Como montar uma padaria de sucesso?
Conseguir montar uma padaria pode parecer um grande desafio. Vamos ver nesse artigo como você pode montar uma padaria de sucesso.
Escolha a localização ideal
Padarias costumam ter concorrência acirrada, então para atingir o sucesso tão sonhado, é preciso pensar bem na localização.
Como a padaria é um local que o consumidor costuma visitar com frequência, para sempre ter um pão fresquinho ou então uma guloseima, a escolha de sua padaria começa pela praticidade.
É essencial abrir um negócio em um local de grande densidade populacional, com bastante movimento de pessoas e poucos concorrentes.
Defina seu público-alvo
Escolher uma localização para seu empreendimento também ajuda bastante a definir seu público alvo. Se sua padaria for perto de uma universidade ou de uma escola, por exemplo, o público-alvo deve ser estudantes. Caso esteja em uma área residencial, se prepare para atender famílias. Se for em um ponto industrial, busque por espaço e um cardápio adequado para as demandas de trabalhadores.
É preciso também conhecer o nível financeiro do bairro onde sua padaria será instalada, para preparar seu cardápio e seu espaço de forma conveniente. Famílias com um maior poder de compras costumam preferir produtos gourmets e espaços diferenciados para suas compras, mas mesmo em locais privilegiados, a qualidade e o bom atendimentos serão sempre fundamentais.
Encontre o estilo da sua padaria
Após descobrir o público-alvo, o empreendedor deve decidir qual será o segmento de sua padaria.
Para tomar essa decisão, é preciso começar a conhecer os seus clientes. Perto de uma academia, produtos fitness tendem a ter uma ótima saída. Produtos orgânicos costumam atrair consumidores mais preocupados com a sua saúde. Já os produtos gourmets são para uma população de maior poder aquisitivo, que deseja mais do que um alimento, ou seja, busca uma experiência gastronômica.
Produtos artesanais, podem conter todos esses diferenciais e têm conquistado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, garantindo um destaque para as empresas que os comercializam. Entretanto, é preciso ter em mente que eles costumam ter um custo elevado, por isso, são preferidos por consumidores com um maior poder de aquisição.
A escolha do público-alvo também permitirá ao empreendedor decidir se deverá servir refeições em sua padaria. Por exemplo, estudantes e trabalhadores costumam buscar locais para almoço, e uma padaria pode servir para essa finalidade.
Invista em equipamentos e na elaboração de um espaço
Uma decoração e uma organização de espaço eficiente podem apaixonar visitantes que entraram para comprar apenas um pão de queijo e acabar se transformando em um cliente fiel. Estude seu público-alvo e visite outras padarias para que você possa se inspirar.
Agora você já sabe os primeiros passos para abrir uma padaria de sucesso.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.