Como abrir um Bistrô: dicas e passo a passo
Abrir um bistrô pode ser um negócio muito lucrativo, desde que você tenha um bom planejamento, antes de colocar suas ideias em prática. Mas, afinal, o que é um bistrô?
Os bistrôs são pequenos restaurantes que surgiram na França, e que se destacam em função da sua decoração rústica, cardápio com pratos simples, e por na maior parte das vezes serem comandados pelos membros de uma família.
Como um pequeno restaurante, o investimento para montar este tipo de estabelecimento acaba sendo menor, o que faz dele uma excelente oportunidade para quem pensa em montar o próprio negócio, mas não possui muito recurso para investir.
Para saber mais, conferir dicas e um passo a passo completo para abrir um bistrô, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Como abrir um bistrô [Passo a Passo]
Para abrir um bistrô de sucesso, você precisará montar um plano de negócios, se organizar financeiramente, adquirir itens de cozinha, itens de mobília, definir um menu, contratar uma contabilidade e investir em estratégias de marketing para atrair clientes.
No entanto, a boa notícia é que para facilitar a sua vida, o nosso time de especialistas em contabilidade para restaurantes preparou um passo a passo completo.
1.Monte um plano de negócios
Para montar um negócio promissor, a primeira coisa que o empreendedor deve fazer é elaborar um plano de negócios completo e bem estruturado.
O plano de negócios é um documento que reunirá uma série de informações importantes sobre o seu futuro estabelecimento, incluindo:
- Produtos a serem ofertados (cardápio);
- Planejamento financeiro e capital inicial;
- Análise de concorrentes e do público-alvo;
- Mão de obra necessária para abrir o negócio;
- Definição das estratégias de marketing;
- Lista com os principais fornecedores;
- Localização ideal para o estabelecimento;
- Dentre outros itens importantes.
Com um bom plano de negócios em mãos, você evita decisões equivocadas e aumenta as suas chances de fazer do seu bistrô um verdadeiro sucesso.
2.Escolha uma boa localização
De acordo com o SEBRAE, a localização é uma das principais razões de sucesso de um Bistrô. Sabendo disso, você deve pensar com muita calma e estratégia na melhor localização para o seu negócio.
Para definir o local ideal para instalar o seu estabelecimento, leve em consideração itens como:
- Região onde se encontra seu público-alvo;
- Localização dos seus principais concorrentes;
- Segurança e facilidade de estacionamento;
- Tamanho do imóvel e valor do aluguel.
- Exigências da legislação local e do Corpo de Bombeiros.
3.Invista na mobília e estrutura do estabelecimento
Para montar um bistrô, você precisa alugar um ponto comercial com espaço compatível com a capacidade prevista de atendimento do estabelecimento.
Se tratando de um bistrô, ou seja, um local que costuma se diferenciar por ser bastante acolhedor, um salão com espaço para cerca de 8 a 12 mesas é o suficiente. No entanto, além disso, também é preciso que exista um espaço para a cozinha e para os banheiros (masculino e feminino).
Escolhido o imóvel, será hora de pensar nos itens de mobília, decoração e também para a cozinha do estabelecimento, incluindo:
- Mesas;
- Cadeiras;
- Computador;
- Impressora;
- Telefone;
- Balcão;
- Armários;
- Freezer;
- Geladeira;
- Panelas;
- Pratos;
- Talheres;
- Copos;
- Bandejas;
- Liquidificador;
- Fogão;
- Coifa;
- Bancada;
- Televisão.
Para garantir economia na hora de abrir um bistrô, vale a pena fazer uma boa pesquisa e comparar preços com no mínimo três fornecedores.
4.Contrate pessoal e monte sua equipe
Para abrir um bistrô, você precisará contratar pessoal e montar uma equipe composta por um chefe de cozinha e seus auxiliares, garçons, gerente e caixa.
O número de funcionários vai depender do porte do estabelecimento e do horário previsto para funcionamento.
Aqui, vale lembrar, que tradicionalmente, os bistrôs são conduzidos pelo trabalho de membros de uma mesma família, mas essa não é necessariamente uma regra.
5.Contrate uma contabilidade para restaurantes
Quando o objetivo é abrir um bistrô, também é importante contar com o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada em restaurantes.
O contador cuidará de todos os trâmites legais para abertura do estabelecimento, o que inclui: registro na junta comercial, emissão do CNPJ, Inscrição Estadual, Alvará de Funcionamento e Licenças.
Além disso, o contador ficará responsável por uma série de outras atividades importantes, incluindo:
- Admissão de funcionários, cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Elaboração do balanço contábil, DRE, dentre outros documentos;
- Entrega de todas as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
- Organização e escrituração de movimentos fiscais e contábeis;
- Planejamento tributário, cálculo de impostos e emissão de guias.
7.Invista em estratégias de marketing ao abrir um bistrô
Após tomar todos os cuidados necessários para estruturar o seu bistrô, será hora de pensar em estratégias de marketing para atrair e captar clientes.
Considere investir em um perfil nas redes sociais, onde você poderá publicar fotos do restaurante e dos pratos servidos, compartilhar momentos importantes, receber comentários e solicitações de informações via mensagens de direct.
Também vale a pena avaliar outras estratégias, como por exemplo, propagandas no rádio, contratação de influenciadores e elaboração de um programa de fidelidade.
Utilize toda a sua criatividade a favor do seu bistrô e alcance o maior número possível de potenciais clientes.
Quanto custa para abrir um bistrô?
O custo para abrir um bistrô dependerá de itens como localização e porte do estabelecimento, o que torna muito importante a elaboração de um bom planejamento.
Dentre os custos iniciais, você deve considerar:
- Despesas com aluguel e reformas;
- Aquisição de itens de mobília;
- Aquisição de eletrodomésticos e itens de cozinha;
- Contratação de um serviço de contabilidade;
- Taxas para abertura e registro de empresas;
- Despesas com água, luz, telefone e internet.
A boa notícia, é que conforme comentamos anteriormente, o custo para abrir um bistrô costuma ser inferior ao investimento necessário para abertura de outros tipos de restaurantes.
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A FoodCont é uma assessoria contábil especializada em restaurantes e estabelecimentos do ramo alimentício, que conta com clientes em todas as partes do país.