Como abrir um restaurante no Itaim Bibi
Como e o que é preciso para abrir um restaurante no Itaim Bibi, se você chegou até aqui com esse tipo de dúvida, saiba que você chegou ao lugar certo.
Neste conteúdo, a Food Cont, sua assessoria contábil especializada em restaurantes e demais estabelecimentos do segmento alimentício, preparou um conteúdo completo sobre o assunto.
Sendo assim, além de conhecer mais sobre este importante bairro da capital paulista, aqui neste artigo, você vai conferir:
- Documentos para abrir um restaurante no Itaim Bibi
- Custo para abrir um restaurante no Itaim Bibi
- O que é preciso para abrir um restaurante?
- Como montar um restaurante no Itaim Bibi [Passo a Passo]
Para saber mais, esclarecer suas principais dúvidas e tirar os seus planos do papel, não perca mais tempo, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Sobre o Itaim Bibi
O Itaim Bibi é um bairro nobre de São Paulo onde é possível encontrar escritórios de importantes empresas e diversos condomínios de luxo, onde reside parte da classe média alta paulistana.
A infraestrutura da região é excelente, sendo composta por linhas de trem e ônibus, isso sem falar na proximidade com importantes vias de acesso, como por exemplo, as Avenidas Cidade Jardim, Santo Amaro, Nove de Julho e Brigadeiro Faria Lima.
A região também conta com uma boa estrutura de comércio e conveniência, incluindo supermercados, padarias, escolas e, como não poderia ser diferente, restaurantes, bares e casas noturnas importantes.
Diante das características da região, não tenha dúvidas, abrir um restaurante no Itaim Bibi pode ser muito lucrativo, e, portanto, um excelente negócio.
Documentos para abrir um restaurante no Itaim Bibi
Ao contrário do que muitos pensam, a lista de documentos para abrir um restaurante no Itaim Bibi não é muito extensa e inclui basicamente os seguintes itens:
- Documento de identidade do empresário individual ou sócios;
- CPF ou CNH do empresário individual ou sócios;
- Carnê de IPTU ou inscrição imobiliária do local para instalação do restaurante;
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário.
Com estes documentos em mãos, a contabilidade consegue providenciar junto aos órgãos competentes o registro do estabelecimento e a sua liberação para entrar em funcionamento.
Além disso, caso você tenha algum tipo de dúvida relacionada a qualquer um dos documentos listados acima, o contador saberá lhe orientar melhor que qualquer outra pessoa.
Aqui na Food Cont, por exemplo, contamos com um time de especialistas em abertura e legalização de restaurantes, lanchonetes e congêneres.
Custo para abrir um restaurante no Itaim Bibi
O custo para abrir um restaurante no Itaim Bibi pode variar em função de uma série de fatores, dentre eles:
- Porte e nível de requinte do restaurante;
- Especialidade do estabelecimento;
- Localização e despesas com locação;
- Mobília e estrutura do estabelecimento;
- Número de funcionários a serem contratados.
Diante disso, é muito importante que o empreendedor monte um bom plano de negócios e um planejamento financeiro completo para o seu futuro negócio, evitando tomar qualquer tipo de decisão equivocada ou precipitada.
Por sua vez, quanto aos custos para legalização, você precisará arcar com a taxa de registro empresarial na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo, com a aquisição de um certificado digital e com os honorários da contabilidade.
Quanto à taxa de registro na JUCESP, os valores variam em função do modelo de constituição do restaurante e podem partir de R$ 91,05 para empresas individuais ou R$ 207,12 para estabelecimentos registrados em sociedade.
Para obter um orçamento completo e detalhado para a abertura do seu restaurante, clique no botão de WhatsApp no rodapé da página e entre em contato conosco!
O que é preciso para abrir um restaurante?
Para abrir um restaurante no Itaim Bibi ou em qualquer outra região, você precisará listar e adquirir uma série de itens, dentre eles:
- Armários em geral
- Ar condicionado;
- Computador e impressora;
- Cortador de frios;
- Fogão;
- Freezer horizontal;
- Fritadeira;
- Itens de decoração;
- Liquidificador;
- Mesas e cadeiras;
- Micro-ondas;
- Multiprocessador;
- Panelas;
- Pratos;
- Refrigeradores;
- Talheres em geral;
- Televisão.
Além disso, precisará recrutar e contratar bons profissionais, incluindo:
- Atendentes;
- Auxiliares de cozinha;
- Cozinheiras;
- Chapeiros;
- Gerente.
E, por fim, encontrar bons fornecedores, ou seja, aqueles que possam lhe oferecer produtos com qualidade com agilidade e preços competitivos.
Para isso, você precisará fazer uma boa pesquisa e se possível, pedir indicações de empresários que já atuam no segmento de bares e restaurantes.
Como montar um restaurante no Itaim Bibi [Passo a Passo]
Após esclarecer dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo, como abrir um restaurante no Itaim Bibi e obter a documentação necessária para funcionamento do estabelecimento.
1.Contrate uma contabilidade especializada em restaurantes
O primeiro passo para tirar os seus planos do papel e empreender, é contratar uma contabilidade especializada em restaurantes.
Além de fornecer orientação e assessoria para a abertura da empresa, uma contabilidade especializada poderá ajudar você a economizar no pagamento de impostos e manter todas as suas obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas em dia.
Confira algumas atribuições que ficam sob a responsabilidade da contabilidade:
- Admissão de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Elaboração do balanço contábil, DRE, dentre outros documentos;
- Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Organização e escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias.
2.Separe os documentos necessários para abertura do restaurante
Na sequência, e com base nas orientações do contador, você deve providenciar e separar os documentos necessários para abertura do seu restaurante, conforme destacamos anteriormente.
Além disso, em conjunto com o seu contador, será necessário definir a melhor natureza jurídica e o melhor regime tributário para o seu negócio, visando sua regularidade e economia de impostos.
3.Aguarde a documentação do restaurante
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade providencia a emissão da documentação do restaurante, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;
- Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Alvará do Corpo de Bombeiros;
- Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária.
Saiba mais sobre os nossos serviços e conte com o nosso time de contadores para abrir um restaurante no Itaim Bibi, sem qualquer complicação. Clique aqui e entre em contato conosco!