Como abrir uma doceria de sucesso
Caso você esteja procurando uma boa opção para empreender, abrir uma doceria é sem dúvida uma ideia interessante. Se este for seu caso, confira como fazer.
A área de doces é uma das mais rentáveis no mercado, isso porque nunca cai em desuso. Durante todo o ano você pode contar com inúmeros feriados e celebrações que trazem alta para o mercado de doces, como o dia das mulheres, dia dos namorados, páscoa, entre muitos outros.
No entanto, apesar da boa demanda do mercado, abrir uma loja de doces e sobremesas exige planejamento para evitar que o seu empreendimento seja mais um entre os seis em cada dez empresas que fecham em cinco anos de atividade, como aponta o IBGE.
A FoodCont quer evitar que isso aconteça tanto quanto você, por isso leia este artigo até o final e não fique em dúvida de como abrir uma doceria.
1. Crie uma identidade visual
Trabalhar com qualquer tipo de alimento requer muito cuidado com a imagem que você irá passar aos clientes e parceiros, especificamente na área de doces, onde se trabalha com o desejo das pessoas. Sendo assim, sua marca precisa de um visual irresistível.
Fuja das cores mais usadas ou de identidades visuais que já estão ultrapassadas. Além disso, não se arrisque em plataformas como o Canvas, para não acabar com uma identidade visual igual a várias outras docerias já existentes.
A sua identidade estará em todos os seus produtos e contatos, por isso invista em um profissional de design que irá entregar algo único e criativo!
2. Invista em fotos profissionais
Uma das piores coisas que podem acontecer logo no início, ao abrir uma doceria, é sua empresa vender uma expectativa que não é atendida. Por isso evite fotos hiper produzidas retiradas de acervos na internet e invista em fotos profissionais dos seus próprios produtos.
Um granulado a menos ou cobertura que não tenha a mesma pigmentação das fotos pode fazer com que você perca clientes muito rapidamente. O ideal é que este trabalho de fotografia seja feito a cada 3 ou 6 meses, para evitar muita repetição e manter seu menu atualizado.
3. Loja física ou online
Uma das coisas mais importantes de qualquer comércio é seu ponto de venda.
Ao abrir uma doceria você pode começar com vendas online por meio de plataformas de entregas, como o iFood, pode ter seu próprio site e também usar as redes sociais.
No entanto, se você tem recursos para ter uma loja física em um ponto estratégico, como aeroportos e shoppings centers, não desperdice essa chance.
Docerias são muito procuradas em datas comemorativas, além disso ter um ponto físico facilita a venda em pronta entrega e a conquista de novos clientes.
Mas, é valido lembrar que nada impede que você mantenha seu negócio em ambos os ambientes.
4. Esteja presente em apps de entrega
A maioria das pessoas acredita que plataformas de entrega só são viáveis para restaurantes e fast food. Isso, no entanto, não é verdade.
Os aplicativos de entrega estão diversificando cada vez mais os produtos em suas “vitrines”, prova disso são os mercados que também passaram a fazer parte deste meio. Por isso você deve usar todos os recursos disponíveis para fazer o seu empreendimento crescer.
Com aplicativos de entregas você não precisa manter entregadores próprios e alcança muito mais pessoas do que os algoritmos das redes sociais permitem.
5. Feche parcerias
Contar com parceiros que te incluam no mercado é uma grande vantagem para quem quer abrir uma doceria.
Com o apoio de parceiros estratégicos você pode se tornar fornecedor de doces para buffets, hotéis e até restaurantes.
Só tente se lembrar que cada negócio ao qual você, empreendedor, se associar gera mais “cobrança” em relação a qualidade e entrega. Por isso não tente abraçar o mundo todo só com as mãos. Faça uma análise de mercado e confira quais parceiros são mais vantajosos para a sua doceria.
Ao fechar parcerias para a sua doceria, você se mantém presente em vários lugares e aumenta a visibilidade dos seus produtos, o que pode te levar a ser referência na área em pouco tempo.
6. Invista nas redes sociais
A maioria das pessoas acredita que ter uma página em diversas redes é o suficiente para vender, mas infelizmente não é bem assim. Mesmo se você conseguir chegar a números expressivos de seguidores, como 10 ou 20 mil, ainda assim os algoritmos só “entregam” seu conteúdo para 10% dessas pessoas.
Isso é uma estratégia das próprias redes para que empresas utilizem o tráfego pago. Isso é, patrocinar algumas das postagens para que tenha um alcance um número maior de pessoas que realmente fazem parte do seu público-alvo.
Você pode fazer esses anúncios, mensalmente com suas ofertas ou pontualmente em eventos e feriados. Vale destacar que para ser realmente bem-sucedido com esta estratégia o ideal é contratar um profissional de tráfego pago.
7. Calcule a margem de contribuição
Você conseguiu abrir uma doceria e aplicar todas as dicas anteriores? Parabéns, agora é hora de calcular sua margem de contribuição ou margem de lucro. Isto é, quanto você realmente lucrou no mês.
Para realizar esta tarefa é preciso que você tenha um registro detalhado de tudo que gastou, como: ingredientes, funcionários, tributação, marketing e etc. Além disso, você também precisa de registro de tudo que vendeu, seja online, em sua loja física e por meio de parceiros.
Com todos estes dados em mãos você fará uma conta simples de despesas menos receitas, para encontrar o seu lucro real do seu negócio.
Tenha apoio especializado da FoodCont
Você pode fazer tudo isso sozinho, e ainda ter que lidar com toda a burocracia legal que abrir uma doceria inclui, ou pode contar com a FoodCont.
Ter uma empresa de contabilidade focada no ramo alimentício, auxiliando na regularização e gestão do seu negócio, pode ser o diferencial entre ser uma das seis empresas que fecham em cinco anos ou ser uma das quatro que irão muito mais longe!
Com o apoio da FoodCont você pode abrir uma doceria e torná-la referência sem se preocupar com burocracias fiscais.