Como montar um cardápio para restaurantes
Você sabe como montar um cardápio para restaurantes? A princípio, pode parecer fácil. No entanto, existem muitos pontos que precisam ser observados para um melhor resultado.
Muitos donos de restaurantes, por exemplo, acreditam que basta encher o cardápio de opções, que isso irá agradar o maior número de pessoas possível. Mas isso está errado.
Cardápios devem ser bem pensados e estruturados, de forma a chamarem a atenção do cliente e não prejudicar o restaurante. Acompanhe este texto da FoodCont para saber mais!
1. Alinhe o cardápio com a cozinha e a temática
A primeira coisa que se deve pensar no momento de montar um cardápio para restaurantes é sobre qual é a temática, especialidade da cozinha ou proposta do estabelecimento.
Por exemplo, não faria o menor sentido um restaurante árabe servindo comida italiana, ou uma lanchonete de bairro que serve sushis e sashimis ao lado de temperos árabes.
Claro, isso não significa que algumas misturas inusitadas não possam ser tentadas. Mas geralmente, isso acontece mais em estabelecimentos que servem comida por quilo.
Para não causar qualquer tipo de estranheza nas pessoas e ser capaz de atrair o público-alvo correto, o ideal é seguir uma lógica e ter opções coerentes.
Para deixar mais claro: se for um restaurante de comida mexicana, sirva muitas opções de comida mexicana. Se for um restaurante de comida baiana, serve muitas opções de comida baiana. Essa é a lógica.
2. Tenha opções diferentes para pessoas com necessidades
Agora vamos fazer um pequeno contraponto ao item 1. A questão é que, apesar da coerência nos pratos servidos ser algo importante, o cardápio deve ter exceções.
Hoje, quando se pensa em um cardápio para restaurantes, é preciso considerar que cada vez mais as pessoas exigem opções adaptadas para as suas necessidades de saúde.
Nunca foi tão grande o número de intolerantes à lactose, por exemplo. Isso sem contar aquelas pessoas vegetarianas, veganas ou que seguem dietas alimentares específicas.
A questão é que, essas adaptações ao menu devem permanecer apenas como alternativas e possíveis, e não como regra. Se não, o cardápio corre o risco de ser descaracterizado.
3. Precifique de acordo com os custos diretos e indiretos
Não se pode pensar em montar um cardápio para restaurantes, sem ao mesmo tempo levar em conta a parte financeira. Em outras palavras: como os itens irão ser precificados?
Essa é a parte que a maioria dos empresários do ramo sente uma grande dificuldade. Até porque, a maioria não tem conhecimento formal de finanças e administração.
Para simplificar a sua vida, veja uma lista de alguns pontos que devem ser considerados na hora de decidir o valor de um prato:
- O preço dos ingredientes utilizados para fazer esse prato;
- O tempo que é gasto para prepará-lo;
- A demanda por esse prato é grande ou pequena?
Isso é claro sem contar os gastos estruturais com energia, água, aluguel do espaço do restaurante, manutenção, impostos, salários de funcionários e outras diversas contas.
O valor que é cobrado pelos pratos do cardápio para restaurantes deve ser capaz de cobrir todos os custos do estabelecimento e ainda garantir algum lucro.
4. Fique de olho na concorrência
Ainda falando sobre precificação. Certamente o seu restaurante não é o único na rua, bairro ou cidade. Se for, então não há problemas. Mas as chances são de que ele não é.
Isso significa que é fundamental prestar atenção no quanto a concorrência, que pode ter um restaurante do mesmo estilo ou diferente, está cobrando pelos seus pratos.
Um cardápio para restaurantes, além de oferecer boas opções para os clientes, também deve ser competitivo, para não espantar as pessoas por conta do seu preço.
5. Preste atenção na acessibilidade
Não são apenas as pessoas com necessidades alimentares especiais que precisam ser lembradas. Também é necessário pensar nas pessoas com necessidades físicas.
Muitos empresários pensam que acessibilidade se resume a uma rampa para pessoas com dificuldade locomoção. Mas isso é apenas uma parte da solução do problema.
Leve em consideração também as pessoas com dificuldade de enxergar, ou mesmo os deficientes visuais. Como eles fariam para ver as opções no cardápio para restaurantes?
Seria muito chato e desgastante ficar lendo para ele as opções. Ainda mais porque essas pessoas querem se sentir independentes dos outros e serem empoderadas.
Pensando nisso, porque não investir em um cardápio que pode ser lido em braile? Não é necessário que ele esteja em todas as mesas, mas ele pode ser solicitado quando necessário.
6. Use a tecnologia e aposte em cardápios digitais
Não adianta tentarmos escapar das inovações tecnológicas. A cada ano que passa, vemos mais soluções digitais. Com o cardápio para restaurantes, a lógica é a mesma.
Hoje em dia, por exemplo, é uma tendência que os restaurantes tenham começado a optar por cardápios digitais que podem ser acessados pelo próprio smartphone do cliente.
Geralmente, a tecnologia utilizada é o QR Code. Funciona assim:
- O cliente aponta a câmera do seu celular para símbolo que pode estar na mesa ou no porta-guardanapo;
- Rapidamente o celular direciona o cliente para um menu online que pode ser estático ou mesmo interativo, permitindo fazer o pedido.
As principais vantagens desse tipo de menu para restaurante são: a higiene proporcionada, praticidade e controle do cliente e a economia de recursos financeiros com impressão.
Em contrapartida, pode ser interessante não desconsiderar completamente os cardápios impressos. Algumas pessoas mais tradicionais ainda preferem eles.
7. Preste atenção na descrição dos pratos
Por fim, algo muito importante e que faz toda a diferença na hora de montar um cardápio para restaurantes, é quanto às informações sobre o preparo de um prato.
Essa é uma parte do design do cardápio que muitos restaurantes ainda pecam. Isso porque as pessoas querem ter uma ideia do que é que elas estão pedindo, antes de pedir.
Para comunicar aos clientes o que eles precisam saber sobre uma determinada opção do cardápio, considere duas coisas:
- Todos os pratos precisam ter uma foto ilustrativa que chame a atenção;
- Todos pratos devem ser acompanhados de descrição com os ingredientes usados.
Essas duas coisas são especialmente importantes se o cardápio do restaurante for digital e incluir a opção de solicitar o pedido. Ainda mais se o restaurante oferecer delivery.
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