7 dicas para aumentar o faturamento da sua distribuidora
Buscando dicas e alternativas para aumentar o faturamento da sua distribuidora? Se a sua resposta foi “Sim”, você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a Food Cont, sua assessoria contábil especializada em distribuidoras e estabelecimentos do segmento alimentício, preparou um conteúdo com 7 dicas que podem aumentar o faturamento do seu negócio.
Para saber mais, continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e confira o que reservamos para você.
1.Invista na captação e prospecção de novos clientes
Investir na captação e prospecção de novos clientes é um dos segredos básicos para aumentar o faturamento da sua distribuidora.
A conta é simples: quanto maior a sua carteira de clientes, maiores as chances de fechar negócios e realizar vendas.
Por isso, se você deseja vender mais e aumentar o faturamento do seu negócio, procure investir em estratégias para aumentar o volume de captação e entrada de novos clientes.
2.Ofereça múltiplas formas e prazos de pagamento
Se você deseja vender mais e aumentar o faturamento da sua distribuidora, uma das alternativas para alcançar os seus objetivos é facilitar o pagamento.
Na prática, quanto maior a sua flexibilidade em relação às formas e aos prazos de pagamento, maiores as chances de fechar negócios e aumentar o volume de vendas.
Por isso, é comum que muitas distribuidoras optem por não trabalhar apenas com pagamentos à vista, mas também a prazo.
Veja alguns exemplos:
- 7 e 14 dias;
- 7 e 21 dias;
- 7 e 28 dias;
- 7, 14 e 21 dias;
- 7, 14, 21 e 28 dias;
- 14 e 28 dias;
- 30 e 60 dias;
- 30, 60 e 90 dias.
Para definir prazos e formas de pagamento diferenciadas, analise a realidade do seu negócio e também do mercado.
Além disso, procure tomar cuidado e estabelecer uma política de concessão de prazos que minimize os riscos de inadimplência.
3.Invista em estratégias de marketing
Investir em estratégias de marketing e publicidade também é uma das alternativas que você pode utilizar para aumentar o faturamento da sua distribuidora.
Analise a viabilidade de montar uma equipe interna de marketing ou contratar uma agência especializada para divulgar a sua distribuidora e produtos em diferentes canais e meios de comunicação.
Você pode investir em estratégias de marketing para divulgar a sua distribuidora em cadeia de rádio e televisão, jornais, internet, e com isso, captar novos clientes.
Como diria o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”,
Sendo assim, se o seu objetivo é crescer em vendas e em faturamento, não coloque o investimento em estratégias de marketing em segundo plano.
4.Aumente o seu portfólio de produtos
Quando o assunto são estratégias para aumentar o faturamento da sua distribuidora, você deve considerar a possibilidade de aumentar o seu portfólio de produtos.
Observe quais são os produtos que seus clientes estão sempre precisando ou perguntando, mas que você não tem para oferecer.
Incremente o seu portfólio adicionando estes itens e passe a ofertá-lo aos seus clientes e potenciais clientes, pois assim, a sua empresa poderá ter um acréscimo interessante de faturamento.
5.Ofereça entrega rápida e frete grátis
Se tem uma estratégia que pode aumentar significativamente o seu faturamento, essa estratégia se chama entrega rápida.
Os clientes não pretendem esperar um longo prazo para receber seus pedidos. Por isso, procure estabelecer uma estrutura de entrega ágil e eficiente.
Com entregas rápidas você mantém os clientes satisfeitos e faz com que eles entrem em contato periodicamente para realizar novos pedidos. Isso sem falar que os atuais clientes podem indicar a sua distribuidora, contribuindo para expansão da sua carteira.
Por fim, se possível e como um interessante diferencial competitivo, ofereça frete grátis aos seus clientes, evitando cobrar pela entrega dos pedidos.
Também pode ser uma prática interessante oferecer frete grátis para pedidos a partir de determinado valor.
6.Invista no poder da tecnologia
No tópico anterior, você descobriu que uma estrutura que permita a realização de entregas rápidas pode ser a estratégia para aumentar o faturamento da sua distribuidora.
Sabendo disso, vale a pena considerar o investimento em ferramentas tecnológicas que permitam a transferência de pedidos em tempo real para o escritório.
É hora de abolir os pedidos em papel e agilizar os processos da sua distribuidora. Se o seu objetivo é ser ágil nas entregas, você não deve e não pode esperar que os vendedores entreguem os pedidos no escritório da empresa.
Invista em uma solução mobile onde os vendedores possam registrar os pedidos e enviá-los de forma automática para o escritório.
Com esse tipo de ferramenta, será possível realizar o faturamento e separar os produtos para entrega logo após a efetivação do pedido por parte dos clientes.
7.Treine sua equipe de vendas e estabeleça metas
Contar com bons vendedores também pode fazer a diferença para aumentar o faturamento da sua distribuidora.
Sabendo disso, procure manter a sua equipe de vendas treinada e atualizada com as melhores técnicas de negociação e persuasão.
Bons vendedores quase sempre vão conseguir convencer os clientes a incluir alguns itens a mais nos pedidos, contribuindo para o crescimento das receitas de vendas do seu negócio.
Estabelecer metas de vendas e premiações por resultados também pode ser uma boa estratégia para fazer com que os vendedores se dediquem ao máximo e procurem entregar os melhores resultados.
Dica Bônus: Para que a sua equipe de vendas alcance as metas e a sua distribuidora cresça em faturamento, será preciso garantir a competitividade do seu negócio. Portanto, não se esqueça de trabalhar com preços competitivos.
Contabilidade para distribuidoras
Agora que você já conferiu uma série de dicas que podem aumentar o faturamento da sua distribuidora, queremos convidar você para conhecer os nossos serviços.
A Food Cont é um serviço inovador e completo em contabilidade para distribuidoras do segmento alimentício.
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