5 dicas de gestão financeira para restaurantes
Quando o assunto é a gestão financeira para restaurantes, muitos empresários acabam se perdendo e não sabem exatamente por onde começar ou o que é preciso fazer para manter as finanças em dia.
Sabendo disso, a FoodCont, sua assessoria contábil especializada em restaurantes e demais estabelecimentos do segmento alimentício decidiu separar algumas dicas que podem ajudar você a manter a saúde financeira do seu negócio.
Gestão financeira empresarial não precisa ser tão difícil, quanto parece, basta um pouco de organização e conhecimentos básicos para manter as contas em ordem e conquistar bons resultados.
Dito isso, não perca mais tempo! Continue conosco, acompanhe este conteúdo até o final e confira 5 dicas de gestão financeira para restaurantes.
1.Controle receitas e despesas
Para manter a gestão financeira do seu restaurante em dia, a primeira coisa que você precisa fazer, é estabelecer um bom controle de receitas e despesas.
Você pode utilizar o software de gestão do seu restaurante, alguma ferramenta online de gestão financeira ou até mesmo uma planilha em Excel, só não pode mesmo, ficar sem registrar as movimentações financeiras do seu estabelecimento.
Registre absolutamente tudo o que entra e o que sai, preferencialmente no mesmo dia, incluindo, informações como:
- Data;
- Valor;
- Categoria das receitas;
- Categoria das despesas.
Essas informações serão úteis para que você compreenda a origem e a destinação dos recursos financeiros do seu restaurante e com base nisso, possa tomar decisões mais assertivas.
Conforme comentamos na introdução deste conteúdo, a gestão financeira para restaurantes não é complexa, mas requer organização e organização, começa pelo controle preciso de todas as entradas e saídas.
Você definitivamente precisa entender para onde vai o dinheiro da sua empresa, pois somente desta forma, poderá reduzir ou eliminar determinados custos, maximizando sua margem de lucro.
Ah, vale destacar que com um controle bem feito, você não se esquecerá do vencimento dos seus boletos e com isso, ficará livre das multas e juros por atraso.
2.Precifique seu cardápio corretamente
Quando o assunto é a gestão financeira para restaurantes, outro item muito importante reside na correta precificação dos itens que compõem um cardápio.
É preciso entender que a gestão financeira é uma balança de dois lados, e que, portanto, existem dois caminhos para equilibrar as contas: reduzir despesas ou aumentar receitas.
Sendo assim, se você não tem mais de onde contar e reduzir custos, pode ser hora de rever a precificação do seu cardápio ou pensar em estratégias para aumentar as receitas, como ações de marketing ou aceitação de pedidos via delivery (caso já não o faça).
Aqui no blog, você pode encontrar alguns conteúdos interessantes sobre precificação de cardápios para restaurantes.
Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Monte a ficha técnica de cada prato;
- Identifique todos os custos diretos e indiretos do seu restaurante;
- Defina uma margem de lucro.
Vale lembrar, que se os pratos oferecidos pelo seu restaurante são de qualidade e o atendimento diferenciado, você não precisará necessariamente disputar preço com seus concorrentes.
Existe um público amplo de pessoas que aceitam pagar mais por um bom atendimento, cardápio variado e pratos saborosos.
Conheça nossos serviços em consultoria para formação de preços.
3.Analise indicadores e relatórios
Se você realmente pretende fazer diferente quanto o assunto é gestão financeira para restaurantes, reserve um tempo para analisar relatórios e indicadores do negócio.
Relatórios e indicadores são a chave para decisões assertivas, baseadas em números, resultados e não no perigoso e popular achismo.
Confira uma relação com alguns relatórios e indicadores que você pode utilizar para acompanhar o desenvolvimento e o desempenho dos seus negócios:
- Capital de Giro;
- CMV – Custo de Mercadoria Vendida;
- Liquidez Corrente;
- Margem Bruta;
- Margem Líquida;
- Ponto de Equilíbrio;
- ROI – Retorno Sobre o Investimento;
- Ticket Médio.
4.Separe as finanças pessoais das finanças do seu restaurante
Outra dica muito importante na gestão financeira para restaurantes consiste na separação das suas finanças pessoais das finanças do negócio.
Sem separar o pessoal do empresarial é praticamente impossível apurar os resultados do negócio, controlar indicadores e manter as contas em ordem. Por isso, não use o caixa da empresa para pagar suas despesas e compromissos pessoais.
O ideal, é que todo empresário tenha um pró-labore definido, como um salário e faça apenas uma retirada mensal, devidamente programada e compatível com o orçamento da empresa.
Além disso, sua remuneração mensal também precisa ser compatível com aquilo que o seu restaurante pode lhe pagar, caso contrário, aos poucos, você estará asfixiando os negócios.
5.Construa uma reserva de emergência
Outra dica muito importante na gestão financeira para restaurantes, é a construção de uma reserva de emergências para cobrir despesas não previstas e atravessar momentos de instabilidade.
Com uma boa reserva para emergências, você não precisará recorrer a empréstimos, financiamentos, pagar juros e ficar no vermelho, colocando seus negócios em risco.
Empresas que possuem uma reserva constituída, dificilmente são abaladas pela primeira crise financeira ou queda de demanda que enfrentam.
Mas afinal, como montar uma reserva financeira? É simples, procure separar uma parcela mensal dos seus lucros em uma aplicação segura de renda fixa e com possibilidade de resgate imediato, como títulos CDB, por exemplo.
Construa essa reserva ao longo do tempo, até que você tenha um valor suficiente para cobrir no mínimo 6 meses de todos os seus custos operacionais.
Sem dúvida alguma, estes recursos serão muito úteis ao longo da sua jornada como empresário e empreendedor.
Dica bônus: Tenha um planejamento tributário
Por fim, quando o assunto é gestão financeira para restaurantes, você não pode deixar de montar um planejamento tributário.
Um planejamento tributário elaborado por uma contabilidade especializada pode ajudar o seu restaurante a pagar bem menos impostos e ser mais lucrativo.
Dados do IBGE apontam que cerca de 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário. Seu negócio não pode fazer parte desta estatística!
Conte com o time de especialistas da FoodCont, monte um planejamento tributário e veja quanto você pode economizar no pagamento de impostos.