7 dicas para montar o planejamento estratégico do seu restaurante para 2022
Que tal começar 2022 com o planejamento estratégico do seu restaurante? Pense que o ano novo é sempre uma boa oportunidade para fazer mudanças necessárias e positivas.
Com a abertura cada vez mais abrangente do comércio, 2022 se mostra como uma excelente oportunidade para investir ainda mais no seu restaurante.
Pensando nisso, nós da Food Cont hoje resolvemos fazer uma lista com 7 dicas fundamentais de planejamento estratégico que você poderá aplicar no seu negócio.
1º Dica: Crie metas e objetivos
A primeira coisa a se fazer para o planejamento estratégico do seu restaurante é criar uma lista compreensiva de metas e objetivos que podem ser alcançados ao longo do ano.
Enquanto os objetivos são coisas ou situações tangíveis, as metas por sua vez estão mais relacionadas a métricas de eficiência no trabalho.
Um dos objetivos do seu restaurante pode ser abrir uma nova filial em uma cidade vizinha, enquanto a meta pode ser a de atingir um certo valor de faturamento.
Quando trabalhamos com metas e objetivos o nosso trabalho fica mais focado e conseguimos medir o quanto evoluímos ao longo do tempo.
2º Dica: Conheça o seu público-alvo
Não adianta de nada ter metas e objetivos se você não sabe qual é o público-alvo do seu restaurante, que pode ser definido por diferentes fatores.
Se este é o seu caso, ou se você ainda tem dúvidas sobre quem é o cliente ideal, coloque isso como uma prioridade no planejamento estratégico do seu restaurante.
O público-alvo de um negócio pode ser categorizado, por sua vez, por várias pontos diferentes, como:
- Idade;
- Poder de compra;
- Geolocalização;
- Gostos pessoais;
- Entre outros.
Quanto mais informações você tiver à sua disposição, mais fácil será definir uma persona.
3º Dica: Defina o orçamento de marketing
Não dá para ignorar a força e a importância que o marketing possui para o sucesso de qualquer empresa hoje em dia, ainda mais em 2022.
Caso investir no marketing do seu estabelecimento não seja uma prática muito comum, comece a considerar isso uma peça chave no planejamento estratégico do seu restaurante.
Aposte principalmente no marketing digital, que é uma forma barata e muito eficiente de atingir o seu público-alvo de forma certeira.
4º Dica: Aumente sua presença nas redes sociais
As redes sociais são uma das maiores revoluções dos últimos tempos, porque elas aproximam as pessoas de forma muito fácil e engenhosa.
Veja alguns exemplos de redes sociais e as suas vantagens para os restaurantes:
- Instagram: Excelente para exibir pratos do cardápio do estabelecimento de forma que eles atraiam a curiosidade e criem desejo nas pessoas;
- Facebook: Também pode ser usado para exibir fotos, mas é interessante para comunicar mensagens que agregam no valor a imagem do restaurante;
- Linkedin: É uma rede profissional que serve para criar contatos, contratar funcionários, e partilhar experiências profissionais;
- Whatsapp: Não é exatamente uma rede social, porém é tratado como uma, e pode ser especialmente útil para falar diretamente com seus clientes e receber pedidos.
Não tenha dúvidas de que o planejamento estratégico do seu restaurante precisa contar com ações que aumentem a sua presença nas principais redes sociais.
Isso porque os clientes do seu restaurante estão na internet e podem ser impactados com os perfis do seu negócio, seja de forma intencional ou não.
Por isso, invista em perfis profissionais e bem feitos, sempre focando na geração de conteúdo de qualidade e que agregue valor para atrair quem pode se interessar.
5º Dica: Invista em um programa de fidelidade
Não pense que o planejamento estratégico do seu restaurante deve contar apenas com investidas na internet. Por exemplo, você já considerou um programa de fidelidade?
Muitos negócios no Brasil hoje em dia perdem muito dinheiro por não terem uma solução inteligente que sirva para reter os seus clientes e fazê-los retornar mais vezes.
Para resolver isso, um programa de fidelidade pode ser muito interessante. No caso de um restaurante algumas soluções bem comuns são:
- Uma refeição grátis após uma certa quantidade de repetições;
- Um programa de pontos ou de indicação.
6º Dica: Invista em serviço de delivery
Algo que virou tendência nos dois últimos anos com restaurantes é o serviço de delivery. Se o seu restaurante ainda não trabalha com entregas, considere isso para 2022.
Mesmo que as coisas possam estar retornando a normalidade, muitas pessoas gostaram da experiência de ter comida entregue nas suas casas, e isso não vai mudar tão cedo.
Na realidade, é provável que as pessoas continuem investindo nessa solução, por ser algo prático. O delivery pode ser o diferencial no planejamento estratégico do seu restaurante.
Vale ressaltar que um serviço de delivery pode ser estruturado independente do tipo de comida com que o restaurante trabalha, desde massas, doces, salgados, etc.
7º Dica: Dê uma repaginada no seu cardápio
Ano novo, vida nova. Muitas pessoas aproveitam o simbolismo que a passagem do ano trás para fazerem grandes mudanças. Sendo assim, por que não repaginar o cardápio?
Não é incomum que muitas pessoas comam em um determinado restaurante porque este oferece um prato diferenciado ou que realmente possui muita qualidade.
Se você acha que o seu restaurante poderia melhorar, investir em novas receitas e produtos é uma boa solução, e que agregará muito no planejamento estratégico do seu restaurante.
Aproveite 2022 para testar novas combinações de sabores e ingredientes, crie uma experiência gastronômica que faça o seu freguês sempre lembrar do seu restaurante.
Dica bônus: Monte seu restaurante em 2022 com um plano de negócios
Você não tem um restaurante, mas está pensando em investir em um em 2022? Então o planejamento estratégico do seu restaurante deve começar com um plano de negócios.
No plano de negócios é traçado todos os pontos mais importantes de um empreendimento, onde ficam registradas as suas estratégias, pesquisas de mercado, e demais detalhes.
Quando uma empresa inicia suas operações com um bom plano de negócios as chances de ela ter problema no futuro são reduzidas de forma significativa.
Infelizmente, muitos empreendedores pulam essa etapa e acabam tendo problemas. Mas agora que você sabe disso, faça do jeito certo para ter o sucesso que deseja.
Agora fala pra gente! Gostou desse conteúdo? Então entre em contato com a Food Cont e comece 2022 com um bom planejamento estratégico auxiliado por uma contabilidade especializada em restaurantes.