Como abrir uma franquia de alimentação?
Muitas pessoas que desejam começar seu próprio negócio investindo em franquias, se questionam como abrir uma franquia de alimentação.
Essa dúvida é bastante pertinente já que o ramo da alimentação é um dos mais rentáveis do mundo, sobrevivendo a crises e maus momentos econômicos.
Entre os principais passos que compõem um guia de como abrir uma franquia de alimentação, deve-se primeiro analisar todo o cenário e avaliar cada detalhe do processo, a fim de evitar prejuízos posteriores.
Apesar de apresentar uma boa taxa de lucro, o ramo alimentício exige muito trabalho no início, para que o negócio fique bem estruturado e possa dar a resposta esperada pelo investidor.
Confira abaixo dicas de como abrir uma franquia de alimentação de uma forma segura e bem estruturada, seguindo todos os passos.
Como abrir uma franquia de alimentação: 4 principais passos
A dúvida de como abrir uma franquia de alimentação pode ser respondida em 4 etapas. Confira abaixo cada uma delas:
1.Conheça o mercado
No primeiro passo de como abrir uma franquia de alimentação, você deve buscar entender como está o mercado à sua volta.
Antes de abrir qualquer negócio é importante entender todos os prós e os contras que o cenário atual te oferece, para ver se vale a pena você dar o passo que pretende dar.
2.Escolha o tipo de negócio
No segundo passo de como abrir uma franquia de alimentação, a pessoa deve entender em qual tipo de mercado de alimentação ela quer investir.
Existem várias opções, a exemplo dos fast foods, os food trucks, alimentação para crianças, alimentação para quem segue uma dieta restrita, alimentação para quem leva uma vida fitness e claro, o mercado da alimentação saudável, que vem crescendo a cada ano.
Vale pesquisar qual o negócio tem mais chance de se desenvolver no local em que pretende abrir. Tudo tem que estar alinhado com o perfil dos consumidores da região, o poder de compra deles, a forma como eles se comportam e que estilo de vida eles levam.
3.Defina a forma de investimento
No terceiro passo de como abrir uma franquia de alimentação, o futuro empreendedor deve entender se ele vai abrir uma franquia do zero ou vai buscar uma marca já existente. Esse passo é importante para avaliar o negócio financeiramente.
Caso opte por começar uma franquia do zero, é necessário estruturar toda parte primária da franquia. Desde desenvolver um modelo novo de negócio, com missões novas, novas ofertas e opções que atraiam o cliente.
Porém, caso opte por escolher uma franquia existente, a pessoa deve (junto a um advogado e um contador) buscar iniciar o sistema de franchising.
Ele é regulado pela Lei 13.966 que oficializa entre o franqueado e franqueador a liberação de uso de patente e distribuição e divulgação dos produtos.
4.Legalização do negócio
Por fim, você deve contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada para registrar e regularizar o seu negócio.
Para que a sua franquia entre em funcionamento, alguns documentos serão necessários, dentre eles:
- CNPJ;
- Inscrição Estadual;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Funcionamento.
Quais as maiores franquias de alimentação do Brasil?
O Brasil é um país bastante promissor para as franquias de alimentação. Esse ramo tem grande destaque e rentabilidade no mercado financeiro brasileiro e é formado por franquias estrangeiras e também nascidas aqui no país.
Confira na lista abaixo as 10 maiores franquias do ramo alimentício:
1. Mc Donald’s
É claro que a franquia de lanches do palhaço mais conhecido do mundo também seria um grande destaque no Brasil. As lojas da marca estão bem divididas em todo território brasileiro contando com mais de 2.000 exemplares.
2. AM PM Mini Market
Lançada na década de 70, a AM PM Mini Market é uma rede de lojas de conveniências que pode ser encontrada nos maiores postos de combustível do país. Seus exemplares contam com uma grande diversidade de produtos, indo de alimentos até produtos de higiene.
3. Cacau Show
A Cacau Show é uma franquia de chocolates que conquistou o coração dos brasileiros. A marca foi fundada em 1988 e conta com diversas opções de chocolates, dos mais finos aos mais delicados. Seus produtos costumam misturar o cacau com ingredientes brasileiros, o que cria uma ligação e identidade direta com o cliente.
4. Burger King
Concorrente direta do Mc Donald’s, a Burger King também se consagrou no mercado com seus fast foods diferenciados, trazendo além de sabor, diferentes propostas de marketing e publicidade. Assim como a franquia do palhaço, ela também conta com drive thru, lojas em praça de alimentação, quiosques e lojas de rua.
5. Subway
A Subway é uma franquia de lanches mais saudáveis que virou febre no país com suas promoções relâmpagos e com a execução rápida do pedido do cliente. Virou uma ótima opção para quem opta por comidas mais naturais.
6. BR Mania
A BR Mania é concorrente direta da AM PM Mini Market. A franquia de lojas de conveniência em postos de combustíveis também conquistou seu espaço, oferecendo produtos diversificados para o cliente.
7. Bob’s
O Bob’s é outra franquia de fast food de destaque nos shoppings. A marca oferece lanches no estilo fast food e pode ser ótima opção para quem deseja entrar no mercado.
8. Dia %
Diferente das franquias anteriores, a Dia % é uma franquia de supermercados de grande destaque no mercado brasileiro. Apesar de ser bem tradicional, suas lojas ganharam força por oferecer produtos diversificados com preços que agradam os clientes.
9. Chiquinho Sorvetes
Criada em 1980, a franquia de lojas de diferentes tipos de sorvete começou como um negócio familiar, mas logo ganhou destaque nas cinco regiões do país por ter um preço bastante acessível não só para o consumidor, mas também para quem deseja abrir uma franquia no ramo.
10. Oggi Sorvetes
A Oggi chegou no mercado brasileiro como uma concorrente direta da Chiquinho Sorvetes. Mesmo oferecendo os mesmos produtos, conseguiu marcar o seu espaço principalmente na região sul e sudeste do país.
Pensando em abrir uma franquia de alimentação? Conte com uma contabilidade especializada neste segmento, venha para a Food Cont!
Rua Silveira Campos, 375 | 1º Andar Cambuci | São Paulo – SP | CEP: 01541-020
(11) 3349-3383
(11) 9.9184-7891