Como fazer controle de estoque em restaurantes?
Procurando dicas sobre como fazer controle de estoque em restaurantes? Confira o que separamos para você!
Em todos os segmentos, um empreendimento exige inúmeras responsabilidades. Como vimos recentemente, ao mesmo tempo em que o mercado de food service foi o mais afetado pela pandemia do Coronavírus, também atingiu rápida recuperação com a abertura dos estabelecimentos.
Neste contexto, se você tem um restaurante ou pensa em abrir um, vale repensar a análise de entradas e saídas do seu estabelecimento. Neste artigo, você vai entender como fazer controle de estoque para restaurantes.
O estoque é um dos instrumentos mais poderosos de um restaurante. Com ele você pode economizar, fazer promoções, diversificar e adaptá-lo de acordo com o comportamento do seu público.
Exatamente por isso você precisa investir em um controle de estoque de qualidade. Um controle bem feito pode trazer muitos benefícios, assim como deixar de fazê-lo contribui para o surgimento de inúmeras complicações.
Fluxo de estoque para restaurantes
O segredo para você ganhar muitos benefícios com um controle de estoque de qualidade é a organização. Organize os produtos corretamente, saiba exatamente o que entra e o que sai, os produtos que estão sobrando e não deixe faltar nenhum alimento.
Além disso, quando estamos falando de alimentação é ideal priorizar a limpeza e estar alinhado com a vigilância do local.
A seguir você encontra dicas práticas, que podem contribuir para o controle de estoque do seu restaurante. Confira!
- Faça uma lista de produtos
- Reveja o estoque periodicamente
- Faça anotações entre um período e outro
- Qualifique funcionários para cuidarem do estoque
- Automatize processos
- Otimize a gestão do restaurante
Você pode até achar trabalhoso fazer um controle de estoque de qualidade, mas eu posso garantir, vale a pena! Além de todas as dicas práticas citadas acima, você ainda pode utilizar as datas comemorativas como potencializadoras do estoque do seu restaurante.
Para fazer isso, analise as comemorações passadas e o comportamento dos clientes nesse período. Depois, invista no que foi mais consumido e economize no que sobrou.
Em datas comemorativas, donos de restaurantes também podem e devem abusar da criatividade sem abusar nos gastos. Faça testes!
Itens por categoria no estoque
Organizar os itens por categorias é uma estratégia simples, mas que pode fazer toda a diferença a longo prazo. Comece com grupos genéricos como bebidas, carnes e legumes.
Posteriormente, o responsável pelo controle de estoque do restaurante também pode criar subgrupos como água, cervejas e sucos. Faça o mesmo para todos os produtos do estoque.
Esse trabalho te ajudará a ganhar tempo no futuro, quando você estará mais focado no crescimento do seu restaurante.
Divida o controle de estoque em várias etapas
Planilhas são válidas para você detalhar as etapas do controle de estoque para restaurantes. A palavra de ordem é facilidade.
Peça a nota fiscal a cada compra efetuada e faça uma lista com os novos produtos! Todos os itens devem ser repassados para o controle, com todas as informações necessárias, como data de entrada e quantidade.
Ah, não deixe de fazer o mesmo com as saídas de todos os produtos do estoque do restaurante!
Vamos falar de reposição?
Falamos muito de controle, mas repor o que acaba é tão importante quanto controlar o estoque que temos. Entretanto, a reposição é um dos processos nos quais podemos perder o trabalho feito até então.
Existe mais de um modelo de reposição. Veja os significados a seguir e escolha a melhor solução para você, para o seu restaurante e seus clientes.
Reposição contínua: Maior número de compras, com volumes menores. Dessa forma é mais fácil economizar e evitar perdas no estoque do restaurante. Mas a reposição contínua diminui as chances de negociações com fornecedores.
Reposição periódica: Compras feitas uma única vez, com mais probabilidade de negociações. Nesse caso, os responsáveis precisam estar atentos para evitar acúmulos e falta de produtos.
Software de gestão para restaurantes
A tecnologia não para de facilitar todos os aspectos da nossa vida, então porque não usá-la no controle de estoque do seu restaurante? Você pode contar com softwares de gestão para isso!
A melhor parte é que essas ferramentas oferecem métricas e relatórios personalizados, que tornam a análise periódica mais rápida e dinâmica. Vale destacar que a tecnologia não pode ser responsável por todo o processo.
O que de fato fará o seu controle de estoque ser um sucesso é a gestão e os funcionários do seu restaurante.
Dependendo do porte do estabelecimento será necessário qualificar um número de funcionários para comandarem o controle de estoque. Isso porque quanto mais pessoas estiverem inseridas nessa atividade, maiores serão as chances de se perder no processo.
E não esqueça de considerar possíveis imprevistos no controle de estoque para restaurantes. Fazer controle de estoque não significa evitar imprevistos, mas, sim, estar preparado para quando eles surgirem.
Ficha técnica no cardápio
Um dos maiores desafios do restaurante é quantificar os custos da produção. Use a ficha técnica para isso! Como fazer? Pegue o custo do produto e a quantidade usada na receita.
À medida que o tempo passar, você verá que existe um método fácil e eficiente para fazer a gestão do estoque, a chamada Regra 20/80. Essa tática sugere que 20% dos produtos são responsáveis por 80% do seu lucro.
Neste contexto, você pode focar no gerenciamento dos produtos mais lucrativos. Pelo lado financeiro, é mais rentável reduzir a diversidade de itens no estoque para diminuir o capital investido e aumentar o rendimento.
Fazer controle de estoque para restaurantes requer senso crítico! Se você é dono de restaurante, sempre deve estar atento ao seu estoque, mas isso não quer dizer que é necessário ser o único responsável por essa tarefa.
Recomendamos que você estruture a gestão do seu negócio para evitar problemas neste controle e, principalmente, com os clientes e os custos do restaurante.
O controle de estoque não deve ser visto como impedimento para quem deseja abrir um restaurante, mas um incentivo para otimizar os gastos do local.
Agora é o momento de você rever o que tem feito até agora e o que pode adaptar com os conhecimentos adquiridos neste artigo. Só não deixe de acompanhar nossos conteúdos e garantir o sucesso do seu empreendimento.
Procurando uma contabilidade especializada em bares e restaurantes? Conte com a Food Cont, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.
Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891