aumentando os seus números.
Uma vez que se estabelece uma meta de crescimento, por exemplo, o administrador da empresa pode auferir o desempenho do atendimento de forma mais clara.
Nesse sentido, algo que também pode ser feito, é pedir às pessoas que avaliem os serviços do estabelecimento. Isso pode ser online ou por um app do próprio restaurante.
5. Faça investimento em tecnologia
A quinta dica para melhorar o atendimento do seu restaurante se resume de forma simples em fazer investimento em tecnologia. Isso é algo que muitos restaurantes pecam em fazer.
Algo que todo empreendedor deve ter em mente é que a tecnologia torna a vida dos clientes muito mais simples de forma geral.
Quando falamos de restaurantes, alguns investimentos são indispensáveis, ou no mínimo se encontram em forte tendência no mercado. Alguns deles são:
- Cardápio digital e por QR Code: São uma opção mais barata para o restaurante, além de ser mais prático e higiênico para os clientes;
- Várias formas de pagamento: Considere para o seu restaurante aceitar cartões de crédito e débito, aproximação, PIX, Carteiras digitais e QR Code;
- Sistema de gestão para restaurantes: Com um sistema de gestão o restaurante se torna mais administrativamente eficiente, ajudando a melhorar o atendimento.
6. Controle o estoque rigidamente
A sexta dica para melhorar o atendimento do seu restaurante é focar para ter um bom controle de estoque. O cliente nunca pode ficar sem os seus produtos.
Em outras palavras, um estoque organizado permite que o cliente nunca sofra com o desabastecimento de algum item, aumentando a sua satisfação geral.
Entretanto, é importante destacar que o gerenciamento do estoque é algo que deve ser feito de forma eficiente, de preferência com o auxílio de tecnologia.
Tentar controlar o estoque manualmente, além de dar mais trabalho, pode acabar gerando prejuízos por conta de erros manuais.
Nesse sentido, fazer uso de um sistema de gestão para restaurantes pode ser uma excelente ideia. Isso porque além de controlar o estoque, ele também auxilia no atendimento e nas finanças.
7. O ambiente e a limpeza importam
Para concluir, a sétima dica para melhorar o atendimento do seu restaurante é algo básico que todos os restaurantes deveriam fazer: se preocupar com o ambiente e a limpeza.
Em primeiro lugar, considere que quem vai a um restaurante, diferente de quem vai a um fast food qualquer, está querendo ter uma experiência gastronômica.
Só que essa experiência não se resume apenas à qualidade da comida. O ambiente também importa muito, e este deve ser aconchegante e limpo. Talvez até temático.
Uma das piores coisas que pode acontecer a uma pessoa quando vai a restaurante é, por exemplo, se deparar com um banheiro ou com um chão sujo.
Na cabeça da pessoa, ela pensa que se o banheiro e o chão não têm higiene, o que garante que a comida também irá ter? Isso significa que uma boa impressão do local é fundamental!
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