Como abrir uma pastelaria
Você alguma vez já pensou em abrir uma pastelaria? Você sabe qual é o processo que você tem que seguir para começar esse tipo de negócio e faturar?
Já faz muitas décadas que o brasileiro elegeu o Pastel como um dos seus lanches favoritos, seja aqueles adquiridos em carrinhos de feiras, ou em pastelarias próprias.
Portanto, se você quiser saber como investir nesse negócio e abrir a sua própria pastelaria, continue lendo este conteúdo para entender tudo que você precisa saber.
1. Crie um planejamento (plano de negócios)
Para abrir uma pastelaria, assim como qualquer outro negócio ou empresa, em primeiro lugar é necessário ter um planejamento. De preferência com um plano de negócios.
Apesar de parecer algo óbvio a se fazer, a realidade é que a maioria das pessoas que se aventuram a empreender no Brasil acabam fazendo isso de qualquer jeito.
Por mais que o brasileiro goste muito de pastel e haja muita demanda pela comida, isso não significa que basta apenas abrir o ponto e esperar que as pessoas apareçam.
Algumas atitudes que o bom empreendedor pode tomar para abrir uma pastelaria, são as seguintes:
- Analisar a concorrência do local;
- Escolher um ponto que tenha boa movimentação;
- Calcular muito bem todos os custos envolvidos;
- Criar uma estratégia de divulgação;
- Decida o modelo de negócios;
- Entre outros detalhes.
Se esse planejamento todo, por sua vez, puder ser feito seguindo um plano de negócios bem elaborado, os resultados tendem a ser muito melhores.
Curiosidade: a história do pastel
Você sabia que o pastel é uma adaptação da gyoza e dos rolinhos primavera que são receitas típicas do Japão e da China?
Os primeiros pastéis, por sua vez, começaram a ser produzidos na década de 40 por imigrantes japoneses na cidade de Santos. Logo, viraram uma preferência nacional.
2. Invista nos equipamentos necessários e na infraestrutura
Ainda relacionado totalmente ao planejamento, está o investimento necessário em equipamentos e infraestrutura que precisa ser feito e muito bem calculado.
Isso porque para abrir uma pastelaria é preciso ter muitos utensílios de cozinha e oferecer um espaço adequado para produzir os pastéis e para as pessoas consumirem.
Em relação aos equipamentos, lembre-se que na pastelaria você irá servir mais do que apenas pastéis. Então fizemos uma lista com tudo que é necessário para a cozinha:
- Batedeira, fogão, espremedores de frutas e liquidificadores industriais;
- Cilindro para massas;
- Cortador de frios;
- Embalagens;
- Escorredores;
- Espumadeiras e viradores;
- Facas;
- Freezer;
- Fritadeira para pastel;
- Panelas;
- Processadores de alimentos;
- Sistema exaustor;
- Tabuleiros.
Outros itens importantes que você não pode esquecer na hora de abrir uma pastelaria: o balcão estufa para exibir os pastéis, gaveteiros para organização e materiais descartáveis.
Lembre-se também que a pastelaria precisa ser muito bem segmentada entre balcão, cozinha, depósito e um local para os clientes poderem comer os seus pastéis.
3. Negocie com bons fornecedores
Ter bons fornecedores é uma das principais coisas que precisam ser feitas para abrir uma pastelaria eficiente e que retorne lucro ao empresário.
Primeiramente é necessário considerar todos os produtos e ingredientes que serão necessários para produzir os pastéis e o que mais a sua pastelaria oferecer.
Depois, faça uma lista com todos os fornecedores possíveis, desde aqueles que estão próximos até os mais distantes para que você sempre tenha uma segunda opção.
O próximo passo é a negociação. Se você tiver planejado bem a sua pastelaria, você já terá uma ideia de quantos ingredientes precisa para produzir uma certa quantidade de pastéis.
Com isso em mente, negocie prazos de entrega e quantidade com os seus fornecedores e analise quais são os preços cobrados para saber se trata-se de um bom negócio.
Também é muito importante verificar se estes fornecedores serão capazes de cumprir a sua demanda, para que você não passe necessidade com os seus clientes.
4. Regularize a sua pastelaria
Depois que você tiver com o planejamento da sua pastelaria totalmente definido, chegou a hora da regularização, ou seja, de abrir uma pastelaria oficialmente.
Este processo pode ser trabalhoso e um pouco complicado, por isso o mais indicado é que o empresário peça auxílio de uma contabilidade ou um contador.
Em todo caso, veja abaixo todos os documentos que você precisará para o processo:
- RG e CPF do empresário individual ou dos sócios, se houver;
- Comprovante de Residência do empresário ou dos sócios, se houver;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do ponto comercial;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual em três vias;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Número do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica);
- Inscrição Estadual e Municipal;
- Alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária e Bombeiros.
Uma vez que estes documentos tenham sido apresentados ao estado, chegou o momento de definir a personalidade jurídica e enquadrar a pastelaria em um regime tributário.
No caso da personalidade jurídica, existem vários tipos de empresas que podem ser constituídas para abrir uma pastelaria, como por exemplo:
- EI (Empresa Individual);
- SLU (Sociedade Limitada Unipessoal);
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples Limitada;
- Sociedade Simples Pura;
- Sociedade Anônima.
Em relação ao regime tributário, por ser um comércio e, caso não haja planos para uma abrir outras unidades ou criar uma franquia, o melhor é começar pelo Simples Nacional.
5. Divulgação: Redes sociais e tráfego pago
Depois que você já passou por todo o processo de abrir uma pastelaria e regularizá-la, chegou o momento de investir na sua divulgação.
Por sorte, hoje em dia, graças à internet, investir em marketing tornou-se algo bastante fácil, econômico e com um alto potencial de retorno do dinheiro investido.
Para começar, o mais importante é ter perfis nas principais redes sociais, onde você irá postar fotos da sua pastelaria e dos seus pastéis para chamar atenção das pessoas.
O mais importante é que estes perfis sejam feitos profissionais e constantemente atualizados com conteúdo novo para que as pessoas continuem sendo impactadas.
Vale ressaltar que para se obter os melhores resultados, o mais indicado é pedir auxílio de uma agência de marketing.
Agora conta pra gente! Ficou interessado em abrir uma pastelaria? Então venha conhecer os serviços da Food Cont, somos uma contabilidade especializada em bares e restaurantes e prestaremos todo auxílio e consultoria necessários a você.