Como vender mais no iFood
Sempre é possível vender mais no iFood. Embora não seja uma tarefa fácil ou até mesmo imediata, sempre há a possibilidade de investir em novos recursos, corrigir problemas e tornar a experiência do cliente ainda mais recompensadora.
Atualmente, o iFood conta com mais de 270 mil estabelecimentos cadastrados e está presente em mais de 1.000 cidades brasileiras. Na prática, isso significa que a competição pode ser bastante alta dependendo da sua localização e segmento explorado.
Tendo isso em mente, corrigir e utilizar todos os recursos possíveis para popularizar o restaurante dentro da plataforma está entre as principais responsabilidades do gestor ou interessado em consolidar uma presença no aplicativo.
Justamente por isso, hoje a Foodcont apresenta 9 dicas de como vender mais no iFood, reunindo formas fáceis e bastante úteis na hora de se consolidar como as principais alternativas dentro do app de delivery!
9 dicas de como vender mais no iFood
Antes de mais nada, vale a pena destacar um ponto importante: o iFood é um aplicativo de foodtech. Portanto, o app utiliza muitos recursos digitais, como Internet of Things (IoT), big data e inteligência artificial.
Tudo isso com o propósito de formar um algoritmo que apresente tendências de consumo para o público interessado, gerando satisfação entre os usuários e ganhos para os restaurantes cadastrados.
Sendo assim, o estabelecimento interessado em vender mais no iFood deve entender o algoritmo da plataforma e se adequar em busca de mais destaque. A seguir estão algumas dicas para fazer isso!
1. Faça fotos profissionais
As fotos profissionais estão entre as principais necessidades de um restaurante que pretende aumentar as vendas no iFood. Em muitas situações, as imagens são responsáveis pela decisão de pedir um delivery.
Deste modo, não economize e invista em fotos profissionais do seu cardápio. Acima de tudo, tente ordenar a qualidade e cores de todas as opções para manter um alto padrão de qualidade.
2. Realize um atendimento humanizado
Ao contrário de outros segmentos, o atendimento dentro de um app de delivery é bastante tênue. Em muitos casos, uma simples mensagem mal interpretada ou pouco clara resulta em avaliações negativas no app.
Felizmente, o atendimento humanizado evita essas situações. Para humanizar os contatos dentro do iFood, basta ser mais empático e evitar respostas mais imediatas.
3. Defina um público alvo
Para vender mais no iFood, você precisa definir um público alvo e, acima de tudo, deixar claro essa preferência para o algoritmo do aplicativo. Seja através do preço ou das avaliações do seu estabelecimento, tome decisões que aproximem o negócio do seu público alvo ideal.
Tenha em mente que dentre todos os estabelecimentos e usuários ativos, o iFood armazena informações dos usuários e torna a experiência mais positiva. Assim, dificilmente um usuário recebe notificações de estabelecimentos que não possa pagar.
4. Invista em tráfego pago
O tráfego pago tem uma boa relação entre custo e benefício, e costuma ser bastante acessível. Além disso, o resultado é bastante imediato, refletindo nas vendas dentro do iFood em poucos dias.
Entre algumas estratégias, você pode promover promoções e pratos frequentemente pedidos entre os atuais seguidores do seu estabelecimento, e utilizar o link do seu estabelecimento no iFood.
5. Facilite o pedido nas redes sociais
Ainda nas redes sociais, você precisa tornar o link para pedidos no iFood o mais acessível possível, seja nos botões do Facebook ou no link da bio do Instagram. Assim, basta poucos toques no celular até o pedido ser enviado ao restaurante.
Ao facilitar a experiência do usuário, os pedidos aumentam naturalmente à medida que os atuais clientes se tornam fregueses do seu estabelecimento.
Veja também: Como se cadastrar no iFood: Guia Completo
6. Responda avaliações
As avaliações indicam o engajamento do seu restaurante. Na prática, quanto mais comentários positivos, maior é o destaque do seu estabelecimento em determinadas regiões e dentro de segmentos específicos.
Além do pedido formal da avaliação, você pode responder os comentários e demonstrar gratidão pelo feedback, seja positivo ou negativo.
Em todos os casos, a resposta da avaliação mostra ao algoritmo que há engajamento por parte dos clientes e do próprio restaurante.
7. Acerte no tempo de entrega
O tempo de entrega pode ser responsável por boas ou más experiências dentro do iFood. Em alguns casos, a previsão fica a cargo do próprio app, em outras situações o cliente entra em contato e pergunta para o restaurante.
Ao ser questionado sobre o tempo até a entrega, você precisa ter atenção e dar uma estimativa certeira. Caso fale muito tempo, as chances de perder uma futura venda são bem altas, porém ao dar uma estimativa mais próxima da realidade e ágil, com certeza você volta a fazer negócios com o cliente.
8. Use o feed do iFood
O feed do iFood é bastante próximo das linhas do tempo do Facebook e do Instagram. Nele, o restaurante compartilha fotos e informações úteis aos interessados no seu menu, podendo seguir as novidades ou simplesmente pedir através do app.
Esse recurso se torna uma maneira bem interessante de vender mais no iFood porque não é tão explorado e garante informações importantes ao algoritmo do aplicativo, especialmente na questão do engajamento.
Aqui, o principal conselho é realizar promoções relâmpagos e explorar o feed com fotos ou estímulos que geram comentários nos conteúdos.
Veja também: Vale a pena investir em um aplicativo próprio de delivery?
9. Tenha apoio especializado
Ter apoio especializado auxilia o restaurante na hora de focar no que realmente importa: vender mais. Justamente por isso, você pode buscar uma empresa especialista e capaz de ajudá-lo na hora de aumentar os pedidos de delivery.
Em muitos casos, a assessoria especializada mostra possíveis erros e apresenta soluções que melhoram os resultados do seu negócio.
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