Cálculo e formação de preços em restaurantes
Como funciona o cálculo e formação de preços em restaurantes? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários e empreendedores do setor.
Sabendo disso, a FoodCont, sua contabilidade especializada no segmento alimentício, preparou um conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber e considerar na hora de formar os preços do seu cardápio.
Ao precificar corretamente os pratos do seu restaurante, você pode aumentar a margem de lucro dos seus negócios e ao mesmo tempo, evitar possíveis prejuízos.
Para saber mais sobre o assunto, obter um conhecimento valioso e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
1.Monte a ficha técnica de cada prato
Quando o assunto é o cálculo e formação de preços em restaurantes, montar a ficha técnica de cada prato que compõem o cardápio deve ser o seu primeiro passo.
As fichas técnicas têm como objetivo padronizar os pratos com relação à quantidade e também a quanto à qualidade.
Por isso, neste tipo de ficha, você deve listar absolutamente todos os ingredientes utilizados na preparação dos itens do cardápio, incluindo a quantidade de cada ingrediente, por menor que seja.
Com base nessas informações, você poderá chegar ao custo para produção de cada prato, o que tornará mais fácil, chegar a um preço justo para os clientes e ao mesmo tempo, lucrativo para o seu restaurante.
2.Identifique todos os custos do seu restaurante
Além dos custos para preparação dos pratos, você também deve considerar todas as despesas necessárias para manter o estabelecimento em funcionamento, incluindo:
- Despesas com funcionários;
- Custos com impostos;
- Água, luz e internet;
- Sistema de gestão;
- Contabilidade;
- Dentre outros itens.
Liste e some absolutamente todos os itens, a fim de identificar o volume total de custos operacionais do seu restaurante.
Faça uma análise das suas receitas e veja qual é o percentual médio deste tipo de custo sobre o seu faturamento.
Veja um exemplo:
- Total de receitas no mês: R$ 100.000,00
- Custos operacionais: R$ 20.000,00
Índice de custos operacionais: R$ 20.000,00/ R$ 100.000,00 = 20%
3.Defina uma margem de lucro
Após elaborar a ficha técnica, conhecer o custo de cada prato e identificar as demais despesas do seu restaurante, defina uma margem de lucro a ser aplicada sobre os itens que compõem o cardápio.
Para facilitar o seu entendimento sobre o assunto, vejamos um exemplo:
- Custo para produção do prato (conforme ficha técnica): R$ 10,00
- Percentual para custos e despesas operacionais: R$ 20%
- Margem de lucro desejada: 100%
Considerando os valores acima, temos o custo base de R$ 10,00 para produção do prato, mais um adicional de 20% para demais despesas. Sendo assim, o custo final do prato corresponde a R$ 12,00.
Por sua vez, chegando a este resultado e considerando que o objetivo é obter uma margem de lucro de 100%, o preço no cardápio será de no mínimo R$ 24,00.
Formação de preços em restaurantes e a concorrência
Quando o assunto é o cálculo e formação de preços em restaurantes, você também precisa levar em consideração a sua concorrência.
Por mais que uma margem de lucro elevada seja tentadora, você não pode praticar um preço muito superior ao da concorrência, sob a pena de perder espaço no mercado.
Sendo assim, após conhecer os custos do seu estabelecimento, avalie também os preços praticados pela concorrência, antes de definir uma margem de lucro para ser aplicada no cardápio.
Você não pode praticar um preço que não cubra seus custos, nem mesmo um preço que afaste os clientes do seu restaurante, pois em ambos os casos, o prejuízo será certo.
Formação de preços: como aumentar os lucros do seu restaurante
Sem dúvida alguma, o primeiro passo para aumentar a lucratividade do seu restaurante, consiste na elaboração de fichas técnicas e na correta precificação dos cardápios.
No entanto, esta não é a única alternativa que você tem à sua disposição para tornar o seu estabelecimento mais lucrativo e com isso, expandir os seus negócios.
Na sequência, vamos apresentar algumas dicas que podem ser muito valiosas, confira:
1.Controle as receitas e despesas
Independente do tipo e do porte de uma empresa, controlar de perto as receitas e despesas é um dos passos essenciais para a lucratividade e o equilíbrio financeiro.
Partindo deste princípio, invista em um sistema de gestão empresarial, treine a sua equipe e registre absolutamente todas as entradas e saídas de recursos financeiros do caixa e das contas bancárias do seu restaurante.
2.Elimine e reduza custos não essenciais
Na sequência, verifique se existe alguma despesa não essencial para o funcionamento do seu restaurante que possa ser reduzida ou até mesmo eliminada.
Só existem dois caminhos para uma boa lucratividade: aumentar os preços (seus clientes podem não concordar) ou reduzir custos e despesas.
3.Negocie com fornecedores
Para otimizar os seus custos, você também deve cotar preços com diferentes fornecedores e negociar bastante.
Não estamos falando para abrir mão da qualidade dos insumos e da pontualidade das entregas, mas não deixe de negociar para reduzir seus custos e com isso, aumentar sua lucratividade e competitividade.
Com um pouco de pesquisa você logo descobrirá que a diferença de preço entre fornecedores pode ser bastante significativa.
4.Agregue valor ao seu negócio
Se você tem certeza que já otimizou todos os custos do seu estabelecimento, considere agregar valor ao seu cardápio e também ao ambiente.
As pessoas estão dispostas a pagar mais por refeições saborosas e ambientes diferenciados, onde são bem atendidas e se sentem confortáveis.
Sabendo disso e tirando um bom proveito deste tipo de informação, você poderá estabelecer diferenciais, que vão lhe permitir aumentar os preços sem perder espaço para a concorrência.
5.Solicite uma revisão tributária
Por fim, quando o assunto é cálculo e formação de preços em restaurantes, você não pode deixar de solicitar uma revisão tributária.
Dados do IBGE apontam que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário, o que compromete suas margens de lucros.
Conte com o time de especialistas da FoodCont, faça uma revisão tributária do seu negócio e veja quanto você pode economizar no pagamento de impostos.